Projeto de lei quer a cachaça de alambique como patrimônio imaterial do Ceará

  • Publicado 8 meses atrás

O projeto de lei 543/23, da deputada Marta Gonçalves (PL), institui como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado a Cachaça de Alambique produzida na região, estabelece e inclui, no Calendário Oficial de Eventos do Ceará, o Dia Estadual da Cachaça, na data já se comemora também o Dia Nacional da Cachaça

Nesta quinta-feira, 3, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará um projeto de lei que declara oficialmente a cachaça de alambique como um patrimônio cultural imaterial importante para o Estado. Além disso, o projeto também estabelece o dia 13 de setembro como o Dia Estadual da Cachaça.

A cachaça de alambique produzida na região cearense foi reconhecida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa como um bem cultural de grande importância para o Estado do Ceará. A autoria do projeto de lei 543/2023 é da deputada Marta Gonçalves. Agora, o projeto será analisado em votação no plenário.

De acordo com a parlamentar, a finalidade do projeto é potencializar, impulsionar e fomentar a disseminação e a venda da cachaça artesanal produzida no território cearense, tanto dentro do estado quanto em nível nacional.

Uma vasta gama de rótulos aclamados internacionalmente faz com que o Estado do Ceará seja reconhecido na arte da produção de cachaça. É imprescindível valorizarmos e nos familiarizarmos com a bebida mais consumida no país e a terceira mais consumida no mundo, pois ela reflete nossa identidade cultural profundamente enraizada como Estado, enfatizou Marta Gonçalves.

Em 2005, por meio da Instrução Normativa no 13, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reconheceu a cachaça como um produto exclusivo do Brasil ao tempo em que aprova o Regulamento Técnico para fixação dos padrões de identidade e qualidade para a Aguardente de Cana e para a Cachaça. Na Instrução, conceitua-se, caracteriza-se e diferencia-se: a Aguardente de Cana; a Cachaça e o Destilado Alcoólico Simples de cana-de-açúcar.

Em âmbitos regionais já existem reconhecimentos da cachaça como patrimônio cultural e imaterial. Alguns exemplos de seus títulos são: município de Salinas (2006); Rio de Janeiro (2012); Minas Gerais (2007); e Pernambuco (2008). Já o Estado do Ceará, um grande produtor de cachaça, com rótulos reconhecidos internacionalmente, até então não contava com esse reconhecimento.

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...