Guarita Bar tem clima descontraído, coquetéis com cachaça e um dos melhores bolovos da cidade

  • Publicado 4 anos atrás

O Guarita Bar tem clima descontraído e uma carta com coquetéis clássicos e autorais. A seleção de cachaça é feita por Jean Ponce, um estudioso e apreciador do destilado brasileiro

O Guarita Bar, localizado na Rua Simão Álvares, em Pinheiros é um daqueles lugares que sempre vale a pena retornar. Com comidinhas despretensiosas que são surpreendentemente gostosas e viciantes, e equipe de bar, comandada por Jean Ponce, sempre afiada para acertar o seu coquetel na medida certa.

O Guarita Bar, inaugurado em 2016, é criação dos amigos Jean Ponce, responsável pelos coquetéis e seleção de bebidas, e o australiano Greigor Caisley, responsável pelas criações da cozinha. De lá para cá a marca Guarita expandiu e os sócios já abriram outros empreendimentos como o Guarita Burger, no baixo Augusta, e a hamburgueria Patties, na Cidade Monções.

Para quem gosta de sentar no balcão é bom avisar: o bar em Pinheiros fica lotado todos os dias da semana. O clima descontraído, com as pessoas na rua, faz do lugar ainda mais atrativo quando a ideia é tomar um drinque despretensioso no meio da semana.

A equipe do bar é chefiada pela descolada Alice Guedes, que tem a habilidade de inventar na hora um coquetel incrível da sua preferência. Com uma carta de coquetéis enxuta, estrelam o cardápio o clássico brasileiro Rabo de Galo (inclusive foi no Guarita a primeira vez que vi destaque para este coquetel) e o Guaritinha, com cachaça envelhecida amburana, bourbon, mix de 3 cítricos, Angostura e clara de ovo pasteurizada.

Compõe a carta outros clássicos da coquetelaria internacional, como Hanky Panky, Garibaldi, Bloody Mary, Negroni entre outros e também nos autorais um dos coquetéis que mais inspiram replicações em casa, o Guaritônica – que leva um amaro, limão e tônica.

Guarita_Rabo_De_Galo
O coquetel clássico brasileiro Rabo de Galo é uma das estrelas da carta enxuta de Jean Ponce (Foto: Kato78)

Para comer, não deixe de experimentar o bolovo que consagrou o endereço como um dos melhores locais para comer este salgado popular brasileiro em São Paulo. De uma casca crocante e massa saborosa, este petisco pede repeteco. Além das pizzas individuais, que são divinas, outro querido é o Mac and Cheese (macarrão com queijo), feito com queijo canastra.

Para Jean Ponce, a cachaça é um elemento que esteve na vida dele desde a infância, quando via sua bisavó preparar uma receita caseira de limão cravo espremido na cachaça no copo americano, que marcou a memória do bartender. Portanto nada mais natural do que ter um bar que trabalhe a valorize o destilado nacional.

“No Guarita com certeza o destilado com mais variedade é e sempre será a cachaça… Entendemos aqui e repassamos para o cliente o que é uma cachaça branca, o que é uma cachaça envelhecida e quais as madeiras usadas… Somos um bar com propósito, vendemos cachaça e tudo no Guarita com propósito”, pontua Ponce.

Agora que as temperaturas mais quentes estão chegando, tente ir um dia ao Guarita Bar em um fim de tarde para apreciar tudo que o local oferece e se programe sempre para retornar, porque é esse o gosto que fica.

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...