Gouveia Brasil, paixão engarrafada de pai para filho

  • Publicado 5 anos atrás

Roberto Brasil continua a história do seu avô Alfredo Vieira Gouveia com uma cachaça especial na formulação da receita e no design. Veja a importância da escolha de uma garrafa diferenciada no conceito da cachaça Gouveia Brasil.

Esse artigo é um publieditorial produzido em parceria com a Verallia

Desde 1900 uma tradicional família mineira produz, na cidade de Turvolândia, no Sul do Estado, uma aguardente de cana de açúcar para consumo próprio. Em torno da bebida e de suculentos pratos mineiros, a família se reunia para prosear a celebrar as boas coisas da vida. A receita foi passada através das gerações, até que o publicitário e músico Roberto Brasil, neto dos fundadores, resolveu transformar a tradição familiar em uma grife. Isso ocorreu há apenas cinco anos. Mas hoje os spirits elaborados pela Gouveia Brasil estão entre as bebidas mais premiadas do País.

“A marca nasceu para ser uma grife de cachaça posicionada no segmento high end. E já está presente nos melhores bares e restaurantes de São Paulo”, explica Celso Lemos, diretor de marketing do grupo Gouveia Brasil. Para se posicionar no mercado premium, além da elaboração de produtos com matérias primas de alta qualidade, técnicas apuradas e complexidade no olfato e no paladar, buscou-se, como um dos diferenciais dos produtos, uma embalagem mais do que especial, que evocasse ao mesmo tempo luxo, modernidade e tradição.

A escolhida foi a garrafa Monaco, da linha Selective Line, da Verallia. Com vidro transparente e formato de nó de cana, que dá a ela o aspecto de que foi cortada ao meio, a garrafa destaca a cor acobreada, a oleosidade e raridade das melhores cachaças produzidas na casa.

“Como nossa ideia era criar um destilado artesanal muito diferente, a embalagem é um item essencial nessa estratégia de causar impacto e encantar nossos consumidores, que buscam qualidade e luxo”, Celso Lemos.

A Monaco é uma garrafa consagrada. Ela foi selecionada, recebendo a classificação “ouro”, entre as melhores embalagens fabricadas no Brasil, na edição de 2013 do Prêmio ABRE, evento realizado anualmente pela Associação Brasileira de Embalagem. A comissão avaliadora, formada por especialistas de diversas áreas, levou em consideração os quesitos de qualidade, tecnologia, design, funcionalidade e inovação.

“Premiações como essa são muito importantes para nós, receber ouro foi algo especial tanto para a Verallia quanto para os nossos parceiros da Gouveia Brasil”, afirma Catarina s supervisora de marketing da Verallia.

Dois produtos premium da cachaçaria mineira são embalados na garrafa Monaco, de 700 ml: Gouveia Brasil Extra Premium e Gouveia Brasil 44% Vol. “A Gouveia Brasil Extra Premium é um blend de cachaças artesanais envelhecidas cinco anos em tonéis de carvalho americano, cinco anos em dornas de jequitibá rosa e dez anos em barris de amburana. O resultado é um líquido dourado, denso e aveludado, com aromas de frutas, madeiras e flores, com toques de baunilha, amêndoas ou nozes”, descreve o diretor de marketing da empresa. E completa: “Vai muito bem com carnes vermelhas, molhos cremosos e encorpados, chocolates e tabacos finos”.

Já a Gouveia Brasil 44% Vol é envelhecida durante três anos em barris de carvalho americano virgem. “O líquido é muito dourado e de oleosidade ímpar. É uma bebida de amadeirado elegante que lembra muito o whiskey Bourbon”, explica Celso Lemos. O produto venceu o Troféu Revelação dos Spirits Selection 2018, concurso mundial realizado em Bruxelas (Bélgica), que avaliou cerca de 1,3 mil destilados de diferentes categorias, vindos de mais de 50 países produtores. A Gouveia Brasil 44% Vol também é ótima para harmonizações gastronômicas: “Combina com todo o tipo de carne, molhos mais leves embutidos finos, mas pode ser consumida pura ou com gelo”.

Por enquanto os dois ouros líquidos, embalados em garrafas Selective Line da Verallia, podem ser encontrados nos melhores pontos de vendas do Brasil, por preços que variam de R$ 220 a R$ 250, no caso da Gouveia Extra Premium, e de R$ 160 a R$ 200, caso da Gouveia Brasil 44% Vol. O preço pode parecer salgado. Mas, como explica Roberto Brasil, o inspirador da marca: “Não produzimos apenas uma grande bebida. Engarrafamos nossa paixão”.

Qualidade e sofisticação

Além da Monaco, a linha Selective Line da Verallia apresenta outras garrafas dedicadas ao mercado de bebidas alcoólicas, adequadas para o mercado de cachaças. São soluções de design arrojado, que garantem aos produtos um toque de diferenciação e sofisticação, assegurando um posicionamento premium no mercado.

Selective Line

Highlands

O formato imponente da Highland se diferencia pelo pescoço longo e ligeiramente inchado, ombros largos e redondos. O corpo curvado, apoiado em um bloco inferior de vidro, dá um toque a mais de beleza e exclusividade. Com fechamento em rolha , disponível na cor extra flint, a Highlands tem capacidades de 700, 750 e 1.750  ml.

Moonea

A Moonea é produzida em vidro extra flint, é um modelo emblemático da coleção Selective Line, inspirado no mais relevante do design francês, unindo tradição e modernidade. Está disponível também em versão Bling – com gravações internas em relevo, e em versão miniatura de 50 ml. Com fechamento em rosca e rolha , ombros voluptuosos e um corpo bem redondo que termina em um bloco de vidro, o Moonea tem capacidades entre 375 ml até 1000 ml.

Mahe

O fechamento é em rolha e as capacidades 500, 700 e 750ml, adequadas às características do mercado brasileiro. Essa garrafa se destaca por seu pescoço largo, ombros e corpo arredondados e base côncava o que garante um toque exclusivo de sofisticação ao design.

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...