Os tipo de cachaça

Existem alguns tipos de cachaça no mercado que são classificados de acordo com a maturação da cachaça em barris de madeira. Elas podem ser prata, ouro, premium, extra-premium e reserva especial.

 

 

A cachaça pode ser considerada clássica, tradicional ou prata quando não possui coloração. Ela pode ou não passar por madeira. Algumas madeiras brasileiras não alteram a coloração da bebida em algumas condições dependendo do tamanho do barril, tempo de repouso e idade do barril (madeiras exauridas). Entre elas: freijó, jequitibá-branco, amendoim, jequitibá-rosa. Algumas cachaças que passam por carvalho são filtradas posteriormente, continuando incolor.

Pelo menos 50% da cachaça foi armazenada ou envelhecida em madeira e apresentou alteração substancial na sua coloração. Nesse caso o produtor poderá adicionar a marca a expressão Ouro. A maioria das cachaças classificadas como ouro são maturadas em carvalho americano ou europeu. 

A denominação premium não é um critério de qualidade, mas um termo que pode ser usado quando a cachaça ficou envelhecida em barris de madeira de até 700 litros de um a três anos. 

As cachaças premium podem ter cor ou ser incolor se seguirem os critérios definidos pela legislação. 

As madeiras mais comuns para as cachaças premium são: carvalho, amburana e bálsamo.

A denominação extra-premium é usada quando a cachaça ficou envelhecida em barris de madeira de até 700 litros por três anos ou mais.

As cachaças podem ser coloridas ou incolores, sendo essa última bastante rara no mercado. 

As madeiras mais usadas para as cachaças extra-premium são: carvalho, amburana, jequitibá-rosa, bálsamo, sendo bastante comum a presença de blends com diferentes madeiras. 

 

A cachaça pode ser chamada de Reserva Especial quando possui características sensoriais diferenciadas do padrão usual das outras elaboradas pelo produtor, desde que devidamente comprovado para os fiscais do Ministério da Agricultura.

Elas podem ter cor ou ser incolores.

 

 

Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça