SubAstor aposta na diversidade brasileira mais uma vez — e acerta em cheio

Cardápio do SubAstor - Mata Atlântica

SubAstor, bar em São Paulo comandado pelo capo Fabio La Pietra, mergulha novamente nos biomas brasileiros para criar coquetéis ainda mais inventivos

O olhar estrangeiro pode ser um bom guia para enxergarmos o que é nosso de uma outra maneira. Principalmente no Brasil, onde a “síndrome de vira-lata” impera nas mais diversas manifestações culturais: tendemos a valorizar mais o que vem de fora do que o que é feito aqui, com uma assinatura 100% nacional.

Quando chegou ao Brasil para comandar o SubAstor (considerado o 51º melhor do mundo pelo ranking dos The World’s Best Bars), o bartender italiano Fabio La Pietra ficou enlouquecido com a rica cultura que encontrou. Habituado a viver em Londres, uma das mais cosmopolitas cidades do mundo, em São Paulo ele conheceu o samba, provou frutas diversas (ah, o caju!), experimentou sabores únicos. E caiu de amores por nossa cultura.

Fabio La Pietra
O bartender italiano Fabio La Pietra é a mente criativa dos coquetéis do SubAstor e outros bares da Companhia Tradicional de Comércio

O fato de ver os nossos produtos autóctones com olhos apaixonados, pois, transformou seu trabalho: ele foi um dos pioneiros a colocar os “ingredientes brasileiros” no copo, em uma coquetelaria de alto padrão mesclada a uma raiz nativa brasileira. Um samba à la Adoniran Barbosa, brasileiríssimo na alma, mas com sotaque carregado dos primeiros imigrantes italianos que chegaram à capital paulista.

Recentemente, La Pietra e sua equipe mergulharam nos biomas brasileiros para se inspirar na criação de algumas ricas receitas com sabores do Cerrado, da Amazônia, do Pantanal… Agora, na segunda fase dessa carta que explora a biodiversidade do país — e que chega aos balcões do SubAstor e do Bar do Cofre —, eles voltam à carga com preparações ainda mais inventivas.

Grana dos Laura, coquetel SubAstor
Inspirado no Cerrado, o inusitado coquetel Grana dos Laura leva queijo curado por 12 meses e tem como base alcoólica whisky e cachaça

O queijo grana dos Laura, produzido no Cerrado goiano e curado por 12 meses, encontra o sabor defumado do whisky Talisker. Eles são preparados no sous vide em baixa temperatura por 40 minutos para depois serem misturados à cachaça e ao mel da abelha Tubi, resultando em um drinque com bastante umami, levemente adocicado, bem equilibrado.

Maracuja do Cerrado coquetel do SubAstor
Maracujá do Cerrado, é um dos coquetéis do SubAstor que valoriza o bioma do Cerrado brasileiro

Mais refrescante, o Maracujá do Cerrado é feito com a polpa da fruta amarela, tequila e um blend de cachaças, combinado com soda de água de coco e canela, e servido ao cliente com um biscoito feito com as sementes do maracujá — numa pegada de uso integral do ingrediente. Desde o começo do seu trabalho, aliás, La Pietra eleva a importância da cachaça brasileira ao mesmo patamar dos outros destilados internacionais, mostrando todo o potencial do nosso espírito nacional na coquetelaria.

É um trabalho deliciosamente surpreendente de valorização de ingredientes, mas sobretudo de exaltação de uma cultura (ou de muitas culturas, no caso!) brasileira que resulta numa coquetelaria ainda mais criativa, elegante e tecnicamente aprimorada. Nada como ver as coisas por uma perspectiva diferente, não é?

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeira 1kg – Sem Tosta

Um quilo de dadinhos de madeiras sem tosta para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
barril de balsamo

Barril de bálsamo para envelhecer cachaça

Compre barril de bálsamo para envelhecer bebidas e agregar novas cores, aromas e sabores ao seu destilado (cachaça, rum, uísque), cerveja ou coquetel.

Comprar
dorna de amburana

Dorna de amburana para envelhecer cachaça

Já pensou em ter sua própria dorna para envelhecer cachaça? Nós fizemos uma seleção dos melhores barris e dornas de amburana para você começar seus experimentos em casa com bebidas  fermentadas e destiladas.

Comprar
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário