Restaurante Mocotó: valorização da cachaça e da cultura sertaneja - Mapa da Cachaça
Verallia

Restaurante Mocotó: valorização da cachaça e da cultura sertaneja

10 de 11 de 2019

Que o Mocotó é um bom lugar para conhecer, isso já não é nem mais novidade, porém é sempre legal ressaltar que na Zona Norte de São Paulo tem um espaço especial dedicado à cachaça.

Rabo de Galo Restaurante Mocotó
O Rabo de Galo é um dos coquetéis clássicos com cachaça que estão na carta do Mocotó

Há alguns anos o chef Rodrigo Oliveira vem chamando a atenção do Brasil, e também do mundo, para a Vila Medeiros – bairro da Zona Norte de São Paulo, onde fica o Restaurante Mocotó

Rodrigo começou a trabalhar no restaurante de raízes nordestinas que o pai, José de Oliveira Almeida, fundou em 1973. Desde sua origem, a comida, em especial o caldinho de mocotó, já fazia enorme sucesso entre os moradores do bairro. 

José queria que os filhos estudassem, porém a habilidade com a gastronomia e a visão de empreendedor de Rodrigo fez com que o jovem chef (que depois de muita bronca) fosse estudar gastronomia e transformar o que o Mocotó é hoje: um restaurante de comida sertaneja que entrou para a lista dos 101 lugares para se comer no mundo, da Newsweek, e o 16º melhor restaurante da América Latina pela revista britânica Restaurant

Fora a marca que se estendeu para o Mocotó Café, instalado no Mercado de Pinheiros, e o Balaio IMS, na região da Avenida Paulista, que também tem a cozinha comandada pelo chef. 

Todos os méritos do Mocotó estar na rota de lugares para se conhecer já não é mais tão novidade, porém é sempre bom lembrar e retornar para este espaço que traz uma comida confortável, gostosa, além de ter uma bela carta de cachaças e coquetéis com a branquinha que são de encher os olhos. 

Quem comanda o bar do Mocotó é o chefe de bar Paulo Carvalho, que tem no trabalho desenvolvido dentro da casa coquetéis refrescantes e com a valorização dos ingredientes brasileiros e – claro com muita cachaça. 

Coquetéis com cachaça do Mocotó

De autoria de Paulo, o coquetel ‘I Love Quebrada’ é um drinque que leva cachaça com especiarias, suco de limão siciliano, xarope de amora e amora frescas, que foi criado também para ajudar um projeto social localizado na Vila Medeiros, em que parte da renda é revertida para a instituição.

“Para esse coquetel nos inspiramos em uma fruta bem comum na ‘quebrada’, talvez de toda São Paulo – amoras”, comenta Paulo. 

Da Quebrada - coquetel Restaurante Mocotó
O ‘Da Quebrada’ tem parte do lucro revertida para um projeto social da Vila Medeiros

Também na carta,  A ‘Maria Bonita’ é um coquetel belíssimo que leva o que há de mais gostoso no nordeste – cachaça, caju, cajá, maracujá e açúcar, e para aqueles que curtem uma lembrança de casa de vó, o ‘Cangibrina’ tem cachaça composta com zimbro e gengibre, limão e açúcar – que lembra bem aquelas receitas caseiras para curar ‘qualquer coisa’. 

Dentre muitos outros coquetéis com cachaça, os tradicionais também figuram com destaque, como o Rabo de Galo, Caju Amigo, Três Limões e claro – uma seção especial para caipirinha e caipifrutas. 

A beleza da carta do Mocotó está na verdade na quantidade de cachaças disponíveis na casa, que estão separadas por puras e também amadeiradas. Por lá dá para encontrar cachaças armazenadas em jequitibá, freijó, umburana, carvalho, bálsamo, castanheira, jaqueira, jatobá, sassafrás, tatajuba, amendoim e blends de madeiras também. 

As cachaças são selecionadas de diversas regiões do Brasil, além de uma seção especial para as garrafadas produzidas na própria Vila Medeiros. 

Para comer aconselhamos chegar cedo (ou sem pressa), porque a fila de espera sempre é grande. Mas não se preocupe, é possível degustar petiscos enquanto aguarda, como o clássico dadinho de tapioca com geleia de pimenta e o suculento torresmo. É possível também já degustar alguns coquetéis durante a espera. 

O famoso dadinho de tapioca acompanhado de molho de pimenta com cachaça

O famoso dadinho de tapioca acompanhado de molho de pimenta com cachaça

Dos pratos principais, não pode deixar de pedir a carne de sol assada com manteiga de garrafa, pimenta biquinho e mandioca, ou o baião de dois. Se estiver em grupo, é possível pedir vários pratos e ir compartilhando e experimentando esta viagem saborosa. 

Anúncios

Informações Gerais

Restaurante Mocotó Avenida Nossa Sra. do Lorêto, 1100 - Vila Medeiros, São Paulo
https://mocoto.com.br/
Carta

Com diversas cachaças de várias regiões do Brasil separadas entre puras e envelhecidas e as mais diferentes madeiras. Diversos coquetéis com cachaça e também com temperos e ingredientes nacionais.

Atmosfera

Descontraído, familiar. Tire o período do almoço/tarde para curtir o restaurante com calma, sem pressa.

Para Ir

Todos os dias, almoço e jantar. Porém aos fins de semana, apesar de mais concorrido, tem um clima de almoço descontraído com família e amigos.

PUBLICADO POR:

Comentários

  1. Marco Bello

    novembro 14, 2019

    Infelizmente ainda não conheço esse belo restaurante, pretendo ir logo pra provar as maravilhas que oferecem.

  2. mapadacachaca

    novembro 15, 2019

    Vale muito a pena! Não deixe de pedir o dadinho de tapioca

Seleção de Cachaças

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list