Coquetéis com cachaça brilham no Copacabana Palace

Restaurante Pergula Rio de Janeiro

Em nova carta do Copacabana Palace, bartender Plinio da Silva aposta no destilado brasileiro para gringo ver, provar e gostar

Poucos lugares talvez sejam tão icônicos para vender uma imagem sofisticada de Brasil como o Copacabana Palace. O hotel é um marco arquitetônico e cultural não apenas da Era de Ouro do Rio, mas de uma refinada alma carioca que ainda gostamos de invocar — e mais necessária nos tempos atuais.

Por ali passam casais apaixonados e executivos, famílias em férias, magnatas e milionários. Mas passam, sobretudo, muitos estrangeiros interessados em conhecer mais de um espírito brasileiro tão bem transladado ali.

Por isso, é de se reconhecer o trabalho do bartender Plinio da Silva na nova carta de coquetéis que desenvolveu para o Pérgula, o restaurante mais casual que circunda a imponente piscina do hotel e onde o chef João Melo faz uma cozinha eficiente e sem pretensões mas que busca valorização dos ingredientes brasileiros em um menu variado.

Carioca Iced Tea - Pergula
Carioca Iced Tea, coquetel cítrico e refrescante para o calor do Rio de Janeiro. Tem três bases alcoólicas: cachaça, gin e vodca. Como ingredientes leva também limão, açúcar e mate.

Os coquetéis com cachaça

Nos drinks, Silva faz o mesmo: caju, cumaru, tiquira, melaço de cana… os sabores brasileiros estão ali, bem representados nas suas criações originais, com foco em bebidas frescas para acompanhar um jantar ou para se tomar sentado na área externa com cheiro de maresia. É o caso do Guava Gin Fizz, com Gin Amázzoni, goiaba, limão, açúcar, água com gás ou do Bellini Brasiliano, que leva caju fresco, vinho espumante.

Mas a mais inteligente cartada de Silva — e somos suspeitos para dizê-lo — foi criar uma seção de coquetéis com cachaça a parte, em que os hóspedes e visitantes podem degustar clássicos da nossa coquetelaria feitos com esmero e com nosso destilado nativo. Há caipirinha, mas também o subestimado Bombeirinho, além de Rabo de GaloMacunaíma e Capivara. Todos eles ombreando com clássicos da mixologia mundial, no mesmo peso, na mesma medida.

Pergula bar Copacabana
Coquetel cítrico e perfumado. Leva gin, cachaça branca, maracujá, limão, hibisco e xarope de canela.

Um jeito de mostrar o Brasil com o que ele tem de melhor: identidade, riqueza cultural, diversidade e um bocado de sofisticação, claro, que a gente precisa valorizar tudo aquilo de bom que temos pra mostrar.

Rafael Tonon

Rafael Tonon

Rafael Tonon é jornalista especializado nas áreas de gastronomia e bebidas

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

O que recomendamos

Mais do Mapa da Cachaça

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário

    Curso

    Aprenda o Essencial da Cachaça

    R$190

    Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

    40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

    Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça