Coquetéis com cachaça brilham no Copacabana Palace

  • Publicado 4 anos atrás

Em nova carta do Copacabana Palace, bartender Plinio da Silva aposta no destilado brasileiro para gringo ver, provar e gostar

Poucos lugares talvez sejam tão icônicos para vender uma imagem sofisticada de Brasil como o Copacabana Palace. O hotel é um marco arquitetônico e cultural não apenas da Era de Ouro do Rio, mas de uma refinada alma carioca que ainda gostamos de invocar — e mais necessária nos tempos atuais.

Por ali passam casais apaixonados e executivos, famílias em férias, magnatas e milionários. Mas passam, sobretudo, muitos estrangeiros interessados em conhecer mais de um espírito brasileiro tão bem transladado ali.

Por isso, é de se reconhecer o trabalho do bartender Plinio da Silva na nova carta de coquetéis que desenvolveu para o Pérgula, o restaurante mais casual que circunda a imponente piscina do hotel e onde o chef João Melo faz uma cozinha eficiente e sem pretensões mas que busca valorização dos ingredientes brasileiros em um menu variado.

OS COQUETÉIS COM CACHAÇA

Nos drinks, Silva faz o mesmo: caju, cumaru, tiquira, melaço de cana… os sabores brasileiros estão ali, bem representados nas suas criações originais, com foco em bebidas frescas para acompanhar um jantar ou para se tomar sentado na área externa com cheiro de maresia. É o caso do Guava Gin Fizz, com Gin Amázzoni, goiaba, limão, açúcar, água com gás ou do Bellini Brasiliano, que leva caju fresco, vinho espumante.

iced-tea-cocktail-pergula-copacabana-palace.
Carioca Iced Tea, coquetel cítrico e refrescante para o calor do Rio de Janeiro. Tem três bases alcoólicas: cachaça, gin e vodca. Como ingredientes leva também limão, açúcar e mate.

Mas a mais inteligente cartada de Silva — e somos suspeitos para dizê-lo — foi criar uma seção de coquetéis com cachaça a parte, em que os hóspedes e visitantes podem degustar clássicos da nossa coquetelaria feitos com esmero e com nosso destilado nativo. Há caipirinha, mas também o subestimado Bombeirinho, além de Rabo de GaloMacunaíma e Capivara. Todos eles ombreando com clássicos da mixologia mundial, no mesmo peso, na mesma medida.

pergula-passion-bar-copacabana-palace.
Coquetel cítrico e perfumado. Leva gin, cachaça branca, maracujá, limão, hibisco e xarope de canela.

Um jeito de mostrar o Brasil com o que ele tem de melhor: identidade, riqueza cultural, diversidade e um bocado de sofisticação, claro, que a gente precisa valorizar tudo aquilo de bom que temos pra mostrar.

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...