Cachaça e destilados de cana são as estrelas em cave parisiense

  • Publicado 3 anos atrás

A’Rhûm se dedica a selecionar rótulos de destilarias de países que produzem somente bebidas artesanais feitas à base de cana-de-açúcar

A’Rhûm se dedica a selecionar rótulos de destilarias de países que produzem somente bebidas artesanais feitas à base da planta tropical 

Não é de hoje que os destilados feitos à base de cana-de-açúcar têm conquistado o mercado de bebidas: rum, rum agrícola e cachaça vivem provavelmente seu melhor momento de reconhecimento global, extrapolando as fronteiras de onde são produzidos para ganhar respeito (e devoção!) de profissionais no mundo todo. Isso em bares, mas também em lojas especializadas, caves selecionadas…

Na França, país que sempre se orgulha de seus vinhos premiados (com apelações valorizadas por enófilos), de seus Calvados e de seus conhaques exclusivos, os destilados de cana se tornaram os queridinhos da vez. Não há bar voltado a coquetéis na capital parisiense que não tenha entre suas criações algumas receitas com rums e cachaças de pequenos produtores. O país também sedia uma das feiras mais importantes desses destilados no mundo: o Rhum Fest Paris acontece há sete anos sempre no mês de abril, reunindo os mais importantes profissionais, representantes e destilarias (este ano, ocorre entre os dias 25 e 27).

Não é de se estranhar que, nesse cenário, surjam cada vez mais butiques e caves especializadas em destilados de cana. Desde 2011, a A’Rhûm abriu as portas no moderno bairro parisiense do Marais para oferecer uma das melhores seleções de rótulos de rum e cachaça da França e, principalmente “treinar os clientes na herança dessas bebidas”, como garantem os sócios Freddy Lucina e Éric Valette, dois apaixonados que querem, com o endereço, propagar a devoção por essas bebidas. Foi o primeiro endereço no país totalmente dedicado a esse tipo de destilado.

“Queremos, através da A’Rhûm, democratizar um produto visto como elitista e torná-lo acessível a todos, oferecendo uma escolha suficientemente ampla”, dizem. A relação com o rum, segundo eles, é específica para cada pessoa que incorpora um estilo, um know-how, uma cultura específica. “Todos esses fatores que dão ao rum um lado tão misterioso e atemporal devem nos tornar humildes e interessantes, a fim de aumentar nosso conhecimento, refinar nossos gostos e desenvolver certas disposições”.

rhum cave rhum

Na A’Rhûm, há sempre degustações e provas de novas bebidas, para poder aumentar e diversificar a oferta de rótulos e de produtores que os clientes apaixonados por rum e cachaça podem provar. São centenas de rótulos de países mais conhecidos no setor, como Cuba ou República Dominicana, por exemplo, mas também regiões novas (ou para muitos desconhecidas) como Ilha da Madeira ou de Java, Panamá, Martinica, Espanha.

Localizada ao lado da estação de metrô de Saint-Lazare, a cave oferece uma diversidade de rum branco (mais indicado para coquetéis), rum antigo ou até rótulos excepcionais, seja pelo método de produção ou pela dificuldade de se encontrar, já que a bebida está muito ligada a produtores artesanais, com grande atividade rural. São 490 rótulos distintos, que variam de 8 a 1.200 euros. O aprendizado nos campos de cana se dá pela descoberta de gostos e estilos, áreas, regiões de proveniência e os processos de fabricação dessas diferentes destilarias. 

Por isso, também a cachaça — que integra a “família” do rum, embora tenha suas peculiaridades se comparadas à produção de outros destilados de cana no mundo — tem papel especial ali: são dezenas de destilarias selecionadas de diferentes regiões do Brasil: de Minas Gerais, claro, ao Rio de Janeiro. “Somos apaixonados pela complexidade de sabores dessa bebida tão especial”, afirma Valette. A A’Rhûm talvez tenha uma das melhores seleções da bebida nacional da capital francesa para quem quer comprar e levar para casa — e eventualmente degustar na sala de provas, em que algumas garrafas são servidas a doses, mudando a seleção a cada semana. 

rhum paris

Para os sócios-fundadores da cave, não existe bebida que possa trazer uma perspectiva mais interessante e “aventureira” do mundo que os destilados de cana. “Quando começamos a provar as variedades de rum do mundo, nos sentimos como navegadores, porque a força e a singularidade desse nosso pequeno comércio especializado é a vontade de surpreender, explorar e descobrir novos terrenos”, eles dizem. Seja uma destilaria no interior da Guatemala ou um alambique no pequeno município fluminense de Vassouras. 

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...