O PEIEX Agro Cachaça da Região Sul vai preparar 25 empresas até 2023 para o processo de exportação
O PEIEX Agro Cachaça da Região Sul é o segundo núcleo de capacitação especializado em exportação de cachaça lançado no país. A iniciativa faz parte do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), desenvolvida em parceria com o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) e será destinado a produtores de Cachaça do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. A execução das atividades será realizada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
A região Sul foi responsável por 16,33% (US$ 2.151.888,00) do valor de Cachaça exportada em 2021 pelo Brasil (US$ 13.178.061,00), e por 18,10% (1.307.239 litros) no volume total exportado pelo país (7.221.219 litros). Na região estão instalados 118 produtores de Cachaça registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), dos quais 47 estão em Santa Catarina, 44 no Rio Grande do Sul e 27 no Paraná.
Do total em valor exportado pela região Sul em 2021, Santa Catarina correspondeu a 0,22%, o Rio Grande do Sul a 6,71% e o Paraná a 9,41%. Em termos de volume, também considerando o total exportado pela região Sul em 2021, Santa Catarina correspondeu a 0,05%, o Rio Grande do Sul a 2,01% e o Paraná a 16,04%.
Segundo Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC, o PEIEX Agro Cachaça integra a estratégia de promoção da Cachaça no mercado internacional e tem um importante papel de contribuir para que o setor supere um dos principais entraves para a inserção de micro e pequenas empresas no mercado internacional, que é a falta de informação e a necessidade de
capacitação das empresas.
O primeiro núcleo de capacitação especializado em exportação de Cachaça foi lançado no Nordeste, na cidade de João Pessoa, para atender a todos os estados da região. O PEIEX Agro Cachaça da Região Sul vai atender 25 empresas do setor do Cachaça até 2023 e prepará-las para o processo de exportação de forma planejada e segura. Empresas de outros setores também serão atendidas pelo núcleo de Itajaí.
“O programa de capacitação contribuirá para que os produtores do Sul do país possam se
Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC
beneficiar da expertise em exportação da parceria Apex-Brasil – IBRAC e, também, da
UNIVALI, o que vai possibilitar a inserção dessas empresas, em especial das micro e
pequenas, no cenário internacional”.
A iniciativa é aliada do Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça – Cachaça: Taste The New, Taste Brasil. Desenvolvido pelo IBRAC, em parceria com a Apex-Brasil, o Projeto Setorial prevê uma série de ações para aumentar a base exportadora de Cachaça, ampliar as exportações, além de consolidar seu reconhecimento como um destilado genuinamente brasileiro e de qualidade internacionalmente competitiva. Atualmente, mais de 50 empresas são apoiadas.
*Com informações do IBRAC
Adicionar um comentário