Museu da Cachaça de Salinas (MG) deverá reabrir as portas

  • Publicado 9 anos atrás
museu cachaca salinas

Sala das cachaças com milhares de rótulos locais

 

O universo cachaceiro de Minas tem motivo para comemorar: o Governo de Minas Gerais anunciou um convênio de mais de R$200 mil com a Prefeitura Municipal de Salinas, que vai garantir a revitalização e reabertura à população do Museu da Cachaça da cidade. Inaugurado em 2012 e  fechado desde o ano passado, o museu foi fechado após o encerramento da parceria com a Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros). A não-renovação do acordo foi uma decisão do governo estadual, que responde pela direção da universidade.

A iniciativa favorece a valorização e a difusão da cadeia produtiva da cachaça artesanal, além de divulgar a cultura daquela região do Norte de Minas. Além de promover e difundir a história da produção da bebida no município de Salinas, um dos grandes objetivos do museu será buscar uma maior interlocução com a população local. A proposta é garantir, além da oferta de cursos de qualificação para os produtores de cachaça, visitas monitoradas de alunos de escolas e outras instituições.

Segundo a assessora-chefe de Planejamento e gerente municipal de Convênios e Contratos da Prefeitura de Salinas, Lidiany Ramos da Silva Carvalho, “o objetivo é fazer com que os moradores abracem o museu e, para isso, trabalhamos na ampliação das parcerias com os sindicatos dos produtores de cachaça e as instituições locais”. Os recursos irão custear despesas de manutenção do equipamento cultural e a contratação de pessoal.

A gestão do Museu da Cachaça ocorrerá por meio da Fundação Cultural de Salinas, em parceria com a Prefeitura Municipal. O convênio entre a Secretaria de Estado de Cultura e o município será de R$ 220.946,08 neste primeiro ano.

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...