Moção de Aplausos para o Cachaça e Gastronomia

  • Publicado 10 anos atrás

Mapa da Cachaça lança o Cachaça e Gastronomia 2014

Água que passarinho não bebe, quebra-jejum, daquela que matou o guarda e esquenta corpo são algumas denominações populares do aguardente de cana-de-açúcar. Consumida inicialmente entre escravos e brancos pobres, a cachaça é hoje reconhecida como patrimônio nacional e inspirou a coletânea Cachaça e Gastronomia 2014. Como forma de enaltecer a pesquisa do grupo de produtores culturais e especialistas, o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) entregará a moção de aplausos 174/2014.

Produzida pelo Mapa da Cachaça em parceria com o grupo Destemperados, a publicação de 165 páginas possui o aval do Ministério da Cultura. O grupo de produtores culturais e especialistas selecionou 100 estabelecimentos em 12 capitais onde é possível encontrar boas cachaças artesanais. Há dicas de degustação, receitas e artigos que demonstram a complexidade da bebida e as diferentes culturas de produção em algumas regiões. O material – distribuído gratuitamente – tem tiragem de 12 mil exemplares e está disponível também no site do Mapa da Cachaça.

O vereador Paiva enviará cópias da moção aos profissionais responsáveis pela direção, edição, produção de conteúdo, revisão, projeto gráfico e ilustração do guia: Aline Marques BortolettoAndré Ricardo Alcarde, Bee Lucchesi, Diego Fabris, Diogo Carvalho, Eduardo Martins, Elisa Duarte Teixeira, Felipe Jannuzzi, Gabriela Barreto, Juliana Palma, Lela Zaniol, Luiza Peixe, Tatiana Tavares e Tobias Rodil.

Na justificativa da moção, Paiva destaca que a cachaça é uma bebida “sensorialmente complexa” e que o guia é útil também para turistas estrangeiros, pois todos os textos estão traduzidos para o inglês. “A publicação é importantíssima para a divulgação e preservação da cultura gastronômica do nosso país”, diz o vereador, ao citar ainda o reconhecimento da bebida, pelo Ministério da Cultura, como patrimônio cultural brasileiro.

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...