Mapa da Cachaça lança o Cachaça e Gastronomia 2014

Água que passarinho não bebe, quebra-jejum, daquela que matou o guarda e esquenta corpo são algumas denominações populares do aguardente de cana-de-açúcar. Consumida inicialmente entre escravos e brancos pobres, a cachaça é hoje reconhecida como patrimônio nacional e inspirou a coletânea Cachaça e Gastronomia 2014. Como forma de enaltecer a pesquisa do grupo de produtores culturais e especialistas, o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) entregará a moção de aplausos 174/2014.

Produzida pelo Mapa da Cachaça em parceria com o grupo Destemperados, a publicação de 165 páginas possui o aval do Ministério da Cultura. O grupo de produtores culturais e especialistas selecionou 100 estabelecimentos em 12 capitais onde é possível encontrar boas cachaças artesanais. Há dicas de degustação, receitas e artigos que demonstram a complexidade da bebida e as diferentes culturas de produção em algumas regiões. O material – distribuído gratuitamente – tem tiragem de 12 mil exemplares e está disponível também no site do Mapa da Cachaça.

O vereador Paiva enviará cópias da moção aos profissionais responsáveis pela direção, edição, produção de conteúdo, revisão, projeto gráfico e ilustração do guia: Aline Marques BortolettoAndré Ricardo Alcarde, Bee Lucchesi, Diego Fabris, Diogo Carvalho, Eduardo Martins, Elisa Duarte Teixeira, Felipe Jannuzzi, Gabriela Barreto, Juliana Palma, Lela Zaniol, Luiza Peixe, Tatiana Tavares e Tobias Rodil.

Na justificativa da moção, Paiva destaca que a cachaça é uma bebida “sensorialmente complexa” e que o guia é útil também para turistas estrangeiros, pois todos os textos estão traduzidos para o inglês. “A publicação é importantíssima para a divulgação e preservação da cultura gastronômica do nosso país”, diz o vereador, ao citar ainda o reconhecimento da bebida, pelo Ministério da Cultura, como patrimônio cultural brasileiro.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeira 1kg – Sem Tosta

Um quilo de dadinhos de madeiras sem tosta para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
barril de balsamo

Barril de bálsamo para envelhecer cachaça

Compre barril de bálsamo para envelhecer bebidas e agregar novas cores, aromas e sabores ao seu destilado (cachaça, rum, uísque), cerveja ou coquetel.

Comprar
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeiras 1kg – Tosta Média

Um quilo de dadinhos de madeiras com tosta média para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário