Livro ensina harmonização de queijo com cachaça
Verallia

Livro ensina como harmonizar queijo com cachaça

07 de 07 de 2015

Se você ainda não sabe da versatilidade da cachaça, esta notícia é para você. O mestre queijeiro Bruno Cabral (da Mercearia Mestre Queijeiro) e o sommelier Manoel Beato (do Grupo Fasano) lançaram, em junho deste ano, o livro “Queijos brasileiros à mesa – com cachaça, vinho e cerveja”, pela Editora Senac São Paulo. Queijo mineiro e cachaça? Com certeza!

mestre queijeiro

Excelentes queijos brasileiros e cachaças de alambique estão sempre presentes na mesa do Mapa da Cachaça

Logo no primeiro capítulo do livro, os autores desmistificam o “casamento perfeito” entre vinho e queijo – é preciso escolher bem para que o diálogo funcione. Com informações sobre oito famílias de queijos (frescos, massa filada, casca com mofo branco, casca lavada, meia-cura, curados, temperados, mofo azul) e como melhor servi-los, eles destacam as “uniões felizes” de cada família de queijo com os três tipos de bebida. Entre harmonizações de sucesso e outras nem tanto assim, eles destacam alguns tipos “coringa” como o meia cura mineiro, que combina com quase todos vinhos e bebidas alcoólicas.

A viagem pelo Brasil continua por todo o livro. Eles adentram o país falando sobre a nossa produção queijeira, suas características, falam sobre a nossa culinária, além de apresentar um panorama geral da cachaça de alambique pelo Brasil, sua produção e formas de armazenamento.

Para mais informações, acesse o site da editora Senac São Paulo.

PUBLICADO POR:

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list