Finalmente, EUA assume que a cachaça é brasileira!

  • Publicado 11 anos atrás

O governo norte-americano a partir de 11 de abril de 2013, passa a reconhecer a cachaça como produto “genuinamente brasileiro”.

Uma resolução do governo norte-americano deixou os fabricantes brasileiros de cachaça em festa: a partir de 11 de abril de 2013, os Estados Unidos passam a reconhecer: a cachaça é brasileira! Até então, os EUA classificavam a cachaça como “Brazilian Rum“.

Cachaça não é mais Brazilian Rum

A decisão, anunciada pelo Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau (TTB), órgão do governo americano responsável pelo comércio de álcool e tabaco, foi resultado de um pedido feito pelo governo brasileiro em 2001.

Obama e dilma presidentes chegaram em acordo para definir que cachaça é brasileira
Acordo entre EUA e Brasil tem como resolução o reconhecimento da cachaça como bebida genuinamente brasileira

Dessa forma, para se denominar cachaça e ser exportada aos EUA, a bebida deverá ser fabricada no Brasil seguindo os critérios de produção e qualidade locais.

O reconhecimento partiu dos EUA, segundo explica o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para o secretário de Relações Internacionais da pasta, Célio Porto, o reconhecimento abre o principal mercado do mundo para a cachaça brasileira.

Dessa forma, deixamos de ser uma subcategoria de rum para começarmos a construir de forma mais eficaz a identidade da cachaça como algo único e genuinamente brasileiro.

A própria legislação da bebida no Brasil já estabelece um dos princípios básicos da bebida: que ela seja fabricada no território nacional:

“a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48 por cento em volume, a vinte graus Celsius (°C), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar (…)”

A cachaça é brasileira para o governo dos EUA. E por aqui?

Finalmente o reconhecimento mais do que esperado: a cachaça é brasileira! Sem dúvida esse reconhecimento da cachaça como produto tipicamente brasileiro, e diferente do Rum, ou Brazilian Rum, como chamavam por lá, é uma grande conquista.

mojito summer refreshing cocktail with ice lime
Mojito coquetel clássico com rum. Uma das estratégias de mostrar que a cachaça é brasileira é associa-la à Caipirinha, um dos coquetéis mais populares do mundo!
caipirinha coquetel feita com cachaça
Um dos coquetéis mais populares do mundo também é brasileiro, a nossa Caipirinha

Além de ajudar a categoria como um todo, a medida talvez seja um grande impulso também, visto que algumas marcas de cachaça podem se animar em preparar um produto bem feito para exportar para os EUA e, com isto, alavancar o mercado interno. Mas infelizmente, não vou poder continuar a coluna apenas com este assunto tão importante para o mundo da Cachaça. Desculpem minha falta de empolgação completa, mas ainda falta muito a ser feito pela nossa bebida.

As [outras] notícias da semana explicam minha postura. “Brasileiro está tomando mais uísque”, diz o Estadão. E, para completar: “Mas tem de ser escocês”. Segundo a reportagem de segunda-feira (09 de abril), a nova classe média tem visto o whisky importado um “luxo acessível”, e tem impulsionado as vendas do setor, que no ano passado alcançaram o equivalente a mais de R$250 milhões de reais. Recorde histórico para o whisky.

Como se não bastasse, a segunda notícia da semana, dada pelo Estado de Minas do dia 7 de abril, “comemora”: Produtor de Cachaça lança vodka. Foram investidos mais de R$1 milhão de reais em uma bebida cujo foco é competir com as marcas importadas, e atingir o jovem. O grupo responsável é a tradicional Ypióca.

Poizé. A festa está feita. As marcas de whisky cada vez investem mais no Brasil. E a gente, nas bebidas que julgamos mais gourmet e elegantes. Nesta semana estive em uma livraria, na seção de gastronomia e bebidas, e pude notar o aumento das publicações envolvendo o Chá – uma bebida pela qual o interesse tem aumentado notadamente. Reportagens, lojinhas novas, “drinks” (não alcoólicos) e marcas “bonitinhas” têm surgido cada vez mais no cenário. Desde que eu lancei meu livro (De Marvada a Bendita), o assunto “chá” já se propagou bastante. Tudo bem, o chá não é alcoólico e não “compete” com a cachaça ou qualquer outra bebida. Mas é só um exemplo de como a dupla mídia + investimento consegue colocar um assunto em pauta de forma rápida e eficiente. No meio dele, também houve a febre do Aperol, e até um barulhinho sobre o Vinho Verde. E eu me pergunto: e a Cachaça? Porque, num mesmo período de tempo, ainda não vemos nada tão expressivo sobre a cachaça?

Qualquer desavisado que leia este post poderia pensar: se o mundo está reconhecendo que a cachaça é brasileira, mas por que ainda aqui não batemos no peito exaltando esse orgulho?

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