Festival da Cachaça de Paraty começa no dia 15 de agosto - Mapa da Cachaça
Verallia

Festival da Cachaça de Paraty começa no dia 15 de agosto

31 de 07 de 2019

A tradicional feira que acontece desde 1983 terá início no dia 15 de agosto e segue até o dia 18 com muita comida típica e os melhores produtores da região.

O ‘Festival da Cachaça de Paraty’ é no areal do Pontal nos dias 15 a 18 de agosto (foto: Ricardo Gaspar)

O Festival da Cachaça de Paraty certamente é um dos eventos mais tradicionais da cidade e terá início no dia 15 de agosto (quinta-feira) e segue até o dia 18 de agosto (domingo).

A fim de valorizar a cultura, a gastronomia e a produção de cachaças artesanais, a feira acontece desde 1983 com a promoção da comunidade local, onde apresentações musicais também fazem parte do roteiro.

Valorização de Paraty

A cultura dos alambiques na cidade é muito forte, decerto que as cachaças de Paraty são uma das maiores expressões da região de sabor, aroma e tradição que vem desde o século XVI.

A feira também visa valorizar a cultura caiçara e a gastronomia local a partir de uma intensa programação de atividades culturais e um espaço de vivência e praça de alimentação e degustação dos produtos da região.

Em Paraty, a gastronomia é tão importante quanto à cachaça, salvo que a cidade recebeu em 2017 da Unesco o Título Internacional de Cidade Criativa Pela Gastronomia.

História do Festival

Inegavelmente o Festival da Cachaça de Paraty é um dos eventos mais importantes da cidade, ao lado da FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty), e atrai muitos turistas nesta época do ano.

Aliás, foi inclusive por causa do turismo que a feira foi criada. Anteriormente, com o nome de Festival da Pinga, o evento foi criado nesta época para valorizar os produtores locais e movimentar a cidade na baixa temporada.

A ideia surgiu de uma reunião entre comerciantes e alambiqueiros da cidade. Dizem que o empresário Douglas Reid, da cachaça Maré Alta, tinha muita visão de negócios e propôs para os associados de tentarem criar um evento que elevasse o produto de maior estima de Paraty: a cachaça.

Os empresários e comerciantes abraçaram a ideia e fizeram uma ação coletiva para criar o evento, que chega neste ano a sua 36ª edição.

O começo era bem semelhante do que pode-se encontrar agora no festival, claro que as estruturas melhoraram e a festa se tornou ainda maior.

Informações

O Festival da Cachaça de Paraty acontece de 15 a 18 de agosto no areal do Pontal. A entrada é gratuita. Mais informações você encontra no site do turismo da cidade.

Anúncios

PUBLICADO POR:

Comentários

Seleção de Cachaças

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list