A tradicional feira que acontece desde 1983 terá início no dia 15 de agosto e segue até o dia 18 com muita comida típica e os melhores produtores da região.

O ‘Festival da Cachaça de Paraty’ é no areal do Pontal nos dias 15 a 18 de agosto (foto: Ricardo Gaspar)

O Festival da Cachaça de Paraty certamente é um dos eventos mais tradicionais da cidade e terá início no dia 15 de agosto (quinta-feira) e segue até o dia 18 de agosto (domingo).

A fim de valorizar a cultura, a gastronomia e a produção de cachaças artesanais, a feira acontece desde 1983 com a promoção da comunidade local, onde apresentações musicais também fazem parte do roteiro.

Valorização de Paraty

A cultura dos alambiques na cidade é muito forte, decerto que as cachaças de Paraty são uma das maiores expressões da região de sabor, aroma e tradição que vem desde o século XVI.

A feira também visa valorizar a cultura caiçara e a gastronomia local a partir de uma intensa programação de atividades culturais e um espaço de vivência e praça de alimentação e degustação dos produtos da região.

Em Paraty, a gastronomia é tão importante quanto à cachaça, salvo que a cidade recebeu em 2017 da Unesco o Título Internacional de Cidade Criativa Pela Gastronomia.

História do Festival

Inegavelmente o Festival da Cachaça de Paraty é um dos eventos mais importantes da cidade, ao lado da FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty), e atrai muitos turistas nesta época do ano.

Aliás, foi inclusive por causa do turismo que a feira foi criada. Anteriormente, com o nome de Festival da Pinga, o evento foi criado nesta época para valorizar os produtores locais e movimentar a cidade na baixa temporada.

A ideia surgiu de uma reunião entre comerciantes e alambiqueiros da cidade. Dizem que o empresário Douglas Reid, da cachaça Maré Alta, tinha muita visão de negócios e propôs para os associados de tentarem criar um evento que elevasse o produto de maior estima de Paraty: a cachaça.

Os empresários e comerciantes abraçaram a ideia e fizeram uma ação coletiva para criar o evento, que chega neste ano a sua 36ª edição.

O começo era bem semelhante do que pode-se encontrar agora no festival, claro que as estruturas melhoraram e a festa se tornou ainda maior.

Informações

O Festival da Cachaça de Paraty acontece de 15 a 18 de agosto no areal do Pontal. A entrada é gratuita. Mais informações você encontra no site do turismo da cidade.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeira 1kg – Sem Tosta

Um quilo de dadinhos de madeiras sem tosta para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
Dorna de Bálsamo

Dorna de bálsamo para envelhecer cachaça

Quer envelhecer sua própria cachaça, cerveja ou coquetel? Temos a dorna de bálsamo que você precisa para começar seus experimentos.

Comprar
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeiras 1kg – Tosta Média

Um quilo de dadinhos de madeiras com tosta média para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
  • […] A data de fundação da marca é um pouco confusa, pois dizem que a Maré Alta foi criada por um estrangeiro chamado Douglas Reid, conhecido pelos mais antigos da cidade que creditam a ele a ideia de ter se criado o Festival da Cachaça de Paraty, que completou em 2019 37 anos de evento. […]

Adicionar um comentário
%d blogueiros gostam disto: