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ReporAs exportações de Cachaça cresceram consideravelmente em 2021 – em valor e volume – de acordo com dados do Comex Stat, compilados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade representativa do setor. A variação percentual do último ano, no comparativo com 2020, apresentou crescimento de 38,39% em valor e 29,52% em volume, números mais expressivos ao comparativo de 2019-2020, período no qual o setor foi significativamente afetado pela pandemia.
Considerando os números totais, referentes aos 67 países para os quais a Cachaça é vendida atualmente, a análise feita pelo IBRAC é de que, pelo menos no mercado externo, o setor caminha para a recuperação. Em 2020, a exportação em litros havia caído 23,9% em relação a 2019, totalizando 5,57 milhões de litros exportados da bebida.
Já em 2021, foram vendidos 7,22 milhões de litros de Cachaça no total, um crescimento de 29,52%. O mesmo aconteceu com o faturamento: enquanto em 2020 o setor faturou U$ 9,5 milhões (34,8% a menos que em 2019) com as vendas externas, no último ano esse faturamento chegou a mais de U$ 13,17 milhões, um crescimento de 38,39 %.
Em termos de valor, os 5 principais destinos da venda da cachaça foram:
Em volume, esses países também lideram o ranking:
O crescimento percentual dos EUA em valor foi de 56% em relação a 2020. Já o valor de importação alemã teve um aumento de 41,37% e 47,75% em volume e o de Portugal chegou a 120% em termos de valor, e 100% em termos de volume, comparados ao ranking anterior.
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Entre os principais Estados exportadores em termos de valor estão:
Já em volume, a liderança é mantida, com uma pequena troca de lugares entre a 3ª e a 4ª posição:
As exportações de 2021 quase chegaram aos índices de 2019, período pré-pandemia. Como impulsionador das exportações da Cachaça no mercado externo em 2022, se destacam as ações previstas no Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça – Cachaça: Taste The New, Taste Brasil, realizado pelo IBRAC em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Além das ações de capacitação de produtores também realizadas em parceria com a Apex-Brasil.
“O setor foi significativamente afetado durante a pandemia, para além do fechamento de estabelecimentos e proibições, o setor da Cachaça enfrentou outros desafios que podem perdurar, como a escassez de insumos e containers, além de um aumento expressivo no frete internacional. Todo o apoio governamental, alcançado por meio dessa parceria do IBRAC com a Apex-Brasil, será imprescindível para a recuperação do setor no mercado internacional.”, diz Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC.
*Com informações do IBRAC
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