O ranking de cachaça foi composto apenas por cachaças brancas, ou seja, que não passam por madeira ou são apenas armazenadas em madeiras neutras, como o amendoim e o jequitibá. Essa decisão foi muito interessante, já que o envelhecimento em madeiras, como o carvalho e o bálsamo, acaba apresentando alterações mais evidentes na cor, aroma e paladar da cachaça. Essas pingas envelhecidas possuem características mais amadeiradas, agregando outras propriedades ao destilado e disfarçando os aromas e sabores primários da cana-de-açúcar. Por essa razão, separar cachaças armazenadas ou que não passam por madeira das cachaças envelhecidas faz muito sentido.
Nesse video, o Leandro Batista explica com mais detalhes as diferenças entre cachaça armazenada e cachaça envelhecida:
A avaliação foi feita no Engenho Mocotó, espaço criado por Rodrigo Oliveira, chef e dono do Restaurante e Cachaçaria Mocotó, na Vila Medeiros em São Paulo. A degustação foi feita às cegas, ou seja, ninguem sabia o que estava bebendo – outro diferencial muito interessante desse ranking realizado pela VIP. Com a degustação conduzida às cegas, o avaliador não é influenciado por marcas, mitos ou imagens bonitas nos rótulos, o resultado fica por conta das cachaças que mais agradaram no visual, aroma, paladar e retrogosto (aquele sabor final que fica na boca).
Aqui vai a lista das Melhores Cachaças Brancas da Revista VIP 2011 (o resultado foi publicado na edição de setembro de 2011, com a Thais Fersoza na capa).
1 – [cachaca id=”3573″]Serra das Almas[/cachaca]
2 – [cachaca id=”3578″]João Mendes[/cachaca]
3 – [cachaca id=”6894″]MatoDentro Prata[/cachaca] e [cachaca id=”6933″]Fulô Jequitibá[/cachaca]
4 – [cachaca id=”7718″]Armazém Vieira Porto Nossa Senhora do Desterro[/cachaca]
5 – [cachaca id=”7606″]Serra Limpa[/cachaca]
6 – [cachaca id=”6523″]Leblon[/cachaca]
7 – [cachaca id=”6345″]Jacuba Prata[/cachaca]
8 – [cachaca id=”6913″]Mercedes Branca[/cachaca]
9 – [cachaca id=”3583″]Tabúa Flor de Prata[/cachaca]
Murilo
agosto 29, 2011 at 9:25 amMais uma vez a equipe do MAPA está de parabéns
Grande abraço a todos.
Mapa da Cachaça
agosto 30, 2011 at 8:20 amObrigado, Murilo. grande abração pra vc
Hércules
agosto 29, 2011 at 8:58 pmEssa Armazém Vieira é excelente, e a revista VIP está de parabéns, ranking se faz às cegas para não se repetir o paradoxo de outros rankings que, dentre as amarelinhas, colocam a Havana em primeiro, e a Canarinha, com sabor idêntico, em posições bem inferiores.
Mapa da Cachaça
agosto 30, 2011 at 8:25 amFalou tudo Hércules. Uma degustação conduzida às cegas é a melhor maneira de avaliar qualquer cachaça. E queremos participar de rankings que separem as brancas das amarelinhas para evitar comparações indevidas. grande abraço
Inês Vieira
agosto 30, 2011 at 4:04 pmAdorei a separação também, muito justo! Comprarei a revista com certeza. Parabéns!
Mario Ferreira
setembro 1, 2011 at 7:17 amParabens a todos, uma otima materia e de divulgação
Mapa da Cachaça
setembro 1, 2011 at 11:55 pmObrigado, Mario. grande abraço
Rubens Tadeu
setembro 2, 2011 at 8:10 amParabéns pelo concurso, e esse ranking às cegas só confirma a autenticidade e qualidade das cachaças envolvidas. Já estive no alambique da Cachaça João Mendes e que por sinal a limpeza ,a organização e o atendimento são excepcionais, sou amante de cachaças Prata e a João Mendes sem dúvidas é merecedora da posição no ranking. Parabéns!
Hércules
setembro 2, 2011 at 9:43 amInteressante, Rubens, quando comecei a provar cachaças gostava mais das amarelinhas, depois me tornei apreciador das pratas descansadas (sem desmerecer as envelhecidas) mas para mim esse ranking das pratas é: O RANKING. Vou provar da João Mendes para conferir; minha predileta é a Armazém Vieira Tradicional.
Renata Gallo
setembro 2, 2011 at 4:01 pmA minha preferida é a Serra das Almas, adoro. Mas vou provar esse segundo lugar aí… Bjs e parabéns.
Daniel Gustavo
setembro 4, 2011 at 10:31 amSerra das Almas não é a melhor sequer da Chapada. Abaíra dá dez. Pergunta pra qualquer chapadense qual a melhor cachaça da região ….
Mapa da Cachaça
setembro 5, 2011 at 12:33 pmOi Daniel. Você saberia dizer pq gosta mais da Abaíra? Nós temos a cachaça registrada no nosso Guia, mas ainda sem nenhuma informação sobre a sua história : http://mapadacachaca.com.br/guia/perfil-cachaca/abaira-prata/
Vamos aos poucos conhecendo todas as cachaças do Brasil. Você conhece outras da Chapada? abração
Breno Kawamoto
setembro 5, 2011 at 11:51 amMeus parabéns a todos pelo trabalho apresentado, sou apreciador de cachaças a mais de 10 anos, quando tive de me mudar para BH, já experimentei quase todas, e indico a todos os interessados em boas cachaças que visitem o Mercado Central de BH, com seus petiscos e cachaças para todos os gostos.
Quanto a colocação acredito que tanto as cachaças prata quanto a ouro envelhecida 8 anos em barris de carvalho da João Mendes são as melhores ( raridade ), a mais de 10 anos sou consumidor assíduo da JM, desde a época que degustavamos as mesmas direto dos barris, sentado na porta do galpão, comendo azeitonas e ouvindo os causos do Sr. João, que hoje esta no céu servindo com certeza da melhor cachaça para todos.
Abraços,
Mapa da Cachaça
setembro 6, 2011 at 11:01 amObrigado, Breno. Nós já passamos pela JM, mas pela correria dos compromissos em BH não conseguimos parar por lá ainda. Mas nosso trabalho é mapear os alambiques brasileiros, então na primeira oportunidade queremos conhecer esse e muitos outros alambiques da região. Você sabe, nada melhor do que tomar cachaça direto da fonte, com amigos e bons causos!!! É a verdadeira cultura dos alambiques. abração
Graciela Pereira
setembro 5, 2011 at 4:52 pmGostaria parabenizar toda equipe JM , que trabalha dia a dia com muito carinho e prazer pelo que faz.. Damos o melhor de nós para melhor atender cada cliente que vem á nossa loja… Não é para menos essa merecida vitória, que é apenas uma das primeiras das muitas que virão.
Parabéns equipe JM , pena não ter conhecido o Sr João , sei que foi um grande homem !!! E tenho certeza que esteja onde ele estiver , esta olhando por nós.
Graciela Pereira
setembro 5, 2011 at 4:57 pmObrigada , Rubens Tadeu e Breno kawamoto .
Pedro
setembro 5, 2011 at 6:43 pmesse comentário do Daniel soa a inveja!!!
com um ranking feito às cegas, por que uma cachaça de uma cidade pequena da Chapada seria favorecida a ponto de ficar em primeiro lugar?
está claro que ela aí está por méritos!!!!
parabéns ao MAPA pela imparcialidade!!!
Hércules
setembro 5, 2011 at 10:17 pmTodo ranking é polêmico, no entanto, dizer que a maioria da população de determinada cidade prefere a Cachaça X não a torna mais degustável, pois a maioria bebe 51, 29 e as tem como modelo… . Sem querer desmerecer a opinião do Daniel, quanto à Abaíra, que não conheço, acredito que os jurados não tiveram a pretensão de fechar questão sobre melhor cachaça do Brasil, o ranking serve como referência e estímulo para que valorizemos nossa bebida.
Mapa da Cachaça
setembro 6, 2011 at 10:58 amOlá Daniel, Pedro e Hércules. Esse tipo de debate é muito positivo para a cachaça. Temos a chance de ouvir diferentes opiniões e conhecer cada vez mais diferentes marcas e gostos. Aqui é o espaço certo para estimularmos essas “discussões”, sem preconceitos e com o objetivo de quebrar imposições. Queremos fazer mais rankings e abrir cada vez mais opções de interação para que todos possam apontar e justificar quais são as melhores cachaças do Brasil (trabalho subjetivo, mas muito estimulante).
Daniel Gustavo
setembro 6, 2011 at 2:32 pmOlá, Hércules e Pedro, e demais apreciadores. Considero a Serra das Almas ótima cachaça, possui certificado orgânico, e é bastante respeitada na Chapada também. O que considero superior na Abaíra é que ela não possui um certo gosto de “nova”, que a Serra possui, ela parece mais redonda, ao menos no ano passado. Entretanto, a envelhecida Serra é bem melhor que a Abaíra envelhecida.
Quanto ao povo saber da qualidade, em lugares onde a cachaça é tradicional e existe cultura de alambique (como Minas, Chapada e Monte Alegre do Sul/SP), acredite, o nível de conhecimento dos locais é bastante alto.
Mapa, fora essas duas, há uma de Lençóis chamada Fazendinha, não é tão boa.
Hércules
setembro 6, 2011 at 7:36 pmGostaria que o pessoal do MAPA esclarecesse quanto critério a VIP utilizou para estabelecer quais cachaças concorreriam.
Hércules
setembro 6, 2011 at 7:37 pmCorrigindo: “esclarecesse quanto AO critério que a VIP….”
Mapa da Cachaça
setembro 7, 2011 at 10:46 amOi Hércules, foram pré-selecionadas 12 cachaças de diversos cantos do Brasil por uma equipe que não participou das avaliações e que não eram da revista VIP. As 10 melhores sairam no ranking da revista. Entre essas 12 estavam 11 cachaças artesanais de reconhecida qualidade e 1 cachaça industrializada ( que não entrou no top 10). grande abraço
LUCIO FERREIRA DE MELO
setembro 9, 2011 at 10:09 amTODAS VEZ QUE VOU A SANTANA DO JACARE PASSO POR AI E APREÇIO ESTAS CAÇHAÇAS MARAVILHOSAS [[[ LUCIO F MELO] SUZANO SP
ELDON BANDEIRA DE ALMEIDA
setembro 9, 2011 at 10:42 amOlá turma do mapa da cachaça,
Eu sou ELDON BANDEIRA, amo CACHAÇA ARTESANAL, e por um amante desse produto, é que estou realizando o meu SONHO que é fabricar cachaça de boa qualidade, pois comecei a fazer a CACHAÇA MONTE ALEGRE, NO SUL DO ESTADO DO CEARÁ na FAZENDA MONTE ALEGRE,KM 446 DA BR 116 zona rural- BARRO-CE
a 446 KM DE FORTALEZA E A 90 KM DE JUAZEIRO DO NORTE, estou gostando das matérias da turma caminhos da cachaça, e espero que um dia vocês tenha oportunidade de provar de uma cachaça CEARENSE com as mesmas caracteristicas
das cachaças mineiras ou das cachaças paraibanas, pois eu estive em AREIA-PB(FESTIVAL DO FRIO e minha cachaça foi apreciada pelos Paraibanos e gostaram da mesma.
um abraço brevemente encontraremos.
ELDON
Luca Allegro
setembro 9, 2011 at 1:05 pmTeste`as cegas realmente dá o merito ao trabalho da Fazenda Vacaro com a sua Serra das Almas. Parabéns especial por ser Organica Certificada! A chapada Diamantina da Bahia tem vocacao para a producao de qualidade! Parabens ao MAPA pela iniciativa isenta e por nos dar oportunidade de conhecer novas origens.
André Pereira
setembro 9, 2011 at 6:23 pmSenhores, gostaria de saber se outras cachaças foram analisadas ou se estas 10 representam o universo total analisado? Achei que muita cachaça branca, julgadas como muito boas pelo mercado, ficaram de fora, exemplos: Santo Grau Coronel Xaves, Coqueiro, Taverna de Minas (esta o Leandro conhece bem!), etc. Se foram analisadas outras marcas, poderiam nos informar?
Parabéns pela iniciativa, é muito bom ver o produto cachaça ser valorizado!
abs.
André Pereira
Hércules
setembro 9, 2011 at 7:32 pmAndré, acho que a resposta a uma pergunta que fiz acima pode te esclarecer. Quanto à Santo Grau de Coronel Xavier é excelente mesmo, a Coqueiro considero boa e a Taverna ainda não provei, espero ter a oportunidade.
JOSÉ EUGÊNIO DE FARIA
setembro 21, 2011 at 7:06 pmPessoal do Mapa da Cachaça , por acaso a Cachaça Alegria dos Currais de Minas foi avaliada? Como se faz para entrar em um concurso desses?
Maurício
outubro 13, 2011 at 7:07 pmOlá, moro em João Pessoa e aqui na PB existem quatro cachaças de alta qualidade, a Serra Limpa, Serra Preta, Volúpia e a Rainha. Eu gostaria de dicas sobre onde posso adquirir outras marcas de boas cachaças de outros estados.
Abraços.
Mapa da Cachaça
outubro 14, 2011 at 10:15 amOi Maurício. Estamos mapeando tb os melhores lugares para se comprar uma boa cachaça. Em breve, colocaremos essas dicas aqui no Mapa da Cachaça.
Max borges
novembro 2, 2011 at 11:13 amparabens MAPA pelo excelente trabalho, que vem desempenhando, e esperamos sim uma visita de vcs aqui na Joao Mendes. Combina lá com os meus amigos do Mocotó e vam juntos, o Rodrigo ja foi. Abraço
Gabriela Barreto
novembro 2, 2011 at 11:37 amOi Max! Será um prazer visitar a João Mendes. Já passamos na frente do alambique uma vez, mas estava muito tarde para paramos. Da próxima vez, vamos sair mais cedo. grande abraço
Walter Braga
novembro 24, 2011 at 2:02 pmGostaria de receber informações sobre comercialização de cachaça. Meu nome é Walter Braga e militei durante trinta anos no mercado hoteleiro do Rio, como gerente comercial. Se algum alambique estiver interessado na divulgação e venda do produto, fazer contato através do e-mail: [email protected]
No aguardo, agradeço as informações e despeço-me com um forte abraço para todos.
Mais dicas para comprar boas Cachaças | Mapa da Cachaça
dezembro 7, 2011 at 10:22 pm[…] algumas revistas, universidades e organizações do setor (todos publicados pelo MdC, veja aqui: ranking Vip, ranking Playboy, ranking Quissamã, ranking Unesp, ranking ExpoCachaça), podem ajudar muito a […]
Anderson Lopes
junho 1, 2012 at 7:35 pmOlá, em primeiro lugar gostaria de parabenizar por esse site onde pude tirar algumas duvidas e ficar por dentro desse mundo da cachaça, bem a minha coleção está apenas no inicio mas gostaria de recomendar uma cachaça em especial a ti caro Leandro Batista.
Cachaça de Minas – Serra ´´DA BOA´´ Eesperança que é fabricada em uma cidade que tenho muito carinha Boa Esperança MG.
Obrigado
Anderson Lopes
junho 1, 2012 at 7:37 pmDesculpa o nome é: Cachaça de Minas – Serra ´´DA BOA´´ Esperança
Rótulo da Cachaça Mato Dentro | Mapa da Cachaça
julho 24, 2012 at 12:56 pm[…] de degustação, a Cachaça Mato Dentro se destaca. Já figurou duas vezes no ranking da Playboy e terceiro lugar no ranking da revista VIP.O design da embalagem é todo concatenado conceitualmente, cada elemento do rótulo e da caixa tem […]
Faustão
abril 25, 2014 at 11:14 amGostaria de saber quantos rótulos foram utilizados nesta avaliação ? Se foram de todo o país ? Ou regionalizados.
Existe um ranking completo da avaliação ?
Mapa da Cachaça
abril 26, 2014 at 12:22 pmQueremos fazer um pelo Mapa da Cachaça, Faustão. Só com cachaça artesanal de qualidade.
Paulo
novembro 15, 2014 at 1:37 amParabéns muito bom
Adicionar um comentário