Ranking Vip 2011
O de camiseta vermelha é o Felipe, nosso editor e degustador nas horas livres

O ranking de cachaça foi composto apenas por cachaças brancas, ou seja, que não passam por madeira ou são apenas armazenadas em madeiras neutras, como o amendoim e o jequitibá. Essa decisão foi muito interessante, já que o envelhecimento em madeiras, como o carvalho e o bálsamo, acaba apresentando alterações mais evidentes na cor, aroma e paladar da cachaça. Essas pingas envelhecidas possuem características mais amadeiradas, agregando outras propriedades ao destilado e disfarçando os aromas e sabores primários da cana-de-açúcar. Por essa razão, separar cachaças armazenadas ou que não passam por madeira das cachaças envelhecidas faz muito sentido.

Nesse video, o Leandro Batista explica com mais detalhes as diferenças entre cachaça armazenada e cachaça envelhecida:

A avaliação foi feita no Engenho Mocotó, espaço criado por Rodrigo Oliveira, chef e dono do Restaurante e Cachaçaria Mocotó, na Vila Medeiros em São Paulo. A degustação foi feita às cegas, ou seja, ninguem sabia o que estava bebendo – outro diferencial muito interessante desse ranking realizado pela VIP. Com a degustação conduzida às cegas, o avaliador não é influenciado por marcas, mitos ou imagens bonitas nos rótulos, o resultado fica por conta das cachaças que mais agradaram no visual, aroma, paladar e retrogosto (aquele sabor final que fica na boca).

Copos Ranking Vip 2011
Foi uma tarde de muito trabalho

Aqui vai a lista das Melhores Cachaças Brancas da Revista VIP 2011 (o resultado foi publicado na edição de setembro de 2011, com a Thais Fersoza na capa).

Cachaças Vencedoras Ranking Vip 2011
foto da Revista VIP: um ranking só com as melhores branquinhas

1 – [cachaca id=”3573″]Serra das Almas[/cachaca]

2 – [cachaca id=”3578″]João Mendes[/cachaca]

3 – [cachaca id=”6894″]MatoDentro Prata[/cachaca]  e [cachaca id=”6933″]Fulô Jequitibá[/cachaca]

4 – [cachaca id=”7718″]Armazém Vieira Porto Nossa Senhora do Desterro[/cachaca]

5 – [cachaca id=”7606″]Serra Limpa[/cachaca]

6 – [cachaca id=”6523″]Leblon[/cachaca]

7 – [cachaca id=”6345″]Jacuba Prata[/cachaca]

8 – [cachaca id=”6913″]Mercedes Branca[/cachaca]

9 – [cachaca id=”3583″]Tabúa Flor de Prata[/cachaca]

 

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

EVENTOS

Quem realizar eventos corporativos com degustação ou aulas para saber mais sobre cachaça. Entre em contato com nossos especialistas e te ajudaremos a realizar um evento memorável

TELEGRAM DA CACHAÇA

Entre para o Telegram do Mapa da Cachaça e receba ofertas exclusivas de destilados produzidos no Brasil, al´me de artigos, notícias e eventos do mercado de destilados.

PARCEIROS DO MAPA

O Mapa da Cachaça é a principal referência sobre cachaça. Seja um parceiro e nos ajude a construir nossa comunidade cachaceira e dê destaque aos seus produtos especiais.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
  • Murilo
    agosto 29, 2011 at 9:25 am

    Mais uma vez a equipe do MAPA está de parabéns

    Grande abraço a todos.

  • Hércules
    agosto 29, 2011 at 8:58 pm

    Essa Armazém Vieira é excelente, e a revista VIP está de parabéns, ranking se faz às cegas para não se repetir o paradoxo de outros rankings que, dentre as amarelinhas, colocam a Havana em primeiro, e a Canarinha, com sabor idêntico, em posições bem inferiores.

    • Mapa da Cachaça
      agosto 30, 2011 at 8:25 am

      Falou tudo Hércules. Uma degustação conduzida às cegas é a melhor maneira de avaliar qualquer cachaça. E queremos participar de rankings que separem as brancas das amarelinhas para evitar comparações indevidas. grande abraço

  • Inês Vieira
    agosto 30, 2011 at 4:04 pm

    Adorei a separação também, muito justo! Comprarei a revista com certeza. Parabéns!

  • Mario Ferreira
    setembro 1, 2011 at 7:17 am

    Parabens a todos, uma otima materia e de divulgação

  • Rubens Tadeu
    setembro 2, 2011 at 8:10 am

    Parabéns pelo concurso, e esse ranking às cegas só confirma a autenticidade e qualidade das cachaças envolvidas. Já estive no alambique da Cachaça João Mendes e que por sinal a limpeza ,a organização e o atendimento são excepcionais, sou amante de cachaças Prata e a João Mendes sem dúvidas é merecedora da posição no ranking. Parabéns!

  • Hércules
    setembro 2, 2011 at 9:43 am

    Interessante, Rubens, quando comecei a provar cachaças gostava mais das amarelinhas, depois me tornei apreciador das pratas descansadas (sem desmerecer as envelhecidas) mas para mim esse ranking das pratas é: O RANKING. Vou provar da João Mendes para conferir; minha predileta é a Armazém Vieira Tradicional.

  • Renata Gallo
    setembro 2, 2011 at 4:01 pm

    A minha preferida é a Serra das Almas, adoro. Mas vou provar esse segundo lugar aí… Bjs e parabéns.

  • Daniel Gustavo
    setembro 4, 2011 at 10:31 am

    Serra das Almas não é a melhor sequer da Chapada. Abaíra dá dez. Pergunta pra qualquer chapadense qual a melhor cachaça da região ….

  • Breno Kawamoto
    setembro 5, 2011 at 11:51 am

    Meus parabéns a todos pelo trabalho apresentado, sou apreciador de cachaças a mais de 10 anos, quando tive de me mudar para BH, já experimentei quase todas, e indico a todos os interessados em boas cachaças que visitem o Mercado Central de BH, com seus petiscos e cachaças para todos os gostos.
    Quanto a colocação acredito que tanto as cachaças prata quanto a ouro envelhecida 8 anos em barris de carvalho da João Mendes são as melhores ( raridade ), a mais de 10 anos sou consumidor assíduo da JM, desde a época que degustavamos as mesmas direto dos barris, sentado na porta do galpão, comendo azeitonas e ouvindo os causos do Sr. João, que hoje esta no céu servindo com certeza da melhor cachaça para todos.
    Abraços,

    • Mapa da Cachaça
      setembro 6, 2011 at 11:01 am

      Obrigado, Breno. Nós já passamos pela JM, mas pela correria dos compromissos em BH não conseguimos parar por lá ainda. Mas nosso trabalho é mapear os alambiques brasileiros, então na primeira oportunidade queremos conhecer esse e muitos outros alambiques da região. Você sabe, nada melhor do que tomar cachaça direto da fonte, com amigos e bons causos!!! É a verdadeira cultura dos alambiques. abração

  • Graciela Pereira
    setembro 5, 2011 at 4:52 pm

    Gostaria parabenizar toda equipe JM , que trabalha dia a dia com muito carinho e prazer pelo que faz.. Damos o melhor de nós para melhor atender cada cliente que vem á nossa loja… Não é para menos essa merecida vitória, que é apenas uma das primeiras das muitas que virão.

    Parabéns equipe JM , pena não ter conhecido o Sr João , sei que foi um grande homem !!! E tenho certeza que esteja onde ele estiver , esta olhando por nós.

  • Graciela Pereira
    setembro 5, 2011 at 4:57 pm

    Obrigada , Rubens Tadeu e Breno kawamoto .

  • Pedro
    setembro 5, 2011 at 6:43 pm

    esse comentário do Daniel soa a inveja!!!
    com um ranking feito às cegas, por que uma cachaça de uma cidade pequena da Chapada seria favorecida a ponto de ficar em primeiro lugar?
    está claro que ela aí está por méritos!!!!
    parabéns ao MAPA pela imparcialidade!!!

  • Hércules
    setembro 5, 2011 at 10:17 pm

    Todo ranking é polêmico, no entanto, dizer que a maioria da população de determinada cidade prefere a Cachaça X não a torna mais degustável, pois a maioria bebe 51, 29 e as tem como modelo… . Sem querer desmerecer a opinião do Daniel, quanto à Abaíra, que não conheço, acredito que os jurados não tiveram a pretensão de fechar questão sobre melhor cachaça do Brasil, o ranking serve como referência e estímulo para que valorizemos nossa bebida.

    • Mapa da Cachaça
      setembro 6, 2011 at 10:58 am

      Olá Daniel, Pedro e Hércules. Esse tipo de debate é muito positivo para a cachaça. Temos a chance de ouvir diferentes opiniões e conhecer cada vez mais diferentes marcas e gostos. Aqui é o espaço certo para estimularmos essas “discussões”, sem preconceitos e com o objetivo de quebrar imposições. Queremos fazer mais rankings e abrir cada vez mais opções de interação para que todos possam apontar e justificar quais são as melhores cachaças do Brasil (trabalho subjetivo, mas muito estimulante).

  • Daniel Gustavo
    setembro 6, 2011 at 2:32 pm

    Olá, Hércules e Pedro, e demais apreciadores. Considero a Serra das Almas ótima cachaça, possui certificado orgânico, e é bastante respeitada na Chapada também. O que considero superior na Abaíra é que ela não possui um certo gosto de “nova”, que a Serra possui, ela parece mais redonda, ao menos no ano passado. Entretanto, a envelhecida Serra é bem melhor que a Abaíra envelhecida.

    Quanto ao povo saber da qualidade, em lugares onde a cachaça é tradicional e existe cultura de alambique (como Minas, Chapada e Monte Alegre do Sul/SP), acredite, o nível de conhecimento dos locais é bastante alto.

    Mapa, fora essas duas, há uma de Lençóis chamada Fazendinha, não é tão boa.

  • Hércules
    setembro 6, 2011 at 7:36 pm

    Gostaria que o pessoal do MAPA esclarecesse quanto critério a VIP utilizou para estabelecer quais cachaças concorreriam.

  • Hércules
    setembro 6, 2011 at 7:37 pm

    Corrigindo: “esclarecesse quanto AO critério que a VIP….”

    • Mapa da Cachaça
      setembro 7, 2011 at 10:46 am

      Oi Hércules, foram pré-selecionadas 12 cachaças de diversos cantos do Brasil por uma equipe que não participou das avaliações e que não eram da revista VIP. As 10 melhores sairam no ranking da revista. Entre essas 12 estavam 11 cachaças artesanais de reconhecida qualidade e 1 cachaça industrializada ( que não entrou no top 10). grande abraço

  • LUCIO FERREIRA DE MELO
    setembro 9, 2011 at 10:09 am

    TODAS VEZ QUE VOU A SANTANA DO JACARE PASSO POR AI E APREÇIO ESTAS CAÇHAÇAS MARAVILHOSAS [[[ LUCIO F MELO] SUZANO SP

  • ELDON BANDEIRA DE ALMEIDA
    setembro 9, 2011 at 10:42 am

    Olá turma do mapa da cachaça,
    Eu sou ELDON BANDEIRA, amo CACHAÇA ARTESANAL, e por um amante desse produto, é que estou realizando o meu SONHO que é fabricar cachaça de boa qualidade, pois comecei a fazer a CACHAÇA MONTE ALEGRE, NO SUL DO ESTADO DO CEARÁ na FAZENDA MONTE ALEGRE,KM 446 DA BR 116 zona rural- BARRO-CE
    a 446 KM DE FORTALEZA E A 90 KM DE JUAZEIRO DO NORTE, estou gostando das matérias da turma caminhos da cachaça, e espero que um dia vocês tenha oportunidade de provar de uma cachaça CEARENSE com as mesmas caracteristicas
    das cachaças mineiras ou das cachaças paraibanas, pois eu estive em AREIA-PB(FESTIVAL DO FRIO e minha cachaça foi apreciada pelos Paraibanos e gostaram da mesma.
    um abraço brevemente encontraremos.
    ELDON

  • Luca Allegro
    setembro 9, 2011 at 1:05 pm

    Teste`as cegas realmente dá o merito ao trabalho da Fazenda Vacaro com a sua Serra das Almas. Parabéns especial por ser Organica Certificada! A chapada Diamantina da Bahia tem vocacao para a producao de qualidade! Parabens ao MAPA pela iniciativa isenta e por nos dar oportunidade de conhecer novas origens.

  • André Pereira
    setembro 9, 2011 at 6:23 pm

    Senhores, gostaria de saber se outras cachaças foram analisadas ou se estas 10 representam o universo total analisado? Achei que muita cachaça branca, julgadas como muito boas pelo mercado, ficaram de fora, exemplos: Santo Grau Coronel Xaves, Coqueiro, Taverna de Minas (esta o Leandro conhece bem!), etc. Se foram analisadas outras marcas, poderiam nos informar?

    Parabéns pela iniciativa, é muito bom ver o produto cachaça ser valorizado!

    abs.
    André Pereira

  • Hércules
    setembro 9, 2011 at 7:32 pm

    André, acho que a resposta a uma pergunta que fiz acima pode te esclarecer. Quanto à Santo Grau de Coronel Xavier é excelente mesmo, a Coqueiro considero boa e a Taverna ainda não provei, espero ter a oportunidade.

  • JOSÉ EUGÊNIO DE FARIA
    setembro 21, 2011 at 7:06 pm

    Pessoal do Mapa da Cachaça , por acaso a Cachaça Alegria dos Currais de Minas foi avaliada? Como se faz para entrar em um concurso desses?

  • Maurício
    outubro 13, 2011 at 7:07 pm

    Olá, moro em João Pessoa e aqui na PB existem quatro cachaças de alta qualidade, a Serra Limpa, Serra Preta, Volúpia e a Rainha. Eu gostaria de dicas sobre onde posso adquirir outras marcas de boas cachaças de outros estados.

    Abraços.

    • Mapa da Cachaça
      outubro 14, 2011 at 10:15 am

      Oi Maurício. Estamos mapeando tb os melhores lugares para se comprar uma boa cachaça. Em breve, colocaremos essas dicas aqui no Mapa da Cachaça.

  • Max borges
    novembro 2, 2011 at 11:13 am

    parabens MAPA pelo excelente trabalho, que vem desempenhando, e esperamos sim uma visita de vcs aqui na Joao Mendes. Combina lá com os meus amigos do Mocotó e vam juntos, o Rodrigo ja foi. Abraço

    • Gabriela Barreto
      novembro 2, 2011 at 11:37 am

      Oi Max! Será um prazer visitar a João Mendes. Já passamos na frente do alambique uma vez, mas estava muito tarde para paramos. Da próxima vez, vamos sair mais cedo. grande abraço

  • Walter Braga
    novembro 24, 2011 at 2:02 pm

    Gostaria de receber informações sobre comercialização de cachaça. Meu nome é Walter Braga e militei durante trinta anos no mercado hoteleiro do Rio, como gerente comercial. Se algum alambique estiver interessado na divulgação e venda do produto, fazer contato através do e-mail: [email protected]
    No aguardo, agradeço as informações e despeço-me com um forte abraço para todos.

  • […] algumas revistas, universidades e organizações do setor (todos publicados pelo MdC, veja aqui: ranking Vip, ranking Playboy, ranking Quissamã, ranking Unesp, ranking ExpoCachaça), podem ajudar muito a […]

  • Anderson Lopes
    junho 1, 2012 at 7:35 pm

    Olá, em primeiro lugar gostaria de parabenizar por esse site onde pude tirar algumas duvidas e ficar por dentro desse mundo da cachaça, bem a minha coleção está apenas no inicio mas gostaria de recomendar uma cachaça em especial a ti caro Leandro Batista.
    Cachaça de Minas – Serra ´´DA BOA´´ Eesperança que é fabricada em uma cidade que tenho muito carinha Boa Esperança MG.
    Obrigado

  • Anderson Lopes
    junho 1, 2012 at 7:37 pm

    Desculpa o nome é: Cachaça de Minas – Serra ´´DA BOA´´ Esperança

  • […] de degustação, a Cachaça Mato Dentro se destaca. Já figurou duas vezes no ranking da Playboy e terceiro lugar no ranking da revista VIP.O design da embalagem é todo concatenado conceitualmente, cada elemento do rótulo e da caixa tem […]

  • Faustão
    abril 25, 2014 at 11:14 am

    Gostaria de saber quantos rótulos foram utilizados nesta avaliação ? Se foram de todo o país ? Ou regionalizados.
    Existe um ranking completo da avaliação ?

    • Mapa da Cachaça
      abril 26, 2014 at 12:22 pm

      Queremos fazer um pelo Mapa da Cachaça, Faustão. Só com cachaça artesanal de qualidade.

  • Paulo
    novembro 15, 2014 at 1:37 am

    Parabéns muito bom

Adicionar um comentário