Ranking de Cachaça da Revista VIP 2013: Cachaças Envelhecidas em Carvalho

Mapa da Cachaça participa do juri do Ranking de Cachaças da Revista VIP de 2013, que trouxe cachaças envelhecidas em barris de carvalho.

vip

Há três anos a VIP realiza anualmente o Ranking de Cachaça selecionando as melhores cachaças brancas (2011) e amarelas (2012). Este ano foi a vez das cachaças envelhecidas em barris de carvalho.

O evento foi realizado no Engenho Mocotó (espaço de experimentos gastronômicos no Mocotó Restaurante e Cachaçaria e 12 amostras de diferentes regiões do país foram selecionados pelo Sommelier Leandro Batista para compor o teste cego do ranking. O júri foi formado por especialistas e técnicos, a Gabi Barreto representou o Mapa da Cachaça; Ana Toshimi, especialista em saquê; Fernando Saraiva, editor de arte da revista VIP; Illan Gomes, dono da distribuidora de cachaça Solution; Leandro Batista, Sommelier de Cachaça do Mocotó; Leandro Marelli, pós doutor em cachaças pela USP; Marcos Nogueira, editor da VIP; Nelson Duarte, master blender da empresa Consulado da Cachaça e Renato Krausz, redator-chefe da VIP. Todas as doses passaram por avaliação visual, olfativa, gustativa e final e receberam notas de 1 a 5. Ao final da degustação as notas de todos os jurados foram somadas e chegamos ao seguinte resultado:

Ranking de Cachaça VIP 2013: Cachaças Envelhecidas em Carvalho

  1. Rochinha 12 Anos
  2. Germana Heritage
  3. Áurea Custódio
  4. Bodocó Safra Especial
  5. Weber Haus Lote 48 Anos 12 Anos
  6. Leblon Signature Merlet
  7. Reserva 51
  8. Companheira Extra Premium
  9. Dona Beja Extra Premium
  10. Santa Rosa XIV Exclusive
  11. Do Barão Reserva Especial
  12. Fogo da Cana Extra Premium

Confira a matéria na íntegra aqui:

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
  • André
    julho 24, 2013 at 9:09 pm

    Legal voltarmos a ter a cachaça como “assunto” numa revista de grande circulação!!! Eu gostaria de saber pq foram selecionadas somente estas doze amostras sendo que temos tantas outras cachaças envelhecidas em carvalho. Ex: Vale Verde.

    abs.
    André

  • Gabriela
    julho 29, 2013 at 10:28 am

    Não conheço algumas dessas.
    Como é realizada essa escolha?
    Conheçam a Cachaça Tiara de Barra Longa, MG…é incrível e existe desde 1940. Artesanal, e envelhecida em Carvalho.
    Sabor que agrada, que envolve!

  • Khalil Tocci
    agosto 15, 2013 at 10:36 am

    O especialista garimpou cachaças como “Reserva 51, Werber Haus, Dona Beja e etc.” para um mesmo ranking? Muito bom ! Isso está cada vez melhor. Vou já correndo garantir minhas garrafas e agradecer a todos os envolvidos na formulação e divulgação do ranking. Parabéns !

  • joão paulo
    agosto 20, 2013 at 1:22 am

    Só confia nessa lista ai quem nunca tomou cachaça paraibana. Da mesma forma que a bélgica, para mim, é o país com as melhores cervejas, a paraiba é o estado com as melhores cachaças.

Adicionar um comentário

Curso

Aprenda o Essencial da Cachaça

R$190

Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça