por Felipe Jannuzzi
Uma grande referencia para o Mapa da Cachaça e seus projetos, como o Alambique São Paulo e o Alambique Brasil, é o documentário do diretor Pedro Urano chamado “Estrada Real da Cachaça”.
O longa-metragem apresenta o caminho percorrido pela Cachaça nos tempos de um Brasil Colonial e revela, através de seus personagens e cenários, uma investigação histórica, socio-economica, antropológica e poética sobre a cultura envolta do destilado brasileiro.
Vejam só como a sinopse do filme sintetiza muito o trabalho realizado nesse site:
“Estrada Real da Cachaça propõe a reatualização de um percurso ancestral com o objetivo de mapear a presença da cachaça na cultura brasileira“.
Em 2008, Pedro e sua equipe já estavam engajados em documentar, divulgar e valorizar esse importante fragmento da cultura brasileira.
Depois de ser exibido em diversos países e ganhar prêmios como o troféu Redentor de Melhor Documentário, no Festival do Rio, o Estrada Real da Cachaça vai finalmente chegar às salas de cinema brasileiros na próxima sexta-feira 17 de junho.
O lançamento vai acontecer através da SESSÃO VITRINE em algumas capitais brasileiras
(São Paulo, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro).
O que mais me impressionou no documentário foi a qualidade da fotografia e da trilha sonora. A sua proposta é mostrar para o espectador as imagens visuais e sonoras durante o percurso pela Estrada Real, quase como num road-movie: a poeira, os sons da carroça de boi, as cantorias, o moer da cana-de-açúcar.
A beleza plástica das imagens são complementadas por depoimentos em voz off, ou seja, sem apresentar a imagem do locutor, fugindo assim da estrutura clássica de documentário. O recurso se justifica como estética de um filme sempre em movimento, no qual o importante mesmo é mostrar o seu principal personagem: o percurso ancestral da Cachaça pela Estrada Real.
Toda essa experiência será amplificada nas salas de cinema e com certeza não deixarei de ir, já que sou pesquisador da área e apreciador de um documentário de qualidade.
- São Paulo
Espaço Unibanco – sala 4
18h (todos os dias)
- Rio de Janeiro
Cine Jóia
21h (todos os dias)
- Curitiba
Cinemateca
14h (todos os dias)
- Salvador
Sala cine XIV
19h15 (todos os dias)
- Vitória
Cineclube Metrópolis
16h (todos os dias)
- Porto Alegre
SALA PF Gaspal
19h (todos os dias)
Adicionar um comentário