Estrada Real da Cachaça nos Cinemas Nacionais

por Felipe Jannuzzi

www.mapadacachaca.com.br - O documentário Estrada Real da Cachaça

Uma grande referencia para o Mapa da Cachaça e seus projetos, como o Alambique São Paulo e o Alambique Brasil, é o documentário do diretor Pedro Urano chamado “Estrada Real da Cachaça”.

O longa-metragem apresenta o caminho percorrido pela Cachaça nos tempos de um Brasil Colonial e revela, através de seus personagens e cenários, uma investigação histórica, socio-economica, antropológica e poética sobre a cultura envolta do destilado brasileiro.

Vejam só como a sinopse do filme sintetiza muito o trabalho realizado nesse site:

“Estrada Real da Cachaça propõe a reatualização de um percurso ancestral com o objetivo de mapear a presença da cachaça na cultura brasileira“.

Em 2008, Pedro e sua equipe já estavam engajados em documentar, divulgar e valorizar esse importante fragmento da cultura brasileira.

Depois de ser exibido em diversos países e ganhar prêmios como o troféu Redentor de Melhor Documentário, no Festival do Rio, o Estrada Real da Cachaça vai finalmente chegar às salas de cinema brasileiros na próxima sexta-feira 17 de junho.

O lançamento vai acontecer através da SESSÃO VITRINE em algumas capitais brasileiras

(São Paulo, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro).

O que mais me impressionou no documentário foi a qualidade da fotografia e da trilha sonora. A sua proposta é mostrar para o espectador as imagens visuais e sonoras durante o percurso pela Estrada Real, quase como num road-movie: a poeira, os sons da carroça de boi, as cantorias, o moer da cana-de-açúcar.

A beleza plástica das imagens são complementadas por depoimentos em voz off, ou seja, sem apresentar a imagem do locutor, fugindo assim da estrutura clássica de documentário. O recurso se justifica como estética de um filme sempre em movimento, no qual o importante mesmo é mostrar o seu principal personagem: o percurso ancestral da Cachaça pela Estrada Real.

Toda essa experiência será amplificada nas salas de cinema e com certeza não deixarei de ir, já que sou pesquisador da área e apreciador de um documentário de qualidade.

  • São Paulo

Espaço Unibanco – sala 4

18h (todos os dias)

  • Rio de Janeiro

Cine Jóia

21h (todos os dias)

  • Curitiba

Cinemateca

14h (todos os dias)

  • Salvador

Sala cine XIV

19h15 (todos os dias)

  • Vitória

Cineclube Metrópolis

16h (todos os dias)

  • Porto Alegre

SALA PF Gaspal

19h (todos os dias)

 

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
barril de balsamo

Barril de bálsamo para envelhecer cachaça

Compre barril de bálsamo para envelhecer bebidas e agregar novas cores, aromas e sabores ao seu destilado (cachaça, rum, uísque), cerveja ou coquetel.

Comprar
Barril de amburana

Barril de amburana para envelhecer cachaça

Barril de diversos tamanhos da madeira amburana (Amburana cearenses) para envelhecer cachaça e outras bebidas como rum, cerveja e coquetéis.

Comprar
dorna de amburana

Dorna de amburana para envelhecer cachaça

Já pensou em ter sua própria dorna para envelhecer cachaça? Nós fizemos uma seleção dos melhores barris e dornas de amburana para você começar seus experimentos em casa com bebidas  fermentadas e destiladas.

Comprar
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário