Cachaça 51 faz placement no Two and a Half Men - Mapa da Cachaça
Verallia

Cachaça 51 faz placement no seriado Two and a Half Men

19 de 01 de 2015

O product placement é uma ferramenta de marketing muito utilizada atualmente, no qual se insere produtos comerciais em cenários e contextos de entretenimento e ficção. Este é o caso da última estratégia utilizada pela Cachaça 51. A marca, que busca abrir cada vez mais espaço no mercado internacional para a cachaça, fez duas aparições em sua versão exportação na última temporada do seriado Two and a Half Men. Em um dos episódios é possível ver a bebida na cozinha da casa do jovem milionário Walden Schmidt. Já no outro, a garrafa figura na sala da mansão.

Para Paula Videira, gerente de Marketing da Cia Müller de Bebidas, produtora de cachaça de coluna de Pirassununga, a ação num programa de TV aberta no exterior tem dois objetivos: impactar a audiência estrangeira que ainda não conhece o produto, mas também o próprio brasileiro, já que estas séries também são exibidas por aqui. Em segundo, está o custo. Paula afirma que  fazer uma campanha nos EUA é mais barato, por exemplo, do que fazer no horário nobre da grade nacional.

Um outro motivo para o investimento na ação que traçamos por aqui é a dificuldade crescente de bebidas alcoólicas em aparecerem na TV e rádio brasileiras. Recentemente, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) aprovou uma lei, em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), direcionada as empresas fabricantes de bebidas alcoólicas.

A lei visa aplicar uma série de restrições às propagandas e campanhas publicitárias de empresas que comercializem bebidas com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 graus. Esses produtos poderão exibir propagandas de bebidas após as 21h e até as 6h nas emissoras e rádios nacionais. Outra medida da lei e que entre 21h e 23h, as propagandas apenas poderão ser exibidas em intervalos de programas não recomendados para menores de 18 anos.

Dessa forma, o product placement da cachaça 51 acaba sendo uma forma de divulgar a bebida, mas sem se impor às novas limitações da lei.

Não é a primeira vez que a marca investe em product placement nos seriados da televisão estadunidense.  Em 2013, uma garrafa da cachaça brasileira 51 foi usada em outro sitcom líder de audiência americano, o The Big Bang Theory. Produzida pela Cia. Müller de bebidas, o produto aproveitou a oportunidade utilizando da ferramenta logo após os Estados Unidos reconhecerem a cachaça como produto genuinamente brasileiro. Antes disso, a bebida era vendida no país como brazilian rum.

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