Cachaça 51 faz placement no seriado Two and a Half Men

  • Publicado 9 anos atrás

O product placement é uma ferramenta de marketing muito utilizada atualmente, no qual se insere produtos comerciais em cenários e contextos de entretenimento e ficção. Este é o caso da última estratégia utilizada pela Cachaça 51.

Two and a half men

A cachaça 51, que busca abrir cada vez mais espaço no mercado internacional para a cachaça, fez duas aparições em sua versão exportação na última temporada do seriado Two and a Half Men. Em um dos episódios é possível ver a bebida na cozinha da casa do jovem milionário Walden Schmidt. Já no outro, a garrafa figura na sala da mansão.

Para Paula Videira, gerente de Marketing da Cia Müller de Bebidas, produtora de cachaça de coluna de Pirassununga, a ação num programa de TV aberta no exterior tem dois objetivos: impactar a audiência estrangeira que ainda não conhece o produto, mas também o próprio brasileiro, já que estas séries também são exibidas por aqui. Em segundo, está o custo. Paula afirma que  fazer uma campanha nos EUA é mais barato, por exemplo, do que fazer no horário nobre da grade nacional.

Um outro motivo para o investimento na ação que traçamos por aqui é a dificuldade crescente de bebidas alcoólicas em aparecerem na TV e rádio brasileiras. Recentemente, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) aprovou uma lei, em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), direcionada as empresas fabricantes de bebidas alcoólicas.

A lei visa aplicar uma série de restrições às propagandas e campanhas publicitárias de empresas que comercializem bebidas com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 graus. Esses produtos poderão exibir propagandas de bebidas após as 21h e até as 6h nas emissoras e rádios nacionais. Outra medida da lei e que entre 21h e 23h, as propagandas apenas poderão ser exibidas em intervalos de programas não recomendados para menores de 18 anos.

Dessa forma, o product placement da cachaça 51 acaba sendo uma forma de divulgar a bebida, mas sem se impor às novas limitações da lei.

Não é a primeira vez que a marca investe em product placement nos seriados da televisão estadunidense.  Em 2013, uma garrafa da cachaça brasileira 51 foi usada em outro sitcom líder de audiência americano, o The Big Bang Theory. Produzida pela Cia. Müller de bebidas, o produto aproveitou a oportunidade utilizando da ferramenta logo após os Estados Unidos reconhecerem a cachaça como produto genuinamente brasileiro. Antes disso, a bebida era vendida no país como brazilian rum.

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...