Brasil e México se unem para proteger cachaça e tequila - Mapa da Cachaça
Verallia

Brasil e México se unem para proteger cachaça e tequila

04 de 03 de 2016

Plantação de Agave

Plantação de agave, materia-prima do tequila

Brasil e México estão juntos na defesa da cachaça e do tequila. Na última segunda-feira (22/02), os dois países assinaram um acordo, cujo os objetivos eram reiterar a relação das bebidas com sua origem e estimular a comercialização.

“O (acordo) vai assegurar a proteção recíproca de nossos respectivos mercados”, afirmou Mauro Vieira, Ministro das Relações Exteriores do Brasil, em mensagem à imprensa.

Para leigos, talvez pareça demasiado óbvio que a cachaça seja identificada com a cultura brasileira e que o tequila seja relacionada aos mexicanos e sua história. Porém, há investidas que comprovam que medidas desta natureza são mais do que bem vindas.

Em entrevista ao Mapa da Cachaça, o mestre Derivan, um dos principais barmans do país, contou que a caipirinha quase virou coisa de gringo. Quando o drink foi ser registrado na International Bartender Association (IBA), representantes de países nórdicos disseram ter a receita oficial.

Para eles, caipirinha podia ser feita com vodka e abacaxi. No mínimo, um absurdo para quem conhece a receita e a importância deste drink na cultura brasileira. Naquela época, a caipirinha escapou e, agora, a cachaça e tequila também se mostram destemidas contra investidas estrangeiras.

A determinação de Brasil e México também pode ser observada no mercado nacional. O acordo prevê a criação de um grupo de trabalho para combater produtos, nos dois países, que usem as denominações “cachaça” e “caipirinha” de forma equivocada.

Para o acordo, não basta ser brasileiro ou mexicano para produzir as bebidas. Os produtores devem agora, mais do que antes, respeitar as leis que regem sua produção e, assim, primar pela qualidade.

Outro ponto importante do acordo é o desejo de estimular a comercialização das bebidas entre Brasil e México. No documento, os países se comprometem a se aprofundar nas legislações nacionais para resolver questões técnicas que dificultam o comércio.

Anúncios

PUBLICADO POR:

Comentários

Seleção de Cachaças

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list