Ranking de Cachaça - Veja 2010 - Mapa da Cachaça
Verallia

Ranking de Cachaça – Veja 2010

15 de 09 de 2010

Leandro Batista, Rodrigo Oliveira, Erwin Weimann, Maurício Maia e Delfino Golfeto participam do Ranking de Cachaça da Veja de 2010. Reportagem do dia 17 de Fevereiro de 2010, escrita por Anna Paula Buchalla.

Por definição, a cachaça é a aguardente de cana que possui teor alcoólico entre 38% e 48%. Ela pode ser classificada como branca – em geral, engarrafada logo depois de produzida – ou envelhecida, com cor, aroma e sabor alternados pelo armazenamento em barris de madeira por um ano, no mínimo. A envelhecida pode ou não ser misturada a uma medida de destilado recém-produzido. Quando isso não acontece, ela recebe a qualificação premium ou extra-premium (se passa mais de três anos armazenada).

Já ainda a adoçada, com concentrações de açúcar superiores a 6 gramas por litro. Como existem mais de 4 mil marcas de cachaça produzidas de norte a sul do país, VEJA convidou seis especialistas para estabelecer um ranking das melhores, divididas entre brancas e envelhecidas. Cada jurado enviou uma lista com dez sugestões de sua preferência por categoria. Do cruzamento das listas, chegou-se às cinco melhores em cada uma delas. Todas foram degustadas e avaliadas com notas de zero a 10 no restaurante Motocó, em São Paulo.

Leandro Batista e Rodrigo Oliveira na Veja

O ranking Veja 2010:

RANKING DAS CACHAÇAS BRANCAS:

Empatados em 1º lugar:

Volúpia e Serra Limpa: nota: 5,5

2º Coqueiro: nota: 5

3º Santo Grau Paraty: nota: 4,5

4º Serra Preta: nota: 4

RANKING DAS CACHAÇAS ENVELHECIDAS:

1º Anísio Santiago: nota: 9

2º Canarinha: nota: 7,5

3º Vale Verde: nota: 7

4º Nega Fulô Carvalho: nota: 6,5

5º Armazém Vieira Porto Nossa Senhora do Desterro: nota: 6

Anúncios

PUBLICADO POR:

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list