Exposição de Rótulos de Cachaça no Instituto Tomie Ohtake - Mapa da Cachaça
Verallia

Exposição de Rótulos de Cachaça no Instituto Tomie Ohtake

11 de 02 de 2011

Carinhosamente Engarrafada

A equipe do Mapa da Cachaça esteve na exposição de rótulos de cachaça chamada “Carinhosamente engarrafada” no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo. Os rótulos expostos pertencem ao designer gráfico e pesquisador carioca Egeu Laus e à Fundação Joaquim Nabuco, centro de estudos sociais dedicado à cultura nordestina.

A curadoria e produção separou os mais de 400 rótulos por temáticas como: humor, pin-ups, figuras indígenas, paisagens e lugares. Foi interessante perceber que mesmo em cidades muito distantes, os desenhos repetiam diversas semelhanças como temas, traços e cores.

Além dos rótulos, estavam expostas algumas pedras litográficas que eram usadas para a impressão dos exemplares nas décadas de 1950 e 1960. O uso dessa ferramenta para a impressão dos rótulos justifica a presença constante das cores vermelho, amarelo, preto e azul nas ilustrações.

O principal motivo da exposição é justamente identificar nos rótulos um design brasileiro, com toda a sua simplicidade, até mesmo ingenuidade, mas ainda com elementos marcantes que seduzem o consumidor e traduzem a alegria do povo brasileiro. A maioria dos rótulos ali presentes não apresentavam compromissos declarados com estratégias de mercado e assumem uma identidade do homem do campo e do seu cotidiano.

Para trazer essas análises e elevar uma identidade nacional, na última quinta os pesquisadores Ronald Kapaz, Milton Cipis e o próprio Egeu Laus ministraram uma mesa-redonda, abrindo posteriormente para perguntas.

Egeu Laus, Milton Cipis e Ronal Kapaz - Carinhosamente Engarrafada

Palestra Tomie Ohtake - Rótulos de Cachaça

Quando começamos a trabalhar com o projeto Mapa da Cachaça sabíamos que estávamos entrando num tema muito complexo e rico. As ilustrações presentes nos rótulos das cachaças exemplificam essa imensidão de dados e estórias sobre o povo brasileiro. Com o objetivo maior de compreender mais a nossa cultura e história, o Mapa da Cachaça ainda abordará muito esse assunto que estampa as garrafas da bebida.

Deixamos abaixo as histórias de dois rótulos. O primeiro é sobre o sonho da produtora Maria Izabel que originou o rótulo da sua cachaça. O segundo é um depoimento da pesquisadora Alessandra Trindade que fala como um erro da gráfica foi decisivo para a criação do nome e rótulo da Cachaça Canarinho.

Carinhosamente Engarrafada
Terça a domingo, das 11h às 20h. Até 10 de abril
Instituto Tomie Ohtake – Av. Faria Lima, 201, Pinheiros. São Paulo
Grátis
Informações: (0xx11) 2245-1900
www.institutotomieohtake.org.br

O Sonho de Maria Izabel

O Rótulo da Cachaça Canarinho

Fotos no Instituto Tomie Ohtake
Rótulos de Cachaça - Tomie Ohtake

Rótulos de Cachaça - Tomie Ohtake
Rótulo Cachaça - Tomie Ohtake - Paisagem
Carinhosamente Engarrafada - Rótulos de Cachaça no Instito Tomie Ohtake
Egeu Laus - Carinhosamente Engarrafada - Tomie Ohtake
Rótulos de Cachaça - Carinhosamente Engarrafada - Tomie Ohtake - Humor

Anúncios

PUBLICADO POR:

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list