História da Cachaça

A Fazenda Marquesa está localizada na microrregião de Salinas – MG, na bacia do Alto Rio Pardo, rio que nasce na Serra do Espinhaço e segue no sentido oeste-leste direto para o Atlântico. A paisagem do Alto Rio Pardo é dominada por comunidades de pequenos produtores, que mantém a tradição de produção de cachaça de canaviais que cultivam nos vales mais úmidos da região.

Com altitude entorno de 900 metros a região possui um clima ameno. Diariamente uma massa matinal de ar úmido é trazida pelas nuvens marinhas. As tardes são quentes e ensolaradas. Esse microclima contribui para a produção de variedades de canas locais ricas em sabor e excepcionalmente doces.

A base orgânica da Encantos da Marquesa

Para garantir a qualidade do canavial foi desenvolvido um sistema de produção de adubo na própria fazenda, sem utilização de fertilizantes químicos. O processo envolve confinar o gado, somente durante a noite, em espaço com o chão forrado por uma camada de 80 cm de pó de rocha silicática, no cocho os animais recebem a
ponteira da cana colhida no dia. A característica básica das rochas silicáticas permite também neutralizar o vinhoto resultante da produção, que se junta na formulação do adubo. O sistema batizado de “boi-tel” consegue recolher 1/3 do esterco do gado e possibilita, nas condições da fazenda, produzir até 300 toneladas de adubo orgânico por ano.

 

 

A Cachaça Encantos da Marquesa Blend de Canas é produzida na Fazenda da Marquesa em Indaiabira/MG.

Ela é uma cachaça branca, produzida de forma orgânica, com três variedades de cana tradicionais da Região de Salinas: as Javas Branca, Amarela e Preta. Ela é uma cachaça safrada e cada safra apresenta características próprias.

 

Tipo de cachaça
Dados da cachaça
  • Nome da cachaça
    Encantos da Marquesa Blend de Cana
  • Faixa de preço
    $$
  • Ativa no mercado
    Sim
  • Orgânica
    Sim
  • Cana própria
    Sim
  • Variedades de cana
    Javas Branca, Amarela e Preta
  • Levedura
    Levedura selecionada
  • Destilação em
    Alambique de cobre
Volume
Teor alcoólico
Localização

Indaiabira, MG, Brasil

Detalhes da Produção

A única cachaça no mercado que apresenta de forma sistematizada um blend de canas de variedades distintas. Os produtores da Encantos da Marquesa Blend de Cana utilizam as variedades java amarela e java preta.  A junção das duas variedades está baseada no caráter floral da amarela, combinado com o leve toque herbáceo da branca.

A levedura é autoctone e selecionada do canavial. A destilaç

    mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar uma avaliação
    Contato

      Redes Sociais

      Curso

      Aprenda o Essencial da Cachaça

      R$190

      Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

      40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

      Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça