Whisky Johnnie Walker - O verdadeiro despertar do Gigante? - Mapa da Cachaça
Verallia

Whisky Johnnie Walker – O verdadeiro despertar do Gigante?

12 de 10 de 2011

Será que o Gigante despertou mesmo? Você deve ter visto a última campanha do Whisky Johnnie Walker:

Whisky Johnnie Walker - O verdadeiro despertar do gigante

Inspirada numa histórica “lenda” de que as formas do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro seriam, na verdade, as de um imenso ser humano, a campanha traz à tona a história do Gigante Adormecido da Guanabara. “Deitado eternamente em berço esplêndido”, o mito aparece até em nosso Hino Nacional e já foi retratado por poetas e continua a ser investigado por historiadores e arqueólogos (veja aqui). O filme de 60 segundos mostra o despertar desse gigante, que sai andando pela orla carioca quando aparece o texto: “O gigante não está mais adormecido”. O fechamento vem com o slogan da marca: “Keep Walking, Brazil” (algo como “continue sempre caminhando, Brazil” – assim, com “z” mesmo!).

A sacada criativa, que chamou atenção de muita gente, foi parar na mídia, e já tem milhares de shares no Facebook. O que ninguém parou para pensar foi: falar no despertar do Brasil para uma marca de Whisky é realmente um despertar? Quando é que a gente vai acordar para a nossa verdadeira bebida?

Enquanto a Cachaça ainda luta para se valorizar, o whisky Johnnie Walker apresentou estupendo crescimento de 30% no volume de vendas do último ano só aqui no Brasil, e mereceu até comemoração com o comercial especial (fonte: Época Negócios). Não há uma bebida melhor que a outra: cada uma tem o seu grande valor – mas pouca gente sabe disto. Por isto, resolvemos trazer aqui um pouquinho mais de informação sobre as duas bebidas. Se você se sentiu orgulhoso ao assistir a campanha, sugiro que você leia isso aqui também, para continuar a fazer jus a seus deveres cívicos:

AS SEMELHANÇAS ENTRE WHISKY E CACHAÇA

  • Cachaça e Whisky são ambas consideradas “aguardentes”: bebidas destiladas a partir de ingredientes que fermentam. No caso do Whisky a matéria prima é composta basicamente de grãos de cevada malteados (sim, o malte vem da cevada!), e, na Cachaça, a cana de açúcar.
  • Ambas as bebidas são produzidas em alambique de cobre, de acordo com uma técnica específica que garante sua qualidade (“cabeça-coração e cauda”, veja mais aqui)

…E AS DIFERENÇAS

  • O Whisky é uma bebida nobre e só é consumido em sua forma envelhecida. Não existe Whisky “branco”, ou seja, que não tenha passado por pelo menos um ano num barril de carvalho. A Cachaça, por sua vez, pode ser servida sem envelhecer (a chamada bebida “branca”) ou, quando é envelhecida, além de contar com o Carvalho, conta com milhares de outras espécies brasileiras que garantem resultados surpreendentes: amburana, bálsamo, ipê, jequitibá e uma série de outras madeiras dão à Cachaça, cada uma, seu gostinho especial.
  • Os sabores do Whisky, mais próximos das notas de mel, madeira e cereais costumam ser menos “frescos” e “brilhantes” como as notas de cana de açúcar que se nota na Cachaça. Isto faz com que a nossa bebida combine muito mais com a maior parte dos nossos pratos típicos ou culinária regional.
  • Principalmente por ser consumida também em sua versão branca, a Cachaça tem uma miríade de drinks (como a caipirinha), que tornam a bebida nórdica um tanto menos versátil. Pelo mesmo motivo, há uma série de licores e receitas de outras bebidas feitas com a aguardente da cana, com especiarias, frutas, ou até ingredientes como o café e o mel.

Como você viu, continuar afirmando que Cachaça é pior que Whisky é dar uma de louco de pedra. Se há na Baía de Guanabara um gigante eu não sei, mas posso afirmar com certeza que pouca gente sabe o tamanho das qualidades dessa nossa bebida.

Um abraço e até o próximo post!

 

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PUBLICADO POR:

TAGS: whisky.

Comentários

  1. Hércules

    outubro 12, 2011

    O crescimento na venda de uísques se deve muito ao fator STATUS. A classe média e os novos ricos pouco se importam em degustar e avaliar o que bebem. Uma boa cachaça não perde para nenhum uísque de qualidade (pelo contrário), se compararmos então com os populares reds e blacks então é covardia. Parabéns pela matéria.

  2. Endrigo

    outubro 12, 2011

    Será que realmente o problema do consumo da cachaça está nos consumidores, ou seja, na gente? Aliás, como os consumidores criam valor a uma marca e decidem por consumi-la? Por que eles escolhem o Whisky e não a Cachaça?

    Discordo que o ponto é status. O problema está em como o Whisky e a Cachaça tem se posicionado nos últimos anos. Sim, estou falando de investimentos em comunicação. Não me recordo de ter visto boas propagandas de Cachaças nos últimos anos. Somos nós (marqueteiros, publicitárias, jornalistas, etc) os responsáveis pela criação de valor a marcas. É através da exposição contínua dos atributos de produtos/marcas que os consumidores criam valor e decidem pela compra.

    Precisamos entender que o mundo mudou. Não consumimos mais produtos, como há 50 anos. Estamos na transição para o consumo de valores. E aí está uma excelente oportunidade para começarmos a mostrar os valores da nossa Cachaça.

    Se alguém tem que despertar, somos nós. O Mapa da Cachaça já tem feito isso.

  3. Renato Figueiredo

    outubro 12, 2011

    Héricles, você tem muita razão no que afirma. Complementando com o comentário do Endrigo, para a Cachaça finalmente ter esse status, o que falta é propaganda, divulgação e informação. É aí que a gente se encaixa, e agradece a vocês por estarem conosco nessa empreitada!

    Um abraço,
    Renato.

  4. messias s. cavalcante

    outubro 14, 2011

    Excelente o vídeo! A propaganda é também muito criativa! É uma pena que nenhuma agência de propaganda tenha utilizado o nome e a imagem do Pão de Açúcar para fazer uma propaganda da Cachaça. O Morro do Pão de Açúcar foi assim chamado porque sua aparência lembrava o pão de açúcar, que era o mel cristalizado (açúcar), que se formava nas formas cônicas. Na parte inferior da forma havia furos por onde escorria o “mel de furo”, que não cristalizava. O mel era utilizado para se fabricar cachaça.

  5. Christian Michel

    outubro 14, 2011

    O vídeo é, indiscutivelmente, uma super produção. Excelente trabalho na área gráfica. A idéia é que me pareceu um tanto quanto forçada e de gosto duvidoso. Primeiro que, para mim, não é um gigante e sim um monstro que desperta, mais parecido com o estilo daquelas aventuras do “Jaspion”. Em segundo, é um crime ambiental, pois destroi dois patrimonios naturais de extremo valor para o brasileiro que é o morro do pão de açucar e o morro da urca. Em terceiro, e talvés mais grave, é que, ele desperta, dá apenas uma pequena olhada pro Brasil e toma o rumo do velho continente.

  6. Douglas Silva

    outubro 15, 2011

    Excelente o esclarecimento sobre as diferenças e semelhanças, entre uma bebida e outra. O brasileiro em geral dá pouca importância, entre o que é produzido aqui em nosso país e o que é fabricado lá fora. Muitos não bebem nossas cachaças, por pensarem que bebendo whisky, o status, o sabor, e a qualidade dessa bebida é melhor que as nossas cachaças. Puro engano…apreciem, degustem, experimentem nossas cachaças, dá mesma forma como fazem c/ os whisky e nos digam depois, se as cachaças são ou não melhores?!? Viva as boas cachaças!!!!

  7. Roger Clark

    outubro 15, 2011

    Está na Bíblia !!!!!

    Perdoem, eles não sabem o que fazem !!!

    Eu digo:

    PERDOEM, ELES NÃO SABEM O QUE BEBEM

  8. Tony Harion

    outubro 18, 2011

    Ótimo post Renato!

    A propaganda é indiscutivelmente boa, não tem como discutir, mas Brasil, pelo menos no meu dicionário, ainda se escreve com “S”.

  9. Renato Figueiredo

    outubro 19, 2011

    Caro Messias! Excelente observação e contribuição, obrigado!

  10. Renato Figueiredo

    outubro 19, 2011

    Christian, isso sem contar o fato de que depois que desperta, ele perde sua identidade nacional, não é mesmo? Ótima observação! Embora o vídeo não deixe de ser bem criativo!

    Douglas, Tony e Roger, é isso aí: o que falta mesmo é as pessoas experimentarem nossa bebida, certo? Obrigado pelas contribuições!

    Abraços

  11. […] falamos de marcas de whisky valorizando o orgulho brasileiro (veja esse post aqui), mas hoje vamos comentar algumas ações de publicidade que rolaram no mundo da Cachaça nesse ano […]

  12. Nao sou besta nao!

    dezembro 23, 2011

    Mentira das maiores! nao acordou coisissima nenhuma em meu ver eh so mais uma propaganda tentando iludir o povo…O brazil continua atolado na bandidagem e impunidade …tudo isso eh so mais um cala boca!!! nada mudou pelo menos nao estou vendo nada de mudanca ate agora so vejo ilusao e manipulacao! os bestas que acreditem mais isso eh um jogo de interesses onde quem deve estar lucrando com tudo isso esta rindo de nossa injenuidade pois querem que aceitemos tudo isso e que vai melhorar gente tenha calma…. sera? ta melhor??? vai melhorar??? sera mesmo??? pra mim eh tudo mentira!!!

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  16. Rebelo

    junho 9, 2012

    A questão é o status sim.. mas não uma questão de renda.. mas o Status de se consumir um Whisky…..é a maior explicação para o crescimento do whisky… claro que este crescimento veio em parte especialmente pelo grande investimento de marketing neste produto…

    O consumo aumentou em todas as classes sociais.. porém onde mais cresceu (classe C), que é o grande motor da economia nacional…

    Eu particularmente nunca gostei muito de Whisky… prefiro uma boa cachaça.. e também gosto muito de vodka.

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