Whisky Johnnie Walker - O verdadeiro despertar do Gigante?

  • Publicado 13 anos atrás

Será que o Gigante despertou mesmo? Você deve ter visto a última campanha do Whisky Johnnie Walker:

Whisky Johnnie Walker - O verdadeiro despertar do gigante

Inspirada numa histórica “lenda” de que as formas do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro seriam, na verdade, as de um imenso ser humano, a campanha traz à tona a história do Gigante Adormecido da Guanabara. “Deitado eternamente em berço esplêndido”, o mito aparece até em nosso Hino Nacional e já foi retratado por poetas e continua a ser investigado por historiadores e arqueólogos (veja aqui). O filme de 60 segundos mostra o despertar desse gigante, que sai andando pela orla carioca quando aparece o texto: “O gigante não está mais adormecido”. O fechamento vem com o slogan da marca: “Keep Walking, Brazil” (algo como “continue sempre caminhando, Brazil” – assim, com “z” mesmo!).

A sacada criativa, que chamou atenção de muita gente, foi parar na mídia, e já tem milhares de shares no Facebook. O que ninguém parou para pensar foi: falar no despertar do Brasil para uma marca de Whisky é realmente um despertar? Quando é que a gente vai acordar para a nossa verdadeira bebida?

Enquanto a Cachaça ainda luta para se valorizar, o whisky Johnnie Walker apresentou estupendo crescimento de 30% no volume de vendas do último ano só aqui no Brasil, e mereceu até comemoração com o comercial especial (fonte: Época Negócios). Não há uma bebida melhor que a outra: cada uma tem o seu grande valor – mas pouca gente sabe disto. Por isto, resolvemos trazer aqui um pouquinho mais de informação sobre as duas bebidas. Se você se sentiu orgulhoso ao assistir a campanha, sugiro que você leia isso aqui também, para continuar a fazer jus a seus deveres cívicos:

AS SEMELHANÇAS ENTRE WHISKY E CACHAÇA

  • Cachaça e Whisky são ambas consideradas “aguardentes”: bebidas destiladas a partir de ingredientes que fermentam. No caso do Whisky a matéria prima é composta basicamente de grãos de cevada malteados (sim, o malte vem da cevada!), e, na Cachaça, a cana de açúcar.
  • Ambas as bebidas são produzidas em alambique de cobre, de acordo com uma técnica específica que garante sua qualidade (“cabeça-coração e cauda”, veja mais aqui)

…E AS DIFERENÇAS

  • O Whisky é uma bebida nobre e só é consumido em sua forma envelhecida. Não existe Whisky “branco”, ou seja, que não tenha passado por pelo menos um ano num barril de carvalho. A Cachaça, por sua vez, pode ser servida sem envelhecer (a chamada bebida “branca”) ou, quando é envelhecida, além de contar com o Carvalho, conta com milhares de outras espécies brasileiras que garantem resultados surpreendentes: amburana, bálsamo, ipê, jequitibá e uma série de outras madeiras dão à Cachaça, cada uma, seu gostinho especial.
  • Os sabores do Whisky, mais próximos das notas de mel, madeira e cereais costumam ser menos “frescos” e “brilhantes” como as notas de cana de açúcar que se nota na Cachaça. Isto faz com que a nossa bebida combine muito mais com a maior parte dos nossos pratos típicos ou culinária regional.
  • Principalmente por ser consumida também em sua versão branca, a Cachaça tem uma miríade de drinks (como a caipirinha), que tornam a bebida nórdica um tanto menos versátil. Pelo mesmo motivo, há uma série de licores e receitas de outras bebidas feitas com a aguardente da cana, com especiarias, frutas, ou até ingredientes como o café e o mel.

Como você viu, continuar afirmando que Cachaça é pior que Whisky é dar uma de louco de pedra. Se há na Baía de Guanabara um gigante eu não sei, mas posso afirmar com certeza que pouca gente sabe o tamanho das qualidades dessa nossa bebida.

Um abraço e até o próximo post!

 

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...