Tradição e modernidade nas garrafas da Velho Alambique

  • Publicado 4 anos atrás

Cachaçaria Velho Alambique, localizada na Serra Gaúcha, usa garrafas da Verallia para assegurar a diferenciação de seus produtos e conquistar novos mercados

No coração da Serra Gaúcha, em meio à rota do vinho e da uva, a pequena Santa Teresa, com cerca de 2 mil habitantes é terra de descendentes de imigrantes poloneses e italianos. A pequena cidade, às margens dos rios Taquari e Barra Mansa é considerada por sua arquitetura e sua cultura como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Mas é muito mais do que uma atração turística, é a terra da Velho Alambique, destilaria fundada em 2001 e que deu continuidade à uma tradição de 100 anos desenvolvida por imigrantes italianos na região: produzir cachaça artesanal.

“Nós começamos sem nada de estrutura física e muito pouco de estrutura de conhecimento. Mas a gente foi aprendendo que tem de fazer sempre o que tem de melhor em busca do cliente que aprecia a nossa cachaça”,

Ivandro Remus, sócio-diretor da empresa.

Foi de Ivandro a iniciativa de conciliar práticas empresariais inovadoras e o respeito à cultura local de colheita e moagem, deixando no passado o tempo em que a cachaça era vendida em garrafões, de porta em porta, apenas para moradores da vizinhança.

Buscar a perfeição, o aprimoramento da produção a cada safra que passa é o lema da cachaçaria gaúcha, hoje reconhecida internacionalmente. Não é por acaso, que seus produtos já conquistaram, além de várias premiações nacionais, a medalha de prata, em 2013, e a medalha Gran Ouro, em 2015, no Concurso Mundial de Bruxelas para vinhos e destilados. Neste sentido, para a Velho Alambique, tão importante quanto o conteúdo é a apresentação de seus produtos, a forma como se apresentam ao consumidor. Por isso, utiliza garrafas produzidas pela Verallia, , uma das maiores fabricantes de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo, com três fábricas em operação no Brasil.

A cachaçaria dos Remus tem três marcas em seu portfólio:

Cachaça Velho Alambique

garrafa da cachaça Velho Alambique Carvalho

Certificada como produto orgânico essa cachaça é produzida integralmente com a cana cultivada sem o uso de aditivos químicos. É oferecida nas versões prata e quatro variedades premium:  Blend, Carvalho (medalha de ouro na Expocachaça e Grande Ouro no Concurso Nacional de Vinhos e Destilados deste ano), Amburana e Cabreuva (Medalha de Prata também no Concurso Nacional de 2019). Todas são envasadas na tradicional garrafa Cachaça do Brasil, de 700ml, assinada pela Verallia.

A Locomotiva

cachaca-a-locomotiva-ouro-

Também produzida com cana colhida nos canaviais da Velho Alambique, sem o uso de aditivos químicos, é comercializada nas versões ouro e prata. E também envasada na garrafa Cachaça do Brasil desenvolvida pela Verallia na versão 700ml.

VELHO ALAMBIQUE
A cachaçaria Velho Alambique se inspirou na locomotiva que passa pertinho do alambique para batizar uma de suas cachaças

Cachaça Cenário

garrafa da cachaça Cenário Velho alambique

Cachaça Extra-Premium, lançada em 2015 com uma de tiragem limitada e qualidade diferenciada, é envelhecida durante cinco anos em barris especiais, fabricados com blend de três madeiras: carvalho, grápia e angico.

Principal estrela da companhia, a Cenário é envasada na garrafa Oxford da Selective Line, linha de embalagens premium da Verallia, Com design arrojado e exclusivo, essa garrafa de 700 ml é produzida com vidro extra-branco e tem no requinte de sua arquitetura e na qualidade ímpar suas principais características de diferenciação.

“Toda a nossa linha de cachaças utiliza garrafas da Verallia. Quando decidimos lançar a Extra Premium Cenário precisávamos de uma garrafa que representasse uma verdadeira inovação para um produto tão exclusivo”,

diz Ivandro Remus, justificando a escolha da Oxford.

Unir a modernidade e a tradição, a tecnologia e a preservação dos processos artesanais é o desafio que marca a trajetória vitoriosa da Velho Alambique. Seu grande diferencial é ter controle total sobre a procedência da cana que entra na cachaçaria, de ter 100% dos canaviais que produzem a Velho Alambique sendo certificados como orgânicos. “Aqui, nós mesmos vamos à lavoura acompanhamos todo o processo de produção do começo ao fim”, conclui o sócio-diretor da companhia.

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...