Tiê Prata é eleita melhor cachaça branca do Brasil pelo IV Ranking da Cúpula da Cachaça

  • Publicado 4 anos atrás

Em 2020, o IV Ranking da Cúpula da Cachaça elege a cachaça Tiê Prata como a melhor cachaça sem passar por madeira do Brasil

A Cachaça Tiê Prata, produzida em Aiuruoca, no sul de Minas Gerais, pelo casal paulista Arnaldo Ramoska e Cris Amin, recebeu 72,74 pontos na avaliação do IV Ranking da Cúpula da Cachaça, ficando em 1º lugar entre as cachaças armazenadas em inox.

Na quarta edição do Ranking da Cúpula da Cachaça, buscando aprimorar a avaliação e divulgação dos resultados, as cachaças foram divididas em três categorias de acordo com as regras do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para a denominação da bebida:

As divisões das categorias de cachaça

Inox: As chamadas cachaça branquinhas ou purinhas porque não passa por madeira, mas podem ter sido armazenadas em dornas de aço inox, mantendo dessa forma a coloração original do destilado.

Armazenadas/Envelhecidas: As chamadas cachaças ouro porque ganham coloração que vai do amarelo palha podendo chegar ao dourado escuro. Pelo menos 50% da cachaça foi envelhecida em barris de madeira.

Premium/Extra Premium: A cachaça premium ficou armazenada por pelo menos 1 ano em barris de madeira de até 700 litros. As chamadas extra-premium foram armazenadas em barris de até 700 litros por pelo menos 3 anos.

A cachaça Tiê Prata pelo sommelier Maurício Ayer

Tiê Prata tem uma untuosidade mediana, típica de uma cachaça com teor alcoólico de 42%. É cristalina, brilhante. Ao nariz, os aromas de cana e de rapadura prevalecem. Na boca, é o sabor quase ferroso da rapadura que de novo se afirma, de maneira prolongada, com a presença marcante da sensação alcoólica, como deve ser uma cachaça de tradição.

Por suas características, trata-se de uma cachaça que trabalha muito bem na coquetelaria. Mas é preciso que se diga: isso só acontece nas mãos de bartenders que saibam trabalhar com uma verdadeira cachaça. Pois a Tiê não tem nada da bebida neutra que alguns buscam, é uma cachaça que se afirma na sua identidade, é saborosa e aromática. E provocante: convida ao tira-gosto e ao próximo gole.

Uma edição especial para marcar a conquista da Tiê Prata

A ideia dos produtores era fazer uma grande festa para comemorar a conquista, mas as restrições da pandemia acabaram limitando os planos de um encontro presencial. Mas para não deixar a conquista passar em branco, foi lançada uma versão limitada da versão da Tiê Prata destacando a premiação como melhor cachaça branca do Brasil.

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...