Projeto: Rótulo para cachaça Maria Izabel, branca e envelhecida
Ano de criação: 2004
Designer: Jeff Fisher, EUA
Técnica de ilustração: tinta acrílica
Técnica de impressão: Offset em 4 cores com faca especial
Posso dizer que foi com a Maria Izabel – a bebida – que aprendi a gostar de cachaça. A Maria Izabel e o jequitibá. Para mim, é a perfeição: a madeira, por ser de baixa densidade, permite uma perda menor de álcool, mantendo o sabor e coloração originais da bebida, resultando em uma cachaça pura e muito suave. Mas isso é assunto para os especialistas em cachaça e eu sou especialista em design; uma designer apreciadora de cachaça e apaixonada pela Maria Izabel: a bebida, seu rótulo e todo seu contexto.
É curioso que coincida o apreço pela cachaça e pelo design do rótulo. Fascinantes são as histórias por trás destes dois lados do mesmo objeto: histórias de sonhos, liberdade e autenticidade.
Em uma visita do Mapa da Cachaça ao sítio Santo Antonio, onde as Cachaças [cachaca id=”6880″]Maria Izabel Jequitibá[/cachaca] e [cachaca id=”6876″]Maria Izabel Carvalho[/cachaca] são produzidas, foi registrado um bonito relato sobre a origem do rótulo da Cachaça Maria Izabel:
Maria Izabel, a produtora, tem as mãos, os olhos e a alma em todo o primoroso processo produtivo. Fabrica hoje (com o conhecimento herdado do avô, um importante negociante de cachaça no século XIX), uma bebida premiada e reconhecida pelos especialistas.
O rótulo da bebida foi um presente de Liz Calder, produtora da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), que contratou o ilustrador americano Jeff Fisher, autor de várias capas de livros, como os das série Harry Potter. Jeff esteve em Paraty muitas vezes a convite da amiga. Conheceu o lugar e a personagem, se inspirando neles para sua criação.
O rótulo expressa ao mesmo tempo a simplicidade e a exuberância, a autenticidade e a delicadeza em extrema harmonia. A tipografia é autoral, elemento característico e recorrente do trabalho do ilustrador; o Tipo de estilo serifado, conota tradição em contraponto com o despojamento do traço; a peça gráfica é toda adornada com uma moldura orgânica e rebuscada que lembra o estilo art nouveau, que tem como características em comum com o rótulo: a temática de plantas e animais, o rebuscado que vem do Rococó.

Em comum com o universo da cachaça: a utilização da técnica de impressão litográfica colorida , que foi amplamente utilizada no Brasil em rótulos dos mais diversos produtos e, é claro, em rótulos de cachaça.
A temática se pauta em elementos da natureza, da feminilidade e da cidade de Paraty. Assim, a ilustração revela a figura de mulher-entidade que parece flutuar espalhando-se em um cenário onírico de palmeiras e animais. A figura feminina, de curvas generosas, tem os braços abertos e em uma das mãos segura um cálice e no outro um ramo de cana.

A cena, segundo a própria Maria Izabel conta no vídeo acima, é a ilustração de um sonho que teve e que Jeff só tomou conhecimento depois de ter entregue o projeto!
O que vemos no rótulo da cachaça Maria Izabel é o casamento perfeito entre o vintage e o contemporâneo, uma tradução quase literal do imaginário da proprietária: Maria Izabel, uma mulher que transformou-se em mito e que vive uma vida livre, descalça , em um lugar mágico e de sonhos. Materializada no rótulo através do traço autoral e da sensibilidade do ilustrador americano.
Lourdinha
junho 21, 2011 at 12:08 pmParabens….! voce merece…bjs
Maria
junho 21, 2011 at 7:10 pmAdorei! Parabens!!!!
mapadacachaca
junho 22, 2011 at 12:05 pmOi Maria, muito legal que você tenha gostado! Teremos semanalmente textos sobre design e cachaça. grande abraço
max rabelo
dezembro 25, 2011 at 10:01 pmOlá Mariana,
Muito bom seu texto sobre o rotulo desta cachaça, que por sinal fiquei muito curioso em apreciar, rsrsr
Gostaria de entrar em contato com voce, pois trabalho com produçao artesanal de cachaça, e gostaria de maiores informaçoes a respteito da criaçao de embalagens e rotulos para cachaça.
Uma braço!
Max
Mapa da Cachaça: 10 alambiques inesquecíveis em 2 anos de estrada | PapodeHomem
janeiro 28, 2013 at 7:22 pm[…] Maria Izabel é uma mulher simples, com uma rica história de vida e com grandes surpresas, como ter o rótulo da sua cachaça desenhado por Jeff Fisher, o designer das capas dos livros do Harry […]
Heloisa
dezembro 11, 2013 at 10:45 amJá tive o grande prazer de conhecer Maria Isabel! Sempre descalça e sorrindo!
Rótulos de cachaça que retratam figuras femininas - Mapa da Cachaça
março 5, 2020 at 11:07 am[…] 3. Maria Izabel […]
Adicionar um comentário