Projeto: Identidade visual e rótulo para cachaça Fidalga
Ano de criação: 2008 até 2011
Designer: Lígia Coimbra, São Paulo-SP, 1980
Técnica de ilustração: digital / vetor
Técnica de impressão: Impressão digital Indigo (HP) em adesivo transparente
A cachaça Fidalga é transparente em todos os sentidos. Ela se mostra como realmente é, de onde veio e o que deseja comunicar ao mundo.
Uma cachaça bem feita, caprichada, de pouca tiragem – apenas 3.000 litros por ano, de origem especial: um lugar mágico entre as montanhas da Serra da Mantiqueira em Congonhal, Minas Gerais. Segundo Paulo de Tarso, produtor da cachaça artesanal, tem o rótulo transparente para mostrar a coloração dourada adquirida pelo envelhecimento de 4 anos em tonéis de carvalho.
O fabricante garante o zelo na produção que se inicia na seleção e plantio de canas adequadas, prossegue quando do corte matinal e moagem imediata da cana que produzirá o fermentado a ser destilado no dia seguinte. A produção é de, no máximo, 100 litros ao dia. A levedura é natural da própria cana, sem qualquer acréscimo.
Coube a designer Lígia Coimbra o desafio de traduzir toda a poesia e singeleza do briefing para o rótulo. Em palavras do produtor: “Expusemos nosso desejo de uma imagem de produto que pudesse revelar a localização do sítio, entre as sinuosas montanhas elevadas da região da Mantiqueira, a simplicidade da vida da roça, a vegetação e a graça dos animais ali viventes.” traduzir a ideia de uma cachaça de qualidade, de tradição artesanal e originária da roça mineira.
O rótulo da cachaça Fidalga é a representação precisa da essência do produto e do produtor. Resultado da afinidade entre designer e cliente. E da preocupação da designer em conduzir um processo inteligente e trabalhar sobre premissas verdadeiras. Com muito esmero, Lígia inseriu elementos que remetem a atributos verdadeiros do produto.
Como protagonista sobre as montanhas que emolduram o rótulo, reina a galinha d’angola. Esta personagem de apreço tanto do produtor quanto da designer está representando a brasilidade. A galinha também estampa o topo da tampa da garrafa. Coroando a composição, temos um lindo e rebuscado balão que está impresso no verso mas se vê na frente devido à transparência do rótulo. O balão, segundo a designer, é um elemento poético e representa o encontro e a leveza, “transcendendo o estado natural de quem a aprecia”.
A tipografia é parte serifada, conotando tradição, parte manuscrita conotando esmero. Foi escolhida após inúmeros testes em que fontes sem serifa foram imediatamente descartadas por trazer atributos de contemporaneidade e informalidade que não condizem com a marca. O rótulo é a transcrição em linguagem autoral, de traço delicado, do pequeno sítio onde a cachaça Fidalga é fabricada.
Design autoral é característica do trabalho da Lígia, enquanto esteve à frente da Buriti Design. Formada pela 1º turma de design gráfico do Senac, em São Paulo, trabalhou com Simone Mattar que influenciou bastante na descoberta da linguagem da designer. Em 2008, redirecionou sua carreira para área estratégica do design se especializando em branding. Passou pela FutureBrand, multinacional de estratégia de marca e hoje gerencia projetos na Ana Couto Branding & Design em São Paulo, consultoria estratégica de branding especializada em criar marcas inspiradoras e relevantes.
Minha única ponderação em relação ao projeto é que a cachaça é considerada Extra Premium e linguagem tão singela não transmite o atributo de sofisticação que estamos acostumados a ver em produtos ditos premium no mercado. Porém, analisando a linguagem gráfica de produtos consagrados como queijos europeus e caviares beluga não identificamos atributos de autenticidade, de procedência e despojamento? Um produto realmente “Premium”é essencialmente autêntico.
Fotos da Cachaça Fidalga por Renato Stockler
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