Análise do rótulo da Cachaça Fidalga, Congonhal – MG

Projeto: Identidade visual e rótulo para cachaça Fidalga

Ano de criação: 2008 até 2011

Designer: Lígia Coimbra, São Paulo-SP, 1980

Técnica de ilustração: digital / vetor

Técnica de impressão: Impressão digital Indigo (HP) em adesivo transparente

Rotulo da Cachaça Fidalga

A cachaça Fidalga é transparente em todos os sentidos. Ela se mostra como realmente é, de onde veio e o que deseja comunicar ao mundo.

Uma cachaça bem feita, caprichada, de pouca tiragem – apenas 3.000 litros por ano, de origem especial: um lugar mágico entre as montanhas da Serra da Mantiqueira em Congonhal, Minas Gerais. Segundo Paulo de Tarso, produtor da cachaça artesanal, tem o rótulo transparente para mostrar a coloração dourada adquirida pelo envelhecimento de 4 anos em tonéis de carvalho.

O fabricante garante o zelo na produção que se inicia na seleção e plantio de canas adequadas, prossegue quando do corte matinal e moagem imediata da cana que produzirá o fermentado a ser destilado no dia seguinte. A produção é de, no máximo, 100 litros ao dia. A levedura é natural da própria cana, sem qualquer acréscimo.

Coube a designer Lígia Coimbra o desafio de traduzir toda a poesia e singeleza do briefing para o rótulo. Em palavras do produtor: “Expusemos nosso desejo de uma imagem de produto que pudesse revelar a localização do sítio, entre as sinuosas montanhas elevadas da região da Mantiqueira, a simplicidade da vida da roça, a vegetação e a graça dos animais ali viventes.” traduzir a ideia de uma cachaça de qualidade, de tradição artesanal e originária da roça mineira.

O rótulo da cachaça Fidalga é a representação precisa da essência do produto e do produtor. Resultado da afinidade entre designer e cliente. E da preocupação da designer em conduzir um processo inteligente e trabalhar sobre premissas verdadeiras. Com muito esmero, Lígia inseriu elementos que remetem a atributos verdadeiros do produto.

Como protagonista sobre as montanhas que emolduram o rótulo, reina a galinha d’angola. Esta personagem de apreço tanto do produtor quanto da designer está representando a brasilidade. A galinha também estampa o topo da tampa da garrafa. Coroando a composição, temos um lindo e rebuscado balão que está impresso no verso mas se vê na frente devido à transparência do rótulo. O balão, segundo a designer, é um elemento poético e representa o encontro e a leveza, “transcendendo o estado natural de quem a aprecia”.

Rótulo da Cachaça Fidalga

A tipografia é parte serifada, conotando tradição, parte manuscrita conotando esmero. Foi escolhida após inúmeros testes em que fontes sem serifa foram imediatamente descartadas por trazer atributos de contemporaneidade e informalidade que não condizem com a marca. O rótulo é a transcrição em linguagem autoral, de traço delicado, do pequeno sítio onde a cachaça Fidalga é fabricada.

Design autoral é característica do trabalho da Lígia, enquanto esteve à frente da Buriti Design. Formada pela 1º turma de design gráfico do Senac, em São Paulo, trabalhou com Simone Mattar que influenciou bastante na descoberta da linguagem da designer. Em 2008, redirecionou sua carreira para área estratégica do design se especializando em branding. Passou pela FutureBrand, multinacional de estratégia de marca e hoje gerencia projetos na Ana Couto Branding & Design em São Paulo, consultoria estratégica de branding especializada em criar marcas inspiradoras e relevantes.

Análise do rótulo da Cachaça Fidalga

Minha única ponderação em relação ao projeto é que a cachaça é considerada Extra Premium e linguagem tão singela não transmite o atributo de sofisticação que estamos acostumados a ver em produtos ditos premium no mercado. Porém, analisando a linguagem gráfica de produtos consagrados como queijos europeus e caviares beluga não identificamos atributos de autenticidade, de procedência e despojamento? Um produto realmente “Premium”é essencialmente autêntico.

 

Caviar - Rótulo da Cachaça Fidalga

Emmentaler Rótulo da Cachaça Fidalga

Fotos da Cachaça Fidalga por Renato Stockler

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeira 1kg – Sem Tosta

Um quilo de dadinhos de madeiras sem tosta para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
Dorna de Bálsamo

Dorna de bálsamo para envelhecer cachaça

Quer envelhecer sua própria cachaça, cerveja ou coquetel? Temos a dorna de bálsamo que você precisa para começar seus experimentos.

Comprar
dorna de amburana

Dorna de amburana para envelhecer cachaça

Já pensou em ter sua própria dorna para envelhecer cachaça? Nós fizemos uma seleção dos melhores barris e dornas de amburana para você começar seus experimentos em casa com bebidas  fermentadas e destiladas.

Comprar
  • Malu
    julho 5, 2011 at 9:11 am

    Maravilhoso o rótulo ! Lindo, criativo, colorido,transparente mostrando todo o dourado da Cachaça ! É o rótulo mais bonito que ja vi ! Parabens ao produtor e ao criador do rótulo e a vc, Mariana pela divulgação de tão belo trabalho e pelo site tão interessante , vou compartilhar ! Um abraço, Malu

    • mapadacachaca
      julho 5, 2011 at 11:23 am

      Olá Malu, ficamos felizes por ter gostado do Mapa da Cachaça e do Design e Cachaça. Teremos outros textos e análises em breve.

  • Roberto
    julho 5, 2011 at 12:32 pm

    Excelente o trabalho desenvolvido.
    Só espero poder degustar e trabalhar a venda no mercado.

  • Rodrigo Carvalhaes
    julho 5, 2011 at 4:05 pm

    O rótulo ficou bonito, mas eu prefiro a cachaça. MUITO BOA.

  • Estephanie Froqfwak Julia
    julho 11, 2011 at 5:26 pm

    nao gostei mais ou menos imagina se isso influencia a criança a beber

    • mapadacachaca
      julho 13, 2011 at 12:10 pm

      Olá Estephanie, é por isso que sempre enfatizamos o consumo moderado. E claro, criança e álcool não tem nada a ver!

  • Carlos Alberto Pereira da Silva
    novembro 15, 2011 at 9:12 pm

    O rotulo em termos de colorido ficou bom,mas para o mercado interno ou externo ficou muito primario e infantil temos que mostrar conteudo mais dentro do aspecto da linha da cachaça e não dá admiração da roça.

  • Idgie
    janeiro 19, 2012 at 1:46 am

    Lindo! As cores e a transparência me lembraram vitrais, mas o estilo do desenho, em contraste, deixou a arte com um ar bem moderno. Acho que ficou muito refinado, e não infantil.
    Fiquei com duas dúvidas, não sei se você saberia me responder: as informações obrigatórias (composição da cachaça, etc) ficaram onde? e, no caso dessa impressão em adesivo transparente envolvendo a garrafa inteira, o que fazer com as bordas do adesivo, elas não ficam feias quando se juntam, formando uma linha sabe? Estou começando nessa área de criação e gostaria muito de saber mais sobre esses detalhes..

  • mariana jorge
    fevereiro 17, 2012 at 12:57 pm

    Oi Idgie!

    Também acho bastante refinado, com toda sua simplicidade e autenticidade! As informações obrigatórias (que no caso da cachaça são poucas, ingrediente, por exemplo, é apenas “mosto fermentado de cana”) ficam na lateral, solução muito inteligente pois, do contrário, o texto apareceria na frente, complicando a harmonia do conjunto. o rótulo não se junta, o adesivo fica perfeito.

    Abs!

  • mariana jorge
    fevereiro 17, 2012 at 1:01 pm

    Ola Carlos,
    No universo da cachaça as mais variadas temáticas são permitidas, além disso, como dito no texto, mostrar / falar da origem do produto, é valor percebido e bastante desejado tanto aqui quanto lá fora.

    Obrigada por opinar!

    Abs

Adicionar um comentário
%d blogueiros gostam disto: