Rodrigo Oliveira, chef do Restaurante e Cachaçaria Mocotó, fala sobre a relação do restaurante com a cachaça. Conheça mais sobre a história desse importante restaurante de gastronomia sertaneja e o impacto que ele tem na representação da gastronomia brasileira no mundo.
O Mocotó é um restaurante de comida nordestina que fica na Zona Norte de São Paulo e que tem tido um grande reconhecimento por parte de público e crítica. Além de ser um excelente restaurante, a casa conta com uma das maiores cartas de cachaça de São Paulo, o que faz com que o Mocotó seja um local muito frequentado por apreciadores da bebida.
Rodrigo Oliveira, chef do restaurante, fala sobre como a cachaça sempre esteve presente na vida do Mocotó e que por isso ela passou a ser tema a ser estudado. Com a literatura esgotada, ele resolveu sair a campo para conhecer de perto o processo de produção da bebida e regiões produtoras em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, e também nas regiões Sul, Centro Oeste e no Nordeste. Nessa viagem interessantíssima, Rodrigo pôde perceber a riqueza e a diversidade da nossa bebida e principalmente o potencial pouco explorado na gastronomia.
Engenho Mocotó
O chef Rodrigo Oliveira, do Restaurante Mocotó, apresenta seu projeto de cozinha experimental: o Engenho Mocotó. A idéia surgiu quando Rodrigo teve a vontade de criar um espaço dedicado à cozinha brasileira, onde seja possível investigar, pesquisar, aprender e ensinar sobre as descobertas obtidas nesse espaço. O crescente sucesso do restaurante Mocotó, reflexo do próprio crescimento da cozinha brasileira no país e no mundo, acaba por criar uma contradição que impõe uma solução urgente: falta o tempo, espaço e condições adequadas para se pesquisar, criar e testar o aprendizado que faz a base de todo sucesso do restaurante. Com essas motivações, criou-se o Engenho.
A proposta do Engenho Mocotó é de ser não-acadêmica, reunindo aprendizes, chefs, imprensa, fornecedores, enfim, todos os muitos lados da cadeia produtiva, que terão como único compromisso, a publicação e difusão ampla e gratuita dos resultados de suas pesquisas.
O Engenho Mocotó é um espaço para desenvolvimento de receitas, matérias-primas, disponibilizado para chefs de cozinha, produtores, fornecedores, bem como para os profissionais do bairro e da região, que terão acesso às mais modernas técnicas e processos de forma direta e gratuita.
Benedito José Caturelli
fevereiro 18, 2013 at 10:45 amLeandro, tenho que lhe enviar as fotos do curso de Análise Sensorial de São Carlos, os resultados a Ivonete me enviou , parabens pelos textos.
ESTANDO NA REGIÃO ME INFORME.
Dito Caturelli. Divulgador, colecionador, degustador, etc.
P.S. minha coleção já ultrapassou 670 marcas.
Mapa da Cachaça
fevereiro 18, 2013 at 11:24 amOi Dito, tudo bom? Fico feliz que tenha gostado dos textos e videos do Mapa da Cachaça. O Leandro é um parceiro nosso e está sempre presente nas nossas ações, mas os textos nos quais você se refere não foram escritos por ele. Caso queria falar com o Leandro, deixamos aqui o contato dele [email protected]
E parabéns pela coleção! Já conhece o projeto de rótulos do Mapa da Cachaça – http://www.rotulosdecachaca.com.br
grande abraço
Felipe
Adicionar um comentário