Rede Social Cachaça
Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram…redes socais para promover a cultura da cachaça.

As redes sociais se popularizaram no Brasil em meados dos anos 2000, com o nascimento do Orkut. Desde lá, muitas mudanças aconteceram – o próprio Orkut, por exemplo, que há alguns anos caia em desuso, foi desativado definitivamente pelo seu proprietário, o Google. O Facebook, por sua vez, propagou-se por todo o país nestes anos, e já se acredita, inclusive, que a rede também tem seus dias contados. Mas, o fato é que, além de utilizado para comunicação e compartilhamento entre as pessoas, o Facebook também tornou-se ferramenta essencial para a estratégia de comunicação das empresas.

Há alguns poucos anos, apenas grandes empresas investiam tempo e dinheiro na comunicação digital profissionalizada e estratégica, enquanto pequenos empreendimentos utilizavam a rede de forma mais caseira, sem a criação de páginas empresariais ou de uma tática eficiente. Porém, o cenário atual mostra que as redes sociais são, atualmente, a forma mais acessível de se comunicar com os clientes. Somente no Facebook são mais de duas milhões de páginas de empreendedores e pequenas empresas. Ou seja, além da presença digital, hoje em dia é preciso destacar-se também na produção de conteúdo de qualidade e relevante, seja qual for o tamanho do seu negócio.

Alambiques e produtores de cachaça não ficam de fora destas estatísticas, muito menos das necessidades que a plataforma exige. Na edição deste ano da Expocachaça, por exemplo, grande parte dos cartões dos empresários e donos de alambiques já continham tanto o endereço eletrônico de suas empresas, quanto de suas páginas nas redes sociais. A evolução e o investimento na qualidade do conteúdo também já podem ser observados, como no caso da cachaça O Andante. No Facebook desde sua criação, há 3 anos, o sócio Magno Carmo Neto afirma que o principal objetivo é a interação com o cliente. Por isso, além de conteúdo sobre o produto e o prazer de tomar cachaça, a página também publica receitas, brincadeiras, curiosidades e outros assuntos ligados ao universo da bebida. A estratégia rende de 4 a 5 mil curtidas por semana nas publicações da página, além de gerarem de 10 a 15% das vendas online da empresa.”A ideia é não saturar o consumidor com um assunto só, senão fica enfadonho e ele perde o interesse pela página”, conta Magno.

Facebook Mapa da Cachaça
Mais de 90 mil seguidores no Facebook do Mapa da Cachaça.

Com presença no Facebook desde 2010, a página do Mapa da Cachaça na rede é uma das principais fontes de informação sobre cachaça na internet. Com mais de 90 mil seguidores, o perfil na rede social é mais uma ação do Mapa para promover a cultura da cachaça de qualidade no Brasil e exterior. Além do Facebook, Twitter, Instagram e Youtube são outras plataformas usadas pelas equipe do Mapa da Cachaça para o compartilhamento de receitas, artigos, vídeos, fotos de viagens e muito conteúdo exclusivo.

Quando se trata de comunicação digital e, especialmente, de redes sociais, ainda não existem fórmulas prontas para o sucesso que garantam o compartilhamento e a viralização do conteúdo. O fato é que o investimento de tempo e dinheiro nesta comunicação é cada vez mais necessário para a aproximação do público com a empresa e produto. E num mercado da cachaça que conta com mais de 4 mil marcas, buscar um diferencial na comunicação pode ser uma estratégia inteligente para se destacar dos concorrentes.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
barril de balsamo

Barril de bálsamo para envelhecer cachaça

Compre barril de bálsamo para envelhecer bebidas e agregar novas cores, aromas e sabores ao seu destilado (cachaça, rum, uísque), cerveja ou coquetel.

Comprar
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeiras 1kg – Tosta Média

Um quilo de dadinhos de madeiras com tosta média para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
dorna de amburana

Dorna de amburana para envelhecer cachaça

Já pensou em ter sua própria dorna para envelhecer cachaça? Nós fizemos uma seleção dos melhores barris e dornas de amburana para você começar seus experimentos em casa com bebidas  fermentadas e destiladas.

Comprar
  • André
    setembro 1, 2015 at 6:04 pm

    Boa tarde,estou trabalhando com a cachaça com cataia e quero divulgar o produto

Adicionar um comentário
%d blogueiros gostam disto: