Os Alambiques do Rio Grande do Sul – Cachaça Flor do Vale
Verallia

Os Alambiques Gaúchos – Cachaça Flor do Vale

26 de 07 de 2012

Depois de passar a noite em Bento Gonçalves, partimos para Canela, onde fica o alambique da Cachaça Flor do Vale. Nesse alambique são produzidas as cachaças [cachaca id=”6058″]Flor do Vale Extra Premium[/cachaca], [cachaca id=”6043″]Flor do Vale Tradicional[/cachaca], [cachaca id=”6038″]Flor do Vale Jequitibá Rosa[/cachaca], [cachaca id=”6025″]Flor do Vale Grápia[/cachaca], [cachaca id=”6014″]Flor do Vale Castanheira[/cachaca] e [cachaca id=”5996″]Flor do Vale Amendoim[/cachaca].

Eu já conhecia a fama de Canela como um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul e o alambique, que fica há alguns quilômetros do centro, faz jus a fama da cidade por apresentar uma mega estrutura para atender os turistas que buscam uma programação diferente regada a muita cachaça boa.

Cachaça Flor do Vale

Nós descemos de carro na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, uma linda construção de estilo gótico de 1953 na Praça da Matriz,  onde pegaríamos um ônibus para o alambique da Flor do Vale. É sempre bom visitar alambiques sem se preocupar com a carona de volta, mas não esperava uma desse porte. Os produtores da Flor do Vale reformaram um antigo ônibus escolar dos Estados Unidos, aquele tipo amarelão que vemos nos filmes da Sessão da Tarde, e criaram o TragoBus – com ele, o trajeto até o alambique é gratuito e não dura mais de vinte minutos.

Canela - Rio Grande do Sul - Nossa Senhora de Lourdes

Onibus da Cachaça Flor do Vale

 A construção do alambique da cachaça Flor do Vale se iniciou em 2005 com a iniciativa dos sócios Carlos Alberto Fauro e Marli Mafalda. A primeira alambicada foi no dia 7 de julho de 2007 (cabalístico!) e abriram as portas no dia 23 de outubro de 2009. Hoje, são mais de 5 mil turistas que visitam o alambique a cada mês da temporada de férias.

A ideia dos produtores é fazer da visita uma experiência didática sobre o processo de produção de cachaça. Um guia acompanha os visitantes por todas as etapas de produção, começando pela moagem da cana, passando pela fermentação, destilação e finalizando no belo armazém, onde a cachaça descansa em barris de madeiras: carvalho francês, jequitibá rosa, amendoim, grápia, castanheira.

Dorna de Armazenamento do Alambique da Cachaça Flor do Vale

O alambique da cachaça Flor do Vale

Alambique da cachaça Flor do Vale em Canela - Rio Grande do Sul

Em todos lugares, vemos instruções explicando detalhes da produção, tudo muito organizado, limpo e moderno. Os responsáveis por todo o processo são os mestre-alambiqueiros Tarso Fauro e Juliano Faes. O principal desafio da dupla é plantar cana-de-açúcar a mais de 700 metros de altura e colher em um inverno que pode chegar a 5º negativos.

Eu achei interessante quando vi, nas paredes da sala de fermentação, um relatório técnico do laboratório que fez as análises da cachaça mostrando as conformidades químicas da bebida. Esse tipo de transparência mostra como o setor vem se profissionalizando e aprendendo a respeitar mais os consumidores. Para a Flor do Vale esse comprometimento com a qualidade valeu o certificado do INMETRO e do ITQI (Superior Taste Awards).

Além da estrutura de produção de cachaça, no alambique da Flor do Vale também tem restaurantes e um parque ecológico. O cardápio vem caprichado com pratos feitos com cachaça, como o Filé do Diretor: filezinhos de porco ao molho de cachaça [cachaca id=”6043″]Flor do Vale Tradicional[/cachaca] e um pingo de café  30,35 reais.

A visita ao Parque Flor do Vale é totalmente gratuita, o que inclui o percurso guiado pelo processo de produção da cachaça e degustação. Infelizmente, a nossa visita acabou mais cedo do que gostaria, já que tivemos que correr para não perder o vôo em Porto Alegre. Esse dia, comprovei na pele como os alemães são bons no volante. O produtor da Cachaça [cachaca id=”7661″]Weber Haus[/cachaca], Evandro Weber, chegou em tempo record no aeroporto… onde dizemos adeus aos alambiques gaúchos e seguimos rumo à São Paulo.

Visita ao alambique da cachaça Flor do Vale

Anúncios

PUBLICADO POR:

Comentários

  1. Ivandro Remus

    julho 26, 2012

    Oi Boa noite pessoal, nem precisava dizer da minha admiração as cachaças Flor do Vale e sua EXCELENTE estrutura!Nós que somos do grupo dos Alambiques Gauchos,ficamos muito alegres em estar recebendo estas matérias do MAPA DA CACHAÇA e recebendo estas visitas ilustres que somam com a divulgação das cachaças Gauchas de qualidade!!!!!Parabéns a toda família da FLOR DO VALE e muito obrigado por todo apoio recebido de nosso amigo Felipe do MAPA DA CACHAÇA!!!!

  2. vilson renner kern

    julho 26, 2012

    Visitei o alambique recentemente com minha família e tambem quero cumprimentar todo pessoal da FLOR DO VALE, pelo profissionalismo e empreendedorismo, que, conseguiram dar mais beleza a este recanto, que por si só já é encantador, produzindo cachaças de excelente qualidade e apresentação. Parabens a todos .

  3. west costa

    junho 23, 2013

    ola gostaria de desenvolver com voces uma parceria em sao paulo temos um sitio com aproximadamente 100 mil metros e gostaria de representar esses produtos na nossa regiao.um abraco.

Seleção de Cachaças

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list