O que harmoniza com cachaça? - Mapa da Cachaça
Ethylica

O que harmoniza com cachaça?

05 de 05 de 2020

É possível harmonizar cachaça com todos os pratos de um almoço ou jantar. A bebida brasileira combina bem com carnes, frutas, doces e até com charutos e cervejas. A seguir, uma introdução de como harmonizar sua próxima experiência gastronômica com diferentes cachaças

Dos aperitivos de entrada, passando pelos pratos principais até a sobremesa, diferentes cachaças se apresentam como companheiras perfeitas para tornar especial um almoço ou jantar. Confira nossas dicas do que harmoniza com cachaça e outras aguardentes.

Tira-gosto: torresmo com caipirinha, para começar com o coquetel mais brasileiro do mundo

Almoços de domingo merecem começar com torresminho, um dadinho de tapioca, uma coxinha, bolinho ou croquete acompanhado de uma boa cachaça branca ou uma caipirinha. Essas frituras tipicamente brasileiras são receitas certas para harmonizarem com cachaças.

Caipirinha com torresmo: clássico que harmoniza com cachaça

Para o preparo do drinque, recomendamos uma boa cachaça pura, sem passar por madeira e com teor alcoólico não muito elevado, entre 38-42% – afinal, ainda é o primeiro prato. Para abrir o apetite escolha frutas mais ácidas para preparar seu coquetel, como uma caipirinha 3 limões.

Sugestão: Tiê PrataPrincesa Isabel PrataSanto Grau ItirapuãYaguara Branca

Queijos fortes e duros: Rabo de Galo, um coquetel para harmonizar

Os tipos de queijos fortes e duros, como parmesão e pecorino, harmonizam bem com uma das receitas mais clássicas da coquetelaria brasileira, o rabo de galo.

O coquetel também é um ótimo aperitivo e digestivo para quem gosta de bebidas amargas. Se você é fã de Negroni, por exemplo, não deve deixar de experimentar o Rabo de Galo.

Rabo de Galo, coquetel é um clássico da coquetelaria brasileira

Queijos fortes e cremosos: harmoniza com cachaça amadeirada

Queijos fortes e cremosos como gorgonzola e roquefort harmonizam com cachaças adocicadas e condimentadas. 

Procure cachaças amenas, com teor alcóolico entre 38% a 42%, envelhecidas em madeiras como amburana, ariribá, canela-sassafrás e carvalho.

Sugestão: cachaça Santa Terezinha Sassafráscachaça Leblon Signature Merlet

Peixes e frutos do mar: harmonizam com cachaças branquinhas geladas

Praia, calor, mar e ostras frescas, lula à doré e peixes fritos acompanham uma boa cachaça pura recém-tirada do congelador. Escolha uma variedade leve, suave, com teor alcoólico ameno e notas minerais e vegetais.

Na maioria das vezes, peixes e frutos do mar não harmonizam bem com cachaças muito envelhecidas (acima de 1 ano) – os taninos presentes na madeira combinados com o iodo dos frutos do mar favorecem a sensação metálica excessiva na boca.

Sugestão: cachaça Serra das Almas Prataaguardente Coqueiro Azuladinhacachaça Weber Haus Prata

Frutas: ácidas, doces, adstringentes combinam com diversos estilos de cachaças

A cachaça nasceu para combinar com frutas tropicais, especialmente aquelas mais ácidas e doces. A caipirinha talvez seja a manifestação mais feliz desse casamento. Mas a mistura pode funcionar muito melhor com a escolha da cachaça correta. Para a harmonização com cachaças e frutas temos algumas sugestões.

As mais ácidas, como limão, abacaxi e acerola, harmonizam muito bem com cachaça pura ou armazenada em madeiras mais neutras, que agregam picância e potência alcoólica. Procure cachaças vegetais e doces, para equilibrar com a acidez da fruta.

Sugestão: aguardente Rainha Paraibana

As cachaças envelhecidas em bálsamo, que agregam especiarias, casam muito bem com o tradicional caju com sal grosso, que exalta a acidez da bebida, e o conjunto destaca a sensação de adstringência.

Sugestão: cachaça Saliníssima Ouro

Maçã, morango, jabuticaba e banana são frutas que harmonizam com amburana, sassafrás e carvalho, madeiras que geralmente aportam mais adocicado ao destilado.

Sugestão: cachaça Princesa Isabel AmburanaTiê Ouro

Carne harmoniza com cachaça: porco, vaca, carneiro, bode

Cachaças envelhecidas em carvalho (premium ou extrapremium), encorpadas, mas com teor alcoólico ameno, sem saturar as papilas gustativas, são as mais indicadas para carnes.

Cachaças envelhecidas em bálsamo trazem picância e especiarias que harmonizam bem com a carne de porco. Cachaças que apresentam o blend entre carvalho e bálsamo se mostram também indicações muito recomendadas.

Sugestão: cachaça Weber Haus Extra-Premiumcachaça Magnífica Soleiracachaça Santo Grau 5 Botas

Cervejas: IPA, Stout, APA, Porter – algumas sugestões de harmonização com cachaça

cerveja harmoniza com cachaça

Nos Estados Unidos, é comum o consumo de uísque harmonizado com cerveja. Na Europa, praticam o chamado Kopstootje, quando harmonizam o fermentado com uma dose de Genebra, bebida típica da Bélgica e da Holanda. Aqui no Brasil sabemos que cachaça também harmoniza com cerveja.

Com o crescimento do mercado de cerveja artesanal no Brasil, aumentam também as possibilidades de harmonizar cachaça com cervejas de diversos estilos.

No geral, a harmonização entre as duas bebidas funciona bem quando em contraste. Indian Pale Ales lupuladas e frutadas harmonizam bem com cachaças mais adocicadas, envelhecidas, encorpadas e de teor alcoólico intermediário. A cachaça, nesse caso, funciona para contrabalançar o amargor e o frescor da cerveja.

Sugestão: cachaça Companheira Extra Premium

Cervejas mais alcoólicas, adocicadas, tostadas e cremosas, como os estilos porter e stout, harmonizam bem com cachaças puras ou armazenadas em madeiras neutras, de teor alcoólico ameno, deixando o protagonismo de sabores para a cerveja.

Sugestão: cachaça Santo Grau Coronel Xavier Cháves.

Sobremesa: chocolate, doces, brigadeiros, especiarias vão bem com cachaças mais amenas e doces

A cachaça pode ser doce e delicada, especialmente aquelas branquinhas mais amenas ou as envelhecidas em amburana ou carvalho. Nossa sugestão de harmonização com cachaças e sobremesas é buscar também bebidas doces e ácidas.

Para acompanhar a cartola, tradicional receita nordestina com banana, sugerimos adicionar uma dose da cachaça ao preparo, como uma calda, ou acompanhar bebendo golinhos entre uma e outra garfada.

Sugestão: cachaça Da Quinta Amburana

Para sobremesas com chocolate, recomendamos uma versão mais amarga, que leve 70% de cacau, harmonizada com cachaças de acidez mais acentuada, com retrogosto longo, envelhecidas em bálsamo que tragam especiarias, como erva- doce e anis.

Sugestão: cachaça Mato Dentro Bálsamo

Saideira: charuto e cachaça para finalizar

Para arrematar um jantar à perfeição, a recomendação é uma dose de cachaça envelhecida, servida com uma pedra de gelo, acompanhada do charuto San Cristóbal de La Habana – procure cachaças que destaquem as famílias adocicado (mel, baunilha) e torrado (café, chocolate).

Sugestão: cachaça Magnífica Single Cask

PUBLICADO POR:

Comentários

  1. Marcos Henrique

    junho 25, 2020

    O nome do queijo azul de origem francesa é roquefort, não Rockford. O equivalente inglês no estilo de queijo azul é o Stilton e na Alemanha o similar se chama Edelpilzkäse. Excelente artigo!

Seleção de Cachaças

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list
%d blogueiros gostam disto: