Mauricio e Isadora no BCB

O que faz um cachacista ou um cachacier? Entenda mais sobre essa profissão tão importância para a cachaça.

A cachaça está cada vez mais presente na gastronomia, nos restaurantes e nas rodas de amigos. A bebida já é tema de diversos livros, filmes e até de sites, como o Mapa da Cachaça. E figuras importantes para entendermos cada vez mais sobre o destilado brasileiro é o cachaçólogo e o cachacista.

Cachaçólogo, o estudioso da cachaça

O Cachaçólogo é o estudioso da cachaça. Muitas vezes, na língua portuguesa, usamos a terminação ‑ólogo para denominar uma atividade que passou a ser de nível superior.

Como as profissões universitárias têm em comum uma fundamentação científica, e as ciências costumam ser denominadas, desde a Antiguidade, por palavras terminadas principalmente em ‑logia ‑nomia, a tendência é atribuir a qualquer nova profissão de nível superior tais terminações. O problema é que nem sempre essas profissões têm uma base realmente científica. Além disso, a composição híbrida entre radicais gregos e vulgares resulta por vezes em palavras que parecem mais gírias do que termos técnicos.

Como uma definição mais generalista para definir os estudiosos da cachaça, uma pessoa para ser um cachaçólogo não necessariamente precisa ser um grande conhecedor das propriedades sensoriais da bebida ou ter as habilidades degustativas tão apuradas, mas deve ser um curioso sobre a história, cultura e ciência da cachaça e ajudar a registrar e divulgar todo esse conhecimento sobre a bebida. Se formos fazer uma comparação, a figura do cachaçólogo está próxima do enólogo do vinho.

O sommelier de cachaça

O cachacista ou o cachacier são os sommelier da cachaça, profissionais responsáveis por conhecer a parte de produção agrícola, a parte química e até a parte comercial, quando a cachaça chega na mesa do consumidor.

O profissional deve ter um grande conhecimento sobre as variedades de cana, os tipos distintos de fermentação, o papel das diferentes madeiras durante o processo de envelhecimento e as cachaças mais adequadas para momentos distintos do dia ou das refeições.

O conhecimento sobre cachaça de um cachaçólogo e de um sommelier acaba sendo muito próximo, a diferença é que o sommelier está em contato direto com o consumidor e tem como grande diferencial o serviço que desempenha ao sugerir degustações e harmonizações com o destilado.

Para se tornar um cachacista, ou sommelier da cachaça é necessário também ter um bom conhecimento de outras bebidas e destilados para criar um bom repertório de referências sensoriais, sabendo distinguir aromas e sabores distintos.

Nesse vídeo, o cachacier Maurício Maia fala sobre essa profissão tão importante para o setor e para a valorização das cachaças de qualidade.

“Para conhecer cachaça, você tem que estudar uma série de coisas envolvidas na produção da cachaça. Desde a parte agrícola, até a parte química e até a parte comercial propriamente dita porque esse produto precisa chegar na mesa do consumidor”-  Maurício Maia

Fonte: Revista Língua

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeira 1kg – Sem Tosta

Um quilo de dadinhos de madeiras sem tosta para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
Barril de amburana

Barril de amburana para envelhecer cachaça

Barril de diversos tamanhos da madeira amburana (Amburana cearenses) para envelhecer cachaça e outras bebidas como rum, cerveja e coquetéis.

Comprar
dorna de amburana

Dorna de amburana para envelhecer cachaça

Já pensou em ter sua própria dorna para envelhecer cachaça? Nós fizemos uma seleção dos melhores barris e dornas de amburana para você começar seus experimentos em casa com bebidas  fermentadas e destiladas.

Comprar
  • Tarciso Pereira
    fevereiro 24, 2014 at 7:18 pm

    Resido em Criiciuma-SC, sou umgrande apreciador da boa cachaça e tenho lido bastante sobre ela.
    Hoje possuo tempo e gostaria de especializar-me. Gostaria de saber especificamente, as atribuições de um cachacista, cachaçologo e cacacier. Onde fazer curso a respeito. O tempo de cada curso. O valor do curso e de hospedagens, se no próprio recinto, em pousadas etc. Sei que em minas existe cursos ministrados na própria fazenda e a qual oferece hospedagem. Porém procuro um lugar mais próximo,,,Curitiba etc…
    Fico no breve aguardo de respostas, pois quero programar-me.

    Muito grato.

    Tarciso Pereira – (048) 99136444

  • Clarice
    agosto 18, 2016 at 4:14 pm

    Muito legal a matéria! Só faltou vocês darem uma dica sobre onde procurar os cursos de cachacier para quem se interessar.

  • […] TEXTUAISO que faz um cachacista, cachacier e cachaçólogo? (Mapa da Cachaça)Como é feita a cachaça? (Superinteressante)Papa Francisco faz piada sobre brasileiros: ‘Não […]

Adicionar um comentário
%d blogueiros gostam disto: