O que faz um Cachacista, Cachacier e Cachaçólogo? - Mapa da Cachaça
Verallia

O que faz um Cachacista, Cachacier e Cachaçólogo?

15 de 08 de 2012

Leandro Batista - Sommelier de cachaca - Os tipos de Cachaca

A cachaça está cada vez mais presente na gastronomia, nos restaurantes e nas rodas de amigos. A bebida já é tema de diversos livros, filmes e até de sites, como o Mapa da Cachaça. E figuras muito importantes para entendermos cada vez mais sobre o destilado brasileiro é o cachaçólogo e o cachacista.

O Cachaçólogo é o estudioso da cachaça. Muitas vezes, na língua portuguesa, usamos a terminação ‑ólogo  com um radical vulgar (isto é, nem grego nem latino) para denominar uma atividade que passou a ser de nível superior. Como as profissões universitárias têm em comum uma fundamentação científica, e as ciências costumam ser denominadas, desde a Antiguidade, por palavras terminadas principalmente em ‑logia ‑nomia, a tendência é atribuir a qualquer nova profissão de nível superior tais terminações. O problema é que nem sempre essas profissões têm uma base realmente científica. Além disso, a composição híbrida entre radicais gregos e vulgares resulta por vezes em palavras que parecem mais gírias do que termos técnicos.

Como uma definição mais generalista para definir os estudiosos da cachaça, uma pessoa para ser um cachaçólogo não necessariamente precisa ser um grande conhecedor das propriedades sensoriais da bebida ou ter as habilidades degustativas tão apuradas, mas deve ser um curioso sobre a história, cultura e ciência da cachaça e ajudar a registrar e divulgar todo esse conhecimento sobre a bebida. Se formos fazer uma comparação, a figura do cachaçólogo está próxima do enólogo do vinho.

Surge no mercado também uma nova categoria de profissional com a função de fazer com que a cachaça de qualidade chegue até o consumidor. O cachacista ou o cachacier são os sommelier da cachaça, profissionais responsáveis por conhecer a parte de produção agrícola, a parte química e até a parte comercial, quando a cachaça chega na mesa do consumidor.

O profissional deve ter um grande conhecimento sobre as variedades de cana, os tipos da bebida, as diferenças entre cada uma, como as madeiras usadas para o envelhecimento e as cachaças mais adequadas para momentos distintos do dia ou das refeições. O conhecimento sobre cachaça de um cachaçólogo e de um sommelier acaba sendo muito próximo, a diferença é que o sommelier está em contato direto com o consumidor.

Para se tornar um cachacista, ou sommelier da cachaça é necessário também ter um bom conhecimento de outras bebidas e destilados para criar um bom repertório de referências sensoriais, sabendo distinguir aromas e sabores distintos do destilado brasileiro. Veja como o Leandro começou a sua história como Sommelier de Cachaça do Restaurante e Cachaçaria Mocotó

Nesse outro vídeo do Mapa da Cachaça, o cachacier Maurício Maia fala sobre essa profissão tão importante para o setor e para a valorização das cachaças de qualidade.

“Para conhecer cachaça, você tem que estudar uma série de coisas envolvidas na produção da cachaça. Desde a parte agrícola, até a parte química e até a parte comercial propriamente dita porque esse produto precisa chegar na mesa do consumidor”- Maurício Maia

 

Fonte: Revista Língua

Anúncios

PUBLICADO POR:

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list