Museu de Cachaça de Tupã - SP

  • Publicado 9 anos atrás
Museu da Cachaça_tupa

Museu da Cachaça de Tupã em São Paulo

Em Tupã, interior de São Paulo, na região de Marília, é possível conhecer um pouco mais sobre a história da cachaça. No Museu da Cachaça da Cidade, quase 1.000² destinados à história e dados curiosos, peças de engenho, garrafas e a coleção particular de cachaças, com algumas raridades, de Delfino Golfeto, empresário do setor cachaceiro, fundador e mantenedor do espaço.

Para o empresario, a importância do museu está na história da bebida, que se confunde com a do nosso país. “A bebida foi criada pelos escravos, que não tinham acesso a outros destilados, por puro acidente: eles estavam manipulando a cana no preparo do açúcar. Era costume que os escravos separassem, sem que seus senhores soubessem, uma parte da produção para consumo nas senzalas. Porém, por um descuido, a ‘massa da cana’ fermentou e virou cachaça”, comenta.

O espaço é dividido em quatro ambientes principais:

Sala 1: “A história da cachaça” – Nesta sala, o visitante poderá ler réplicas de cartas do período no qual o Brasil viveu a escravatura. Painéis cronológicos contam a história da cachaça. Fotos, reportagens, curiosas, garrafas de cachaça e parte da coleção de Golfeto estão dispostos para que os visitantes mergulhem na história. No Cantinho Colonial, há peças utilizadas nos engenhos na época do Brasil Colônia.

Sala 2: “Coleção de Cachaças” – À vista do visitante, estão dispostas mais de duas mil garrafas de cachaças, boa parte delas são raras.

Sala 3: “História da Água Doce – Sabores do Brasil” – Esta sala conta toda a história da Água Doce desde sua fundação, passando por suas convenções e mostrando suas lojas. A sala conta, paralelamente, a história do fundador da Água, Delfino Golfeto, e de sua família.

Sala 4: “Paixões Nacionais” – Futebol e samba são alguns dos temas mostrados nesta sala. Neste espaço, também estão contidos painéis fotográficos, coleção de camisetas, mini-garrafas e acervo de peças antigas. É aqui também que Delfino Golfeto presta homenagem a uma das pessoas que o ajudaram e o incentivaram, ‘Dona Francisca’, sua sogra, responsável pela introdução dos deliciosos petiscos servidos por toda a rede.

Museu da Cachaça – Tupã (SP)

Endereço: Rua Nhambiquaras, 385 – Vila Aviação – Tupã – SP

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h30

As visitas são gratuitas, mas precisam ser agendadas com antecedência.

Telefones para informações e agendamento de visitas: (14) 3491-5691/3441-2321 / 3441-4337

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...