• Catanduva – SP
  • São Paulo

Museu da Cachaça de Catanduva - SP

  • Experiências
  • Engenho Santo Mario - Rodovia Comendador Pedro Monteleone - Zona Rural
Detalhes da reserva
  • Base price ({{ repeatDayCount }} {{ config.calendar.range_mode === 'nights' ? "nights" : "days" }})

    {{ priceFormat( pricing.base_price ) }}

  • Total

    {{ priceFormat( pricing.total ) }}

Mais informações

O Museu da Cachaça de Catanduva foi fundado há mais de 40 anos e reúne mais de 5 mil rótulos da bebida que foram adquiridos de norte a sul do país.

Localizado em Catanduva (SP), junto ao Engenho Santo Mário, o Museu da Cachaça abriga um dos maiores acervos da bebida no Brasil e, reconhecidamente, o maior do Estado de São Paulo. A coleção de “Seo Mário”, patriarca da família Seghese e fundador do engenho, conta com mais de 5.000 garrafas, colecionadas ao longo de 40 anos.

Seu Mario é um senhor branco, careca e de óculos, usa camisa branca e se apoia num balcão. Ao fundo prateleiras de bebidas no museu

Entre suas raridades está uma miniatura da Caninha Pelé, de 1958, e que foi recolhida logo após a conquista da Copa do Mundo, tornando-se, então, relíquia de quem adquiriu um exemplar. Na época, o jogador despontava como campeão mundial e, com apenas 17 anos, conseguiu proibir a venda da bebida, pois não queria ver sua imagem associada a produtos alcoólicos. Além da coleção de cachaça, no local também é possível apreciar um pequeno acervo de antiguidades.

caninha pelé
A Caninha Pelé foi retirada dos comércios logo no primeiro lote e dizem que só existe 6 garrafas existentes no mundo

O Engenho Santo Mário

O Engenho Santo Mario tem suas raízes na região norte da Itália, especificamente na Lombardia. Foi lá que a história teve início quando Baptista Seghese e sua esposa trabalhavam como funcionários em uma fazenda dedicada à produção de grappa, uma bebida destilada feita a partir do bagaço da uva.

Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1918 o casal de agricultores decidiu fazer uma nova jornada e partir para o Brasil. Escolheram Piracicaba como novo lar e se envolveram na colheita de cana-de-açúcar. Durante esse período, Baptista construiu um engenho na parte de trás da casa, utilizando apenas peças que foram descartadas e doadas pelos empregadores.

No ano de 1940, a família se uniu para começar a fabricar a bebida e posteriormente se deslocaram para São Paulo, onde decidiram se estabelecer. Décadas mais tarde, em Catanduva, Mário Sérgio decidiu ressuscitar o antigo desejo de seu pai ao inaugurar o Engenho Águas Claras, um nome que foi inspirado no pequeno rio que serpenteia a propriedade.

Posteriormente, ocorreu uma alteração no nome da fazenda para Santo Mário. No intuito de expandir sua coleção, o comerciante começou a oferecer a troca de uma garrafa de sua cachaça por um rótulo que ainda não possuía.

No presente momento, a usina está fabricando cachaças artesanais, bebidas mistas, e também comercializa sobremesas tradicionais provenientes da região.

por Mapa da Cachaça

Pai e Filho da cachaça santo mario

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...