museu-da-cachaca-catanduva-santo-mario
Seo Mário, idealizador da cachaça e museu famosos em Catanduva, no interior de São Paulo

Localizado em Catanduva (SP), junto ao Engenho Santo Mário, o Museu da Cachaça abriga um dos maiores acervos da bebida no Brasil e, reconhecidamente, o maior do Estado de São Paulo. A coleção de “Seo Mário”, patriarca da família Seghese e fundador do engenho, conta com mais de 5.000 garrafas, colecionadas ao longo de 40 anos.

Entre suas raridades está uma miniatura da Caninha Pelé, de 1958, e que foi recolhida logo após a conquista da Copa do Mundo, tornando-se, então, relíquia de quem adquiriu um exemplar. Na época, o jogador despontava como campeão mundial e, com apenas 17 anos, conseguiu proibir a venda da bebida, pois não queria ver sua imagem associada a produtos alcoólicos. Além da coleção de cachaça, no local também é possível apreciar um pequeno acervo de antiguidades.

Museu da Cachaça de Catanduva - Caninha Pelé
Miniatura da caninha Pelé pode ser encontrada no Museu da Cachaça de Cantanduva

O Engenho Santo Mário

A cachaça Santo Mário é feita por uma família de imigrantes italianos que sempre sonharam em fazer uma cachaça de qualidade no interior do estado. Confira um pouco mais da história em nossos arquivos,  e assista ao sommelier de cachaça Leandro Batista analisou :

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
  • jose osvaldo g santos
    agosto 8, 2015 at 1:43 pm

    ai no museu tem as nossaa cachaças aqui de araçuai mg ( temos boas cachaças aqui tudo artezanal)

  • Josy
    agosto 12, 2015 at 11:24 pm

    Ganhei uma garrafa de um colecionador Fiquei curiosa pra saber sua origem pelo número de telefone por ser de quatro dígitos.
    Pesquisei sobre mais não acho nada…
    E uma garrafa de cachaça jacaré o rótulo e vermelho e Branco feito em tinta. Se alguém souber me informar a data dela agradeço.

  • Cachaça, a refinada bebida do Brasil
    fevereiro 12, 2016 at 9:15 pm

    […] Catanduva, localizado junto ao Engenho Santo Mario, está também o Museu da Cachaça, que abriga um dos maiores acervos do gênero no Brasil. Em seu interior, o visitante depara-se com […]

  • […] de vender uma variedade enorme de aguardentes, possui também um museu da cachaça. Segundo alguns sites especializados, o local é um dos maiores acervos de cachaça do Brasil exposto em forma de coleção. Além das […]

Adicionar um comentário