Rótulos de cachaça que retratam figuras femininas

  • Publicado 5 anos atrás

Muitos rótulos de cachaça trazem a figura da mulher estampadas na garrafa. Alguns mostram as mulheres como trabalhadoras do campo, outros apelam para a sensualidade e muitos revelam a importância da mulher para o mercado produtor e consumidor do destilado nacional.

Quem disse que cachaça não é coisa de mulher estava muito errado! Para fortalecer esse vínculo histórico e afetivo entre as mulheres e as boas pinguinhas, fizemos uma seleção de rótulos de cachaça que retratam figuras femininas.

As mulheres sempre tiveram papel importante no mercado de cachaça e a pesquisadora e autora de “Cachaça, um amor brasileiro”, Alessandra Trindade, nos contou um pouco mais sobre essa relação entre as mulheres e a cachaça:

1. Tabaroa

Rotulo da Cachaça Tabaroa

Os rótulos de cachaça além de trazerem identidade para as marca também nos fazem conhecer mais sobre o Brasil e o brasileiro. Muitos desses rótulos mostram o importante papel da mulher como trabalhadoras do campo, como o rótulo da cachaça Tabaroa. A palavra tabaroa, por sinal, significa mulher criada no interior, matuta, caipira.

2. A Limeirinha

A Limeirinha

O Oeste Paulista é um dos lugares que mais se produz cana-de-açúcar no mundo e também terra de excelentes cachaças. Em Limeira temos uma limeirinha que é fã de pinga desde a época que os telefones só tinham 4 dígitos.

3. Maria Izabel

rótulo cachaça Maria Izabel

Maria Izabel produz em Paraty (RJ) uma cachaça que leva o seu nome. O rótulo da pinga foi um presente de Liz Calder, produtora da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), que contratou o ilustrador  americano Jeff Fisher, autor de várias capas de livros, como os das série Harry Potter. Em um vídeo, Maria Izabel diz que o rótulo foi inspirado em um de seus sonhos.

4. Encantos da Marquesa

encantos da marquesa

O rótulo da cachaça Encantos da Marquesa traz fortes elementos da cultura popular brasileira: a simplicidade da linguagem remetendo à xilogravura. A ilustração é a humanização da Marquesa, nome da fazenda, a figura feminina coroada com um coração lembra uma personagem de literatura de cordel. A tipografia feita à mão pelo designer Andre Gonzales, remete a algo feminino, delicado e de forte personalidade.

Na versão especial Encantos da Marquesa Bálsamo, a figura feminina está mais uma vez presente. Deixando de lado a identidade da xilogravura, o design agora traz traços realistas, sem deixar de lado a sensibilidade, e apresenta o perfil de uma mulher com uma flor de bálsamo presa aos cabelos.

5. Imburana do Norte

Imburana do Norte

Imburana, amburana ou ainda umburana, é uma madeira muito encontrada no nordeste brasileiro e usada para armazenar cachaça. Se a madeira é nordestina, também é a figura feminina desse rótulo. A força da mulher do cangaço é a identidade dessa cachaça de Curvelo, Minas Gerais.

5. Maria Bonita

Maria Bonita

E se o tema é cangaço não podemos deixar de falar de Maria Bonita, como era conhecida Maria Gomes de Oliveira, e figura representada nessa aguardente de Bambuhy – Minas Gerais.

Maria Bonita era companheira de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião e primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros – grupo que vagava pelas cidades nordestinas no final do século XIX e começo do XX em busca de dinheiro, alimento e vingança.

6. Paraquedista

Aguardente Paraquedista

Uma referência à Ada Rogado, primeira mulher brasileira a adquirir licença como paraquedista e para pilotar planadores, além de ter sido a terceira mulher a ter licença de aviadora. Ela ficou mundialmente conhecida pelos seus atos de coragem.

7. Voadora

rótulo voadora

Ada Rogado aparece novamente mas agora no rótulo da cachaça “Voadora” de Vitória de Santo Antão. A aviadora foi exemplo de bravura, coragem não apenas pelos seus atos nos céus, mas também por ser uma figura feminina que marcou época. O rótulo foi criado para homenagear seu recorde de vôo solo, com 51.064 quilômetros, em abril de 1951.

8. Gilda

Gilda - rotulo de cachaça

Gilda é um filme norte-americano de 1946, do gênero noir e estrelando Rita Hayworth. A protagonista Gilda é representada no rótulo de maneira sensual e elegante, mas sem ser vulgar ou desrespeitosa. A atriz marcou época por fortalecer a figura da mulher independente, sensual que definiria o gênero da femme fatale nos cinemas e aumentando a autoestima do público feminino.

9. Volúpia

Volúpia Mapa da Cachaça

A cachaça Volúpia tinha em seu rótulo uma mulher nua linda, mas sem ser vulgar. A beleza clássica da figura feminina no rótulo é extinta em 1973, quando a marca muda sua identidade visual com o intuito de conquistar novos mercados.


Para ver mais rótulos de cachaça, visite a sessão de Rótulos de Cachaça do Mapa da Cachaça. Caso tenha algum rótulo e queira compartilhar com a gente escreva para [email protected]

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...