cachaca das diretas

Vai uma dose de história? Fizemos uma seleção de rótulos de aguardentes e cachaças que falam sobre momentos históricos do Brasil e do mundo

Você sabe que no Mapa da Cachaça temos um grande acervo de rótulos de aguardentes e cachaças. Alguns falam sobre amor, outros sobre futebol, muitos sobre animais e plantas brasileiras… e alguns produtores inspirados fazem seus rótulos retratando algum momento da história do Brasil e do mundo.

1. Cachaça das diretas

Em plena ditadura militar, na campanha pelas eleições diretas, a gaúcha Elenara Vitoria Cariboni e seus amigos produziram uma cachaça especial. Compraram tonéis da marvada em Canoas (RS) e passaram a noite engarrafando e rotulando a cachaça, para, no dia do comício, distribuí-la entre os que pediam democracia.

2. A taça é nossa

a taça é nossa

Até hoje, o Brasil é o único país que pôde levantar a taça de campeão por 5 vezes numa Copa do Mundo… e é também o único país com a licença de produzir cachaça – a bebida é protegida por Indicação Geográfica, assim com o Champagne na França e o tequila no México.

A aguardente de cana, assim como o futebol, é parte da cultura do brasileiro e um símbolo que nos representa no exterior. Para celebrar a “preferida dos campeões mundiais”, um produtor de Cosmópolis, interior de São Paulo, criou a aguardente “A Taça é Nossa”.

3. Caninha Pelé

caninha pelé

Ainda no tema da Copa do Mundo e futebol. A Caninha Pelé foi criada para homenagear a vitória brasileira na Copa do Mundo de 1958 na Suécia. O  dono da empresa Chiabrando & Amandola, de Piracicaba, no interior de São Paulo, quis fazer uma cachaça que levasse o nome e o rosto do esportista famoso. Algumas foram colocadas no mercado, mas a produção foi logo proibida pelo atleta.

4. Alliada

Alliada

Durante a Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil se alia aos franceses, ingleses, americanos e russos para combater o nazismo, aparece o rótulo “Alliada” para prestigiar o grupo.

5. Voadora

rótulo voadora

A aguardente pernambucana “Voadora” homenageou a aviadora Ada Rogado, primeira mulher brasileira a pilotar um planador, além de ter sido a terceira mulher a ter licença de aviadora. Ela ficou mundialmente conhecida pelos seus atos de coragem.

O rótulo da aguardente foi criado para celebrar seu recorde de vôo solo, com 51.064 quilômetros, em abril de 1951.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeira 1kg – Sem Tosta

Um quilo de dadinhos de madeiras sem tosta para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
barril de balsamo

Barril de bálsamo para envelhecer cachaça

Compre barril de bálsamo para envelhecer bebidas e agregar novas cores, aromas e sabores ao seu destilado (cachaça, rum, uísque), cerveja ou coquetel.

Comprar
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeiras 1kg – Tosta Média

Um quilo de dadinhos de madeiras com tosta média para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
  • […] Os rótulos de cachaça são janelas para mostrar mais sobre o Brasil e seu povo. Aqui no Mapa da Cachaça temos uma seleção com centenas de rótulos de cachaça que mostram mais da nossa flora, fauna, humor e até situações políticas. […]

Adicionar um comentário
%d blogueiros gostam disto: