Momentos históricos retratados em rótulos de aguardentes e cachaças

  • Publicado 4 anos atrás

Vai uma dose de história? Fizemos uma seleção de rótulos de aguardentes e cachaças que falam sobre momentos históricos do Brasil e do mundo

Você sabe que no Mapa da Cachaça temos um grande acervo de rótulos de aguardentes e cachaças. Alguns falam sobre amor, outros sobre futebol, muitos sobre animais e plantas brasileiras… e alguns produtores inspirados fazem seus rótulos retratando algum momento da história do Brasil e do mundo.

1. Cachaça das diretas

Em plena ditadura militar, na campanha pelas eleições diretas, a gaúcha Elenara Vitoria Cariboni e seus amigos produziram uma cachaça especial. Compraram tonéis da marvada em Canoas (RS) e passaram a noite engarrafando e rotulando a cachaça, para, no dia do comício, distribuí-la entre os que pediam democracia.

2. A taça é nossa

a taça é nossa

Até hoje, o Brasil é o único país que pôde levantar a taça de campeão por 5 vezes numa Copa do Mundo… e é também o único país com a licença de produzir cachaça – a bebida é protegida por Indicação Geográfica, assim com o Champagne na França e o tequila no México.

A aguardente de cana, assim como o futebol, é parte da cultura do brasileiro e um símbolo que nos representa no exterior. Para celebrar a “preferida dos campeões mundiais”, um produtor de Cosmópolis, interior de São Paulo, criou a aguardente “A Taça é Nossa”.

3. Caninha Pelé

caninha pelé

Ainda no tema da Copa do Mundo e futebol. A Caninha Pelé foi criada para homenagear a vitória brasileira na Copa do Mundo de 1958 na Suécia. O  dono da empresa Chiabrando & Amandola, de Piracicaba, no interior de São Paulo, quis fazer uma cachaça que levasse o nome e o rosto do esportista famoso. Algumas foram colocadas no mercado, mas a produção foi logo proibida pelo atleta.

4. Alliada

Alliada

Durante a Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil se alia aos franceses, ingleses, americanos e russos para combater o nazismo, aparece o rótulo “Alliada” para prestigiar o grupo.

5. Voadora

rótulo voadora

A aguardente pernambucana “Voadora” homenageou a aviadora Ada Rogado, primeira mulher brasileira a pilotar um planador, além de ter sido a terceira mulher a ter licença de aviadora. Ela ficou mundialmente conhecida pelos seus atos de coragem.

O rótulo da aguardente foi criado para celebrar seu recorde de vôo solo, com 51.064 quilômetros, em abril de 1951.

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...