Momentos históricos retratados em rótulos de aguardentes e cachaças - Mapa da Cachaça
Verallia

Momentos históricos retratados em rótulos de aguardentes e cachaças

15 de 11 de 2019

Vai uma dose de história? Fizemos uma seleção de rótulos de aguardentes e cachaças que falam sobre momentos históricos do Brasil e do mundo

Você sabe que no Mapa da Cachaça temos um grande acervo de rótulos de aguardentes e cachaças. Alguns falam sobre amor, outros sobre futebol, muitos sobre animais e plantas brasileiras… e alguns produtores inspirados fazem seus rótulos retratando algum momento da história do Brasil e do mundo.

1. Cachaça das diretas

cachaca-das-diretas-aquela-que-derruba-general

Em plena ditadura militar, na campanha pelas eleições diretas, a gaúcha Elenara Vitoria Cariboni e seus amigos produziram uma cachaça especial. Compraram tonéis da marvada em Canoas (RS) e passaram a noite engarrafando e rotulando a cachaça, para, no dia do comício, distribuí-la entre os que pediam democracia.

2. A taça é nossa

rotulo-aguardente-a-taca-e-nossa

Até hoje, o Brasil é o único país que pôde levantar a taça de campeão por 5 vezes numa Copa do Mundo… e é também o único país com a licença de produzir cachaça – a bebida é protegida por Indicação Geográfica, assim com o Champagne na França e o tequila no México.

A aguardente de cana, assim como o futebol, é parte da cultura do brasileiro e um símbolo que nos representa no exterior. Para celebrar a “preferida dos campeões mundiais”, um produtor de Cosmópolis, interior de São Paulo, criou a aguardente “A Taça é Nossa”.

3. Caninha Pelé

Rotulo Caninha Pelé

Ainda no tema da Copa do Mundo e futebol. A Caninha Pelé foi criada para homenagear a vitória brasileira na Copa do Mundo de 1958 na Suécia. O  dono da empresa Chiabrando & Amandola, de Piracicaba, no interior de São Paulo, quis fazer uma cachaça que levasse o nome e o rosto do esportista famoso. Algumas foram colocadas no mercado, mas a produção foi logo proibida pelo atleta.

4. Alliada

rotulo-aguardente-alliada

Durante a Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil se alia aos franceses, ingleses, americanos e russos para combater o nazismo, aparece o rótulo “Alliada” para prestigiar o grupo.

5. Voadora

Rótulo da Aguardente Voadora

A aguardente pernambucana “Voadora” homenageou a aviadora Ada Rogado, primeira mulher brasileira a pilotar um planador, além de ter sido a terceira mulher a ter licença de aviadora. Ela ficou mundialmente conhecida pelos seus atos de coragem.

O rótulo da aguardente foi criado para celebrar seu recorde de vôo solo, com 51.064 quilômetros, em abril de 1951.

 

Anúncios

PUBLICADO POR:

Comentários

Seleção de Cachaças

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list
%d blogueiros gostam disto: