Vai uma dose de história? Fizemos uma seleção de rótulos de aguardentes e cachaças que falam sobre momentos históricos do Brasil e do mundo
Você sabe que no Mapa da Cachaça temos um grande acervo de rótulos de aguardentes e cachaças. Alguns falam sobre amor, outros sobre futebol, muitos sobre animais e plantas brasileiras… e alguns produtores inspirados fazem seus rótulos retratando algum momento da história do Brasil e do mundo.
1. Cachaça das diretas
Em plena ditadura militar, na campanha pelas eleições diretas, a gaúcha Elenara Vitoria Cariboni e seus amigos produziram uma cachaça especial. Compraram tonéis da marvada em Canoas (RS) e passaram a noite engarrafando e rotulando a cachaça, para, no dia do comício, distribuí-la entre os que pediam democracia.
2. A taça é nossa
Até hoje, o Brasil é o único país que pôde levantar a taça de campeão por 5 vezes numa Copa do Mundo… e é também o único país com a licença de produzir cachaça – a bebida é protegida por Indicação Geográfica, assim com o Champagne na França e o tequila no México.
A aguardente de cana, assim como o futebol, é parte da cultura do brasileiro e um símbolo que nos representa no exterior. Para celebrar a “preferida dos campeões mundiais”, um produtor de Cosmópolis, interior de São Paulo, criou a aguardente “A Taça é Nossa”.
3. Caninha Pelé
Ainda no tema da Copa do Mundo e futebol. A Caninha Pelé foi criada para homenagear a vitória brasileira na Copa do Mundo de 1958 na Suécia. O dono da empresa Chiabrando & Amandola, de Piracicaba, no interior de São Paulo, quis fazer uma cachaça que levasse o nome e o rosto do esportista famoso. Algumas foram colocadas no mercado, mas a produção foi logo proibida pelo atleta.
4. Alliada
Durante a Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil se alia aos franceses, ingleses, americanos e russos para combater o nazismo, aparece o rótulo “Alliada” para prestigiar o grupo.
5. Voadora
A aguardente pernambucana “Voadora” homenageou a aviadora Ada Rogado, primeira mulher brasileira a pilotar um planador, além de ter sido a terceira mulher a ter licença de aviadora. Ela ficou mundialmente conhecida pelos seus atos de coragem.
O rótulo da aguardente foi criado para celebrar seu recorde de vôo solo, com 51.064 quilômetros, em abril de 1951.
10 rótulos de cachaça politicamente incorretos - Mapa da Cachaça
janeiro 13, 2020 at 6:04 pm[…] Os rótulos de cachaça são janelas para mostrar mais sobre o Brasil e seu povo. Aqui no Mapa da Cachaça temos uma seleção com centenas de rótulos de cachaça que mostram mais da nossa flora, fauna, humor e até situações políticas. […]
Adicionar um comentário