Meu primeiro Tales of the Cocktail: palestras, jazz nas ruas, Pig N Punch, cachaças e... muitas festas! - Mapa da Cachaça
Verallia

Meu primeiro Tales of the Cocktail: palestras, jazz nas ruas, Pig N Punch, cachaças e… muitas festas!

31 de 07 de 2015

Cheguei 5 minutos atrasado na palestra da turma brasileira no Tales of the Cocktail. Admito. Mas foi por uma causa que não poderia me dar mais orgulho: SOLD OUT!

Sim, tentei comprar entrada para o seminário e não existiam mais ingressos disponíveis depois de duas semanas de lançadas as vendas. Fiquei aguardando desistências do lado de fora. Só teve uma. E eu peguei o ingresso. Alí começou a minha viagem pelo Brasil em 40.000 Alambiques.

Mapa da cachaça Tales of the Cocktail 2015

Tony, Felipe e Jean e uma volta por milhares de alambiques em 1h30.

Tales of the Cocktail - Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça trouxe uma experiência completa com muitas cachaças, coquetéis, garapa e até um fecha corpo – uma infusão com ervas, raízes e folhas

Em épocas de vacas magras no futebol, essa palestra trouxe um novo sentido ao orgulho de ser brasileiro. E ver nosso destilado nacional tão bem representado, com material farto, abordagens interessantes, fatos divertidos e conteúdo aprofundado fizeram parte desse brilho brazuca no maior congresso de coquetelaria do mundo.

Mapa da Cachaça no Tales of the Cocktail

Além tomarmos diversas cachaças diferentes, tinham também cubinhos de madeiras brasileiras (bálsamo e amburana) pro pessoal cheirar.

(À partir desse ponto, somente prossiga a leitura ouvindo um jazz muito animado. Era assim 24h em Nova Orleans).

O Tales of the Cocktail é tão sensacional que é o nome não explica direito o que ele é. Se formos traduzir seria algo como: Os Contos dos Coquetéis – e são justamente boas estórias que o evento traz.

Ele acontece anualmente na cidade de Nova Orleans em julho. E não poderia firmar os pés em uma atmosfera melhor para um encontro de pessoas tão interessantes e exóticas quanto bartenders, embaixadores de marcas, profissionais do ramo e entusiastas em geral.

Tirando o clima de pântano quente e úmido, que acabava por unir ainda mais os participantes num sentimento de “preciso de um cocktail AGORA”, o clima que permeava a cidade era de festa eterna, boa libação, boa comida e uma amizade espetacular a cada novo bar visitado.

Foram cinco dias (oficialmente), de palestras, tasting rooms (exato, muita salinha pra provar birita diferente); guest bartendingswelcome parties (nome chique pra festinha de boas vindas) das marcas mais famosas do mundo; muita confraternização regada a cachaça,

Leblon - Coquette

Fizemos cocktails para um jantar da Leblon no Restaurante Coquette…tá, eu só ajudei, mas tirei foto atrás do balcão, então valeu

Eu levei catuaba: SIM; lendas e celebridades do mundo da coquetelaria trocando ideia com você no Erin Rose ou no famigerado The Old Absint House às 3 da matina rindo que nem bocós assistindo a um stand up do Eddie Murphy na TV: SIM!!!

Enfim, tanta coisa em tão pouco tempo que se torna uma daquelas experiências marcantes em sua vida. E quando você fica um mês falando de tudo que aconteceu na sua viagem, enchendo a paciência dos coleguinhas que não aguentam mais ouvir “cara, lá em New Orleans…”, é porque você sabe que valeu cada maldito dólar numa cotação tão desfavorável que é de fazer pirraça. Mas tem frango frito barato, então acalma bem os ânimos.

Erin Rose Irish Pub

Erin Rose, um pub bacanudo na Decatur Street com a Bourbon Street

Já escrevi tanto e não contei nem 1/4 de oz (essa piadinha vai pros bartenders) sobre o que foi o Tales of the Cocktails. Nem falei que comi carne de jacaré e ajudei a assar vários porcos prum evento genial que acontece em todo final de TOTC chamado Pig N Punch.

Pig N Punch

Fomos visitar a Brent de madrugada enquanto ela preparava o porquinho.

E é isso que mesmo o nome diz: um parque gigante, cheio de gente louca (bartenders), comendo porco, bebendo ponches e se divertindo como crianças no gramado.

pig n punch 2015

Olha a fila pra comer o porco! O bom que tinha punch também pra tomar enquanto esperávamos.

pig n punch 2015 nova orleans

Equipe nota 1000! Comida tava muito boa!

Tá, mas além de diversão teve muita informação. O Tales é, acima de tudo, um evento educacional.

Eu tive a oportunidade de assistir palestras sobre temas muito variados. Tinha pra todos os gostos. Literalmente. Palestras sobre runs antigos, espumantes antigos, whiskys escoceses novos e antigos, o papel da defumação na coquetelaria e se a idade importava ou não na qualidade. Ganhou o mais antigo num teste cego com votação com palmas e decibelímetro. Os palestrantes foram aquelas figuras que você lê e vê em vídeos na internet, mas acha que nunca verá ao vivo. Eles estavam lá, adoram o que fazem e adoram conversar sobre os temas que estão propondo. Ou seja, um prato (copo?) cheio pra aprender muito em qualquer 5 minutos de conversa.

hotel monteleone tales of the cocktail

Toda essa turma aí ia assistir as palestras no bacanudo hotel Monteleone.

Carousel Bar & Lounge - Hotel Monteleone, French Quarter

Bar dentro do Monteleone, onde as palestras eram realizadas. O nome do Bar é Carousel – as cadeiras giram em torno do bar!

Assisti palestras com David Wondrich, Jeff Berry, Dave Broom, Ryan Chetiyawardana, Gregor Cattanach, Lorne Cousin, Iain McCallum, Ewan Morgan, Johnnie Mundell e Struan Ralph. Depois das palestras, sinto que deveria tê-los conhecido há bastante tempo, logo que comecei a trabalhar como bartender nos bares de BH.

Para finalizar, a minha dica é: não deixe de ir um dia – especialmente se você trabalha ou pretende trabalhar num bar. E você vai ver como foi difícil fazer um texto com a pretensão de carregar todo mundo pro vórtice de prazer abissal que é estar entre iguais tão diferentes em prol de um mesmo gol: compartilhar conhecimento, alegria, amizades, negócios tomando um bom cocktail.

Sem sombra de dúvidas, esse trêm vai deixar saudades. Boas memórias. Bons contatos. Bons contos. Espero ver vocês no próximo!

 

Anúncios

PUBLICADO POR:

Comentários

Seleção de Cachaças

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list