Estudo do Mapa da Cachaça resultou no infográfico criado em parceria com a designer Luana Bola para a criação do Mapa dos Sinônimos de Cachaça

Nós criamos um infográfico para mostrar as centenas de maneiras para se pedir uma caninha em diversos cantos do Brasil. O trabalho chamado mapa dos sinônimos de cachaça foi realizado em parceria com a designer Luana Bola para o Mapa da Cachaça e é uma divertida e bonita maneira de compreender como a cachaça está ligada à história e à cultura popular brasileira.

Palavras como samba e paraty são populares no Sudeste, já talagada é muito comum no Nordeste. Butiazinho é típico do Sul, uma-do-cerrado, claro, é um sinônimo de pinga no Centro-Oeste, e no Norte pode chegar no balcão e pedir toddy e caxixi que vão te servir uma branquinha.

Alguns sinônimos de cachaça são antigos como jeritiba (Bahia, 1689). Outros foram popularizados mais recentemente como , muito usada pelo comediante Mussum. A expressão café-branco era usada para esconder a cachaça numa xícara numa época de proibição de produção e consumo. E claro, temos os diversos nomes jocosos, que revelam a humor do brasileiro, como aquela-que-matou-o-guarda, água-que-passarinho-não-bebe e levanta-velho.

Sinonimos de cachaça - mapa
Mapeamento dos principais sinônimos de cachaça por região

O Mapa de Sinônimos da Cachaça

Fizemos um estudo dos principais sinônimos de cachaça e em qual lugar do Brasil eles são mais citados. É o nosso Mapa dos Sinônimos da Cachaça. Você agora também pode tê-lo e coloca-lo na sua parede de casa ou bar para mostrar pra todo mundo que é fluente em cachacês.

[simple-payment id=”33809″]

Veja um vídeo legal mostrando mais uma vez as inúmeras maneiras de se falar: cachaça

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

EVENTOS

Quem realizar eventos corporativos com degustação ou aulas para saber mais sobre cachaça. Entre em contato com nossos especialistas e te ajudaremos a realizar um evento memorável

TELEGRAM DA CACHAÇA

Entre para o Telegram do Mapa da Cachaça e receba ofertas exclusivas de destilados produzidos no Brasil, al´me de artigos, notícias e eventos do mercado de destilados.

PARCEIROS DO MAPA

O Mapa da Cachaça é a principal referência sobre cachaça. Seja um parceiro e nos ajude a construir nossa comunidade cachaceira e dê destaque aos seus produtos especiais.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário