Mapa da Cachaça reconhecido pelo Ministério da Cultura - Mapa da Cachaça
Verallia

Mapa da Cachaça reconhecido pelo Ministério da Cultura

10 de 06 de 2013

Um dos grandes desafios que encontramos aqui no Mapa da Cachaça é o preconceito que o destilado brasileiro recebe de críticos desinformados. Sim, podemos falar sobre cultura e história brasileira ao falarmos sobre cachaça e é isso que fazemos aqui nesse projeto multimídia. Afinal, se o francês faz isso tão bem com o vinho e o champagne porque não podemos fazer o mesmo com uma bebida que surgiu em solos nacionais em meados de 1532? Inclusive, uma das nossas inspirações para a criação do Mapa da Cachaça foi o livro “Vinho & Guerra”, que usa a produção artesanal do vinho francês como pano de fundo para falar da Segunda Guerra Mundial.

Livro Vinho & Guerra

Quando estamos falando de bebidas alcoólicas a informação é a melhor estratégia para o consumo consciente. O alcoolismo é uma doença grave e temos o compromisso de levar esclarecimento e educação com o intuito de ajudar a encontrar soluções para esse grande problema social. Proibir o consumo é uma solução? A história já nos mostrou diversas vezes que proibir  é uma das piores maneiras de erradicar qualquer tipo de problema. Batemos na tecla que informação e educação são as melhores estratégias.

Como não gostamos apenas de discurso bonito, a gente faz e ajuda a fazer muita coisa importante para a nossa cultura e sociedade. E como todo trabalho bem feito merece reconhecimento, o Mapa da Cachaça foi selecionados entre diversos projetos do país para o edital Cartografias Colaborativas do Ministério da Cultura, quando foi reconhecido como o melhor projeto de mapeamento cultural de 2012. Isso mostra que o governo reconhece o valor cultural da cachaça e todo trabalho desenvolvido por nós até agora, sempre com o compromisso de falar sobre a cultura e a história brasileira usando o seu destilado como elemento condutor.

Para quem se interessou pelo Mapa da Cachaça é quer conhecer mais o que estamos fazendo, os seus criadores, sócios da produtora Paralelo Multimídia, falam mais nesse vídeo gravado em Brasília durante evento de apresentação.

PUBLICADO POR:

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list