Jairo Martins - Cachaça, o mais brasileiro dos prazeres - Mapa da Cachaça
Verallia

Jairo Martins – Cachaça, o mais brasileiro dos prazeres

20 de 08 de 2010

O livro Cachaça, o mais brasileiro dos prazeres retrata a bebida destilada mais consumida no Brasil. Sua origem está envolta em fatos históricos, sociológicos e econômicos que caracterizam o nosso país desde o seu descobrimento. Saída da senzala, no tempo da colonização portuguesa, transformou-se na bebida de todas as classes, vencendo preconceitos que sempre a acompanharam.

Indispensável aos apreciadores e produtores de bebidas destiladas e aos profissionais de gastronomia, este livro, de perfil abrangente, fruto de minuciosa pesquisa e escrito com refinamento e erudição, dever ser degustado como a cachaça: em pequenos goles, com estilo, elegância e simplicidade, interpretando cada sensação provocada em nossos sentidos e na nossa alma.

Nesse vídeo, Jairo Martins, conta sobre como despertou o interesse pela cachaça e fala sobre o seu processo de escrita do livro.

A primeira vez que eu morei fora do país, na Alemana, foi de 87 a 90 e lá eu via que todo mundo procurava pela caipirinha, pela cachaça brasileira. Aí eu digo: “puxa, pode ser aí um caminho”. Aí eu voltei da Alemanha e fui morar em Curitiba. Chegando em Curitiba eu recebia muitas visitas de alemães e eles queriam tomar caipirinha. A sociedade curitibana na época era muito formal. As vezes a gente chegava num restaurante, pedia uma caipirinha e eles diziam que não tinha cachaça e que tinha outro destilado, a vodka, mas que não vendia cachaça.  Eu levantava com os alemães e ia pra outro, procurar aonde tinha cachaça.

Anúncios

PUBLICADO POR:

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list