Gabriela Cravo e Canela: clássico de Paraty

  • Publicado 5 anos atrás

A aguardente composta com cachaça Gabriela Cravo e Canela já é um clássico de Paraty. A receita foi criada pelos locais para homenagear a obra de Jorge Amado e a atriz Sonia Braga.

Em 1982, foi filmada em Paraty a versão cinematográfica do livro Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado. Apesar de a história se passar em Ilhéus, na Bahia, o centro histórico de Paraty foi o cenário ideal para a trama de Gabriela, interpretada por Sonia Braga. Durante os meses de filmagem, a relação entre a equipe e os paratienses foi tão intensa que decidiram prestar uma homenagem à obra: a criação de uma aguardente com cravo e canela batizada de Gabriela. A homenagem depois evoluiu para a criação de um coquetel próprio chamado Jorge Amado.

Os locais dizem que a primeira versão da Gabriela foi inventada por Antônio Carlos di Conti e, depois de grande sucesso, teria sido incorporada ao portfólio de quase todos os produtores de cachaça na cidade. A primeira garrafa foi feita pela família Mello, dos produtores da cachaça Coqueiro.

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...