Sonia Braga

A aguardente composta com cachaça Gabriela Cravo e Canela já é um clássico de Paraty. A receita foi criada pelos locais para homenagear a obra de Jorge Amado e a atriz Sonia Braga.

Em 1982, foi filmada em Paraty a versão cinematográfica do livro Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado. Apesar de a história se passar em Ilhéus, na Bahia, o centro histórico de Paraty foi o cenário ideal para a trama de Gabriela, interpretada por Sonia Braga. Durante os meses de filmagem, a relação entre a equipe e os paratienses foi tão intensa que decidiram prestar uma homenagem à obra: a criação de uma aguardente com cravo e canela batizada de Gabriela. A homenagem depois evoluiu para a criação de um coquetel próprio chamado Jorge Amado.

Os locais dizem que a primeira versão da Gabriela foi inventada por Antônio Carlos di Conti e, depois de grande sucesso, teria sido incorporada ao portfólio de quase todos os produtores de cachaça na cidade. A primeira garrafa foi feita pela família Mello, dos produtores da cachaça Coqueiro.

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeira 1kg – Sem Tosta

Um quilo de dadinhos de madeiras sem tosta para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar

O que recomendamos

Mais do Mapa da Cachaça

Adicionar um comentário

Curso

Aprenda o Essencial da Cachaça

R$190

Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça