Infográfico resume os principais aspectos de um trabalho sobre fermentação espontânea na produção de cachaça de qualidade desenvolvido por Cauré Portugal da ESALQ – USP.

A fermentação espontânea na cachaça é aquela realizada exclusivamente por microrganismos provenientes da cana-de-açúcar encontrada no local de produção. As leveduras selvagens presentes no terroir de produção serão as responsáveis pela transformação do açúcar em álcool e no desenvolvimento de aromas secundários durante o processo de fermentação.

fermentação espontânea de cachaça
Fermentação espontânea no alambique da cachaça Coqueiro de Paraty – Rio de Janeiro

Na imagem abaixo é demonstrada a participação de diferentes microrganismos que podem influenciar colaborativamente durante a fermentação de mosto de cana. Entre diversas cepas de leveduras, encontramos numa fermentação controlada a participação de bacterias lácticas, que contribuem para a formação do bouquet aromático da cachaça, e a baixa presença de bactérias acéticas, principais responsáveis pela acidez da bebida – que em excesso é indesejável.

Os resultados mostram a obtenção de uma cachaça marcada apenas pela atividade de leveduras nativas da cana e com um perfil sensorial rico e dentro de parâmetros regulares quando comparada com produtos oriundos de processos sem rigoroso controle.

Infografico - fermentação espontânea na cachaça de qualidade

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

EVENTOS

Quem realizar eventos corporativos com degustação ou aulas para saber mais sobre cachaça. Entre em contato com nossos especialistas e te ajudaremos a realizar um evento memorável

TELEGRAM DA CACHAÇA

Entre para o Telegram do Mapa da Cachaça e receba ofertas exclusivas de destilados produzidos no Brasil, al´me de artigos, notícias e eventos do mercado de destilados.

PARCEIROS DO MAPA

O Mapa da Cachaça é a principal referência sobre cachaça. Seja um parceiro e nos ajude a construir nossa comunidade cachaceira e dê destaque aos seus produtos especiais.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
  • Thiago Pires
    junho 14, 2016 at 10:23 am

    Otima matéria. A fermentação espontânea é a mais intrigante( para mim) e é muito comum no nordeste.

Adicionar um comentário