Do outro lado do oceano, na Lombardia, região norte da Itália, começa a história da cachaça Santo Mário. Conheça um pouco mais sobre esse engenho de Catanduva no interior de São Paulo.

Na Lombardia, região norte da Itália, começa a história da cachaça Santo Mario. Baptista Seghese e sua esposa eram empregados em uma fazenda produtora de grappa – bebida feita do bagaço da uva -, nos arredios da comuna de Cividate Al Piano, próxima a Bergamo. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, passando por muitas dificuldades, o casal de camponeses decide partir para o Brasil. Baptista deixa sua terra, mas não os costumes.

Em 1918, atraídos pela demanda de mão-de-obra no interior de São Paulo, decidem fixar-se em Piracicaba, trabalhando por vários anos no corte nas extensas lavouras de cana-de-açúcar. Movido pelas lembranças da terra natal, e fascinado pela pinga que conhecera com amigos do campo, decide montar no fundo da casa um engenho, meio engenhoca, juntando ao longo de meses peças abandonadas e cedidas pelos seus patrões.

Em 1940, com a ajuda do filho Mário Seghese, Baptista realizada seu sonho e produz a primeira cachaça. A vontade de fazer cachaça era tanta, que Mário, juntamente com seu irmão Alberto, recolhia na estrada as cana que os caminhões em direção ao Engenho Central de Piracicaba deixavam cair.

O tempo passa. Mário Seghese sai de Piracicaba, constitui família e em Catanduva retoma o sonho iniciado pela pai: produzir cachaça de alambique. Surge o engenho Águas Claras em 1975. Oito anos depois, o nome muda, vira Santo Mário. O motivo: Mário fazia uma troca com os clientes. Para cada garrafa de cachaça não existente em sua pequena coleção, ele retribuía com um exemplar da sua. Resultado: um coleção com mais de 5 mil rótulos e uma canonização à la popular.

O santo Mario, filho de Batista Seghese
O santo Mario, filho de Batista Seghese

Com o falecimento de Mário em 2011, quem toca o empreendimento é seu filho Mário Sérgio. O engenho em suas mãos vai bem, virou até ponto turístico na cidade. “Como a gente tem um lado cultural (a coleção com garrafas de diferentes procedências), atraímos muita gente”, afirma.

“E o pessoal da cidade também gosta da gente, isso ajuda. Se você olhar no Facebook, eles comentam nossos posts. Falam bem, tem orgulho”, complementa.

Quando o assunto é exportação, ele mantém a cautela e explica: “ A gente quer exportar, mas tá passando por um processo de restruturação do engenho, que inclui profissionalização do processo e branding”.

“E ainda tem um porém, o valor que a cachaça é vendida lá fora é muito baixo. Como as grandes dominam o mercado, se você quiser vender, vai ter que vender por um dólar, dois dólares. Por isso que os produtores pequenos estão investindo muito em produtos Premium.  Porque o consumidor brasileiro, você consegue educar, o estrangeiro ainda não”, finaliza.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
barril de balsamo

Barril de bálsamo para envelhecer cachaça

Compre barril de bálsamo para envelhecer bebidas e agregar novas cores, aromas e sabores ao seu destilado (cachaça, rum, uísque), cerveja ou coquetel.

Comprar
Dorna de Bálsamo

Dorna de bálsamo para envelhecer cachaça

Quer envelhecer sua própria cachaça, cerveja ou coquetel? Temos a dorna de bálsamo que você precisa para começar seus experimentos.

Comprar
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeira 1kg – Sem Tosta

Um quilo de dadinhos de madeiras sem tosta para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário