Nuvem de Tag da Cachaça - Mapa da Cachaça
Verallia

Nuvem de Tag da Cachaça

26 de 10 de 2011

O que vem a sua cabeça quando você pensa em cerveja? Foi com uma pergunta simples assim que o Felipe Jannuzzi, aqui do Mapa da Cachaça, entrevistou 50 homens e mulheres da classe A, entre 25 e 30 anos, e trouxe resultados e insights muito bacanas para a gente discutir hoje.

Aqui abaixo, você vê em formato de nuvem de tag os resultados – as palavras que aparecem maiores são aquelas que foram mais faladas:

  • RUM

Nuvem de Tag do Rum
 Pirata, Coca-cola e a bebida mojito são as tradicionais associadas ao RUM.

  • CERVEJA

Nuvem de Tag da cerveja

Churrasco, amigos e cenários de refrescância (praia, calor, etc) são associadas à CERVEJA.

  • VINHO

Nuvem de Tag do vinho

Jantar, namoro e frio são associadas ao romântico VINHO.

  • VODKA

Nuvem de Tag da vodka

Balada, energético e caipirinha (?) são associados à VODKA e a uma de suas mais famosas marcas.

  • WHISKY

Nuvem de Tag do whisky

Gelo, “pai” e formatura aparecem fortes para WHISKY, do qual a galera também não esquece da marca mais conhecida.

  • TEQUILA

Nuvem de Tag da tequila

México, limão e festa figuram para a TEQUILA e seus shots.

E a CACHAÇA? Sim, ela também entrou na brincadeira – e o forte foi Caipirinha (claro!), Minas Gerais e Brasil. Embora as outras bebidas também tenham apresentado palavras como “porre”, “amnésia”, “enjôo” e “ressaca”, a Cachaça contou com maior destaque para palavras como “pinguço” e “cachaceiro”:

  • CACHAÇA

Nuvem de Tag da cachaça SENAC

Agora vamos para os aprendizados que a pesquisa nos traz. Quando a gente compara os resultados das outras bebidas com aquilo que foi registrado em relação à Cachaça, nós percebemos que todas as outras estão associadas a um momento de consumo (festa, balada, churrasco, jantar), mas a Cachaça, ainda não. Aparecem também alguns acompanhamentos (coca-cola, gelo, energético, jantar /comida), e a Cachaça fica apenas com seu drink principal, a caipirinha. E, dentre as mais de 4 mil marcas que existem, e muitas das quais a gente divulga no Guia Mapa da Cachaça, ninguém lembrou de uma delas – sequer das aguardentes industriais!

Isso podia ser desanimador, mas infelizmente não é nada que ninguém esperasse. O que temos é um belo trabalho pela frente, trabalho de marketing e valorização, para fazer as pessoas enxergarem várias coisas que a Cachaça JÁ É. Falta colocar nesse balaio aí um monte de palavras: tem as madeiras, as frutas, o frescor, o sabor da Cachaça, as outras regiões produtoras que já tem seu destaque, a comida que a acompanha muito bem… Enfim, uma série de coisas novas: afinal a Cachaça pode ser, sim, a grande novidade do momento. Pouca gente conhece o que ela é de verdade.

Na minha opinião, essas deveriam ser as palavras chaves relacionadas à Cachaça:

Tag Cloud da Cachaça

Para completar, seria interessante também um atrelar a Cachaça a um “cenário de consumo” especial. Assim como a balada é território da vodka, o churrasco da cerveja e o “jantar”, do vinho, qual será a “praia” da Cachaça? Para qual festa ela está convidada? O que venho discutindo com algumas pessoa que também estão pensando nisto é que a “balada” não deve ser talvez, o principal território da nossa bebida. Talvez a caipirinha (de Cachaça, claro) e algumas bebidas feitas com Cachaça (aquelas com mel e limão ou outras especiarias), tenham suas grandes chances por lá. Mas a Cachaça purinha (e, especialmente, com gelo), na minha opinião, tem grande espaço num território “Gourmet”, digamos assim.

Não precisa ser “alta gastronomia”, nem usar aquelas terminologias excessivas do vinho. Mas a Cachaça pode trazer mais sabor de Brasil para os brasileiros ao ser servida com pratos regionais, ao ser utilizada como ingrediente na cozinha e, claro, ser tomada como aperitivo antes e durante as refeições mais especiais. Também é muito bacana fazer aquele consumidor de outras bebidas alcóolicas como o vinho e o whisky perceber a variedade de sabores existentes na Cachaça. E, para aquela pessoa que gosta de sair para um barzinho mas não encher a cara de cerveja, temos a oportunidade de mostrar para ela a riqueza de sabores das madeiras das cachaças, ou mesmo a caipirinha feita com bons exemplares da bebida.

Enfim, a Cachaça tem algo novo para oferecer. Tem sabor, tem Brasil, e tem uma série de outros elementos e sensações para os quais ainda não nos despertamos. Mas estamos chegando lá. O importante é que já estamos encontrando nosso caminho e que temos tudo para conquistar esse território quando chegarmos lá.

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