Cachaça Tiê Bálsamo amplia linha de cachaças armazenadas em madeiras nacionais

Garrafa em fundo escuro destaca rótulo branco e verde com pássaro vermelho

Você já ouviu falar em Myroxylon balsamum? Ele é a alma da nova Tiê que deve agradar cachaceiros e bartenders

Myroxylon balsamum. Este é o nome científico do Bálsamo, uma  árvore legitimamente brasileira, encontrada na região amazônica, com madeira de cor castanho-avermelhada, muito apreciada na marcenaria por sua força, nobreza, versatilidade e resistência.

Quando falamos aos amantes de cachaça, a Myroxylon balsamum converte-se em sinônimo de personalidade na fabricação das melhores aguardentes. Com esta  perspectiva, a Tiê apresenta seu mais novo produto: a Cachaça Tiê Bálsamo, bebida que surgiu como uma das boas surpresas do  20º Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil, conquistando a medalha de ouro na competição  e elogios da crítica especializada.

A nova aguardente da cachaçaria sediada em Aiuruoca – cidade histórica do sul de Minas Gerais conhecida por suas belas cachoeiras – é o segundo produto de uma edição especial que tem como inspiração os biomas nacionais.

Quatro dornas de madeiras brasileiras usadas no envelhecimento da Cachaça Tiê
Vista da casa onde fica o alambique da Cachaça Tiê, ao fundo a mata preservada

A Cachaça Tiê Bálsamo é produzida a partir de um acurado blend que reúne cachaça envelhecida por oito meses em dornas de bálsamo de 700 litros com mais uma aguardente armazenada por 12 meses em dornas de outra madeira brasileira, o jequitibá.

O processo de fermentação utiliza leveduras selvagens próprias do terroir de Aiuruoca que realça a identidade da bebida digna da tradição das aguardentes mineiras e do slogan da cachaçaria Tiê: “Nascida na Serra e pronta para voar”.

“A Tiê Bálsamo é mais um produto de nossa série de madeiras brasileiras, que já conta com a Tiê Jequitibá e daqui a pouco também contará com a Tiê Amburana. No futuro, queremos trazer ao mercado mais madeiras nacionais como a castanheira, que já estamos estudando,  para o envelhecimento das nossas cachaças”.

ARNALDO RAMOSKA, GERENTE DA CACHAÇARIA TIÊ

Cachaça Tiê Bálsamo: uma aposta de versatilidade na coquetelaria

Fabricada artesanalmente com cana-de-açúcar de excelência, colhida de forma manual e sem a utilização de fogo no processo de corte, a nova Cachaça Tiê Bálsamo possui um marcante perfume que deve agradar diferentes tipos de público. A madeira bálsamo traz naturalmente um leve e peculiar aroma de especiarias à bebida. Característica que a diferencia da picância da Tiê Jequitibá, a outra cachaça da série biomas brasileiros e do sabor da tradicional Tiê Prata, considerada por muitos a melhor cachaça branca nacional.  

Por conta destas características,  aponta Arnaldo, a Cachaça Tiê Bálsamo deve ser bastante utilizada na coquetelaria. 

“Os produtos  de nossa cachaçaria são bastante utilizados pelos profissionais que trabalham com drinques em todo o país. Certamente, a Cachaça Tiê Bálsamo proporcionará novas experimentações aos bartenders porque ela é fácil de harmonizar com outros elementos, tornando-se assim a matéria-prima ideal para bons coquetéis e drinques interessantes.”

O apreciador que optar por consumir a Cachaça Tiê Bálsamo de forma tradicional também terá uma experiência agradável. Sua receita vinda da ilustre fazenda Guapiara, um dos templos da cachaça brasileira, conseguiu suavizar a força do bálsamo, compondo então uma bebida leve,  sofisticada e aprimorada tanto para grandes comemorações quanto para reuniões mais solenes, pois versatilidade é uma das principais características desta nova bebida que faz juz a nobreza e brasilidade da Myroxylon balsamum, a singular árvore que batiza o produto.

Foto de capa: @revistanoseoutrosolhos

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário